Existem lugares ao redor do planeta que de tão lindos fazem com que a gente fique em dúvida sobre sua existência. Esse é o caso do fabuloso Parque Nacional dos Lagos Plitvice, na Croácia, o maior do país. Rodeado por verde e com águas intensamente azuis, o local é aberto para turistas tirarem a prova real de que ele existe.

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é encantador fica em meio a área montanhosa Karst, na fronteira com a Bósnia e Herzegovina. Fundado em 1949, a reserva natural se estende ao longo de 73,350 hectares, servindo de ligação rodoviária entre o Norte e o Sul do país, ligando a região central a costa mediterrânea.

Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Foto: Arquivo Pessoal

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, que vão conferir de perto os lagos, grutas, quedas d’água e represas interligadas, formadas pelas correntezas. As florestas abrigam ursos, lobos e muitas espécies de aves raras, tornando o lugar um verdadeiro santuário. No inverno, a paisagem surreal fica totalmente branca e congelada, ainda sim revelando uma beleza extraordinária.

| Já viu passagens para Croácia? Confira aqui e comece seu orçamento para o destino

O que ver e como funciona o passeio no Parque Nacional dos Lagos Plitvice

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é bem grande e existem várias maneiras de fazer o seu passeio. Vamos te contar detalhadamente o que fazer e ver no Parque Nacional dos Lagos Plitvice com um relato de viagem recente, já que a equipe do Quanto Custa Viajar teve oportunidade de fazer o passeio em outubro de 2023.

Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Foto: arquivo pessoal

Chegada: quando você chegar no Parque Nacional dos Lagos Plitvice, seja de carro, seja de excursão, fique de olho onde você deixou seu veículo, já que os estacionamentos são grandes e distantes, separados dos portões do Parque Nacional dos Lagos Plitvice por uma ponte que o viajante atravessará a pé.

Depois, você chegará nos portões de entrada do Parque Nacional dos Lagos Plitvice, onde a dica é já ir ao banheiro, pois a próxima oportunidade está a mais de uma hora de caminhada. Na entrada existem vários mapas bem grandes onde o viajante pode testemunhar a imensidão do parque e decidir qual trilha fará. São nove trilhas possíveis – algumas se cruzam no caminho – e a mais longa é a trilha K, que tem 10 km e dura cerca de 8 horas.

Todas as trilhas te fornecem a paisagem principal do Parque Nacional dos Lagos Plitvice, essa que você vê nas fotos e cartões postais da região. O que muda principalmente é que você poderá ver outros lagos e cachoeiras menores quanto mais andar, ficando cada vez mais dentro da mata do Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Mas não se preocupe, tudo é muito bem sinalizado.

A equipe do Quanto Custa Viajar viajou no final de outubro e se deparou com uma temperatura no parque de 3ºC e, por esse e outros motivos, decidiu fazer uma das menores trilhas, que é a B, de 4 km e com duração de 4 horas de caminhada. Deu pra ver muita coisa incrível!

Bora andar: com a sua trilha escolhida, é hora de começar a descida até o principal lago do parque. Logo é possível ver essa paisagem surreal que você está vendo nas fotos. Dependendo do caminho escolhido, vai andar mais ou menos, mas saiba que independente você vai andar pertinho da água, sem qualquer proteção entre você e o lago e vão ter várias subidas e descidas no trajeto.

Entre cachoeiras incríveis, uma água lindíssima e muita natureza para você testemunhar de perto, uma das coisas mais legais para se fazer no Parque Nacional dos Lagos Plitvice é pegar um barco que pode ser acessado a partir de algumas trilhas e faz um passeio pelo lago Kozjak, que é o maior lago do parque, um passeio lindíssimo e calmo, onde você vai ver novas paisagens sem precisar andar. A trilha B e C já incluem no seu roteiro uma parte do passeio com o barco.

Antes de pegar o barco, existe no meio do Parque Nacional dos Lagos Plitvice uma área enorme a céu aberto com alimentação, lojinhas de presentes e banheiros para quem quer dar um tempinho e recuperar o fôlego antes de voltar para a caminhada. Quem quiser levar lanchinho, existem várias mesas de piquenique lá.

Dicas para conhecer o Parque Nacional dos Lagos Plitvice:

  • Confira a temperatura do Parque Nacional dos Lagos Plitvice antes de sair do hotel e prepare-se para pegar temperaturas mais baixas do que o previsto;
  • Use roupas muito confortáveis, já que mesmo a menor trilha requer uma boa caminhada e sapatos adequados;
  • Se estiver muito frio, aposte em roupas leves de carregar depois, como as térmicas, porque conforme você andar, vai começar a esquentar e vai querer ir tirando as peças, que depois podem ser trabalhosas de carregar por aí;
  • Se tiver problemas de mobilidade, aposte naqueles sticks de trekking ou mesmo na bengala, porque o solo é bem irregular e requer atenção dobrada, já que alguns locais nem corrimão tem;
  • O parque abre às 8h e é esse horário que você deve se programar para já estar lá, do contrário não conseguirá fazer tudo o que quer;
  • Leve água para beber durante o trajeto;
  • Espere lotação e tenha paciência: o Parque Nacional dos Lagos Plitvice é grande porém muito popular, então é normal que tenham milhares de pessoas no mesmo dia que você e tenha uma disputa para tirar fotos nos melhores lugares, mas vale a pena a espera;
  • O idioma oficial é o croata, mas a maioria dos funcionários falam inglês;
  • Uma curiosidade mais que uma dica: o local é pet friendly e testemunhamos animais de todos os portes passeando na trilha com seus tutores, mas vale a dica: se seu cachorro não gosta de caminhar, nem arrisque levá-lo para ficar carregando depois.

Quando ir ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice

Os meses de junho a setembro são os mais quentes na Croácia e o valor do ingresso do Parque Nacional dos Lagos Plitvice costuma ser maior nesse período. De dezembro a fevereiro as temperaturas caem bastante. Os meses de maio e outubro tem temperaturas mais amenas.

| Veja as melhores opções de hospedagem na região

Como chegar

É possível chegar ao parque por meio das rodovias estaduais DC429 – sentido Zagreb; DC52 – sentido Otočac; e DC42 – sentido Ogulin. Outra opção são os ônibus, que partem da estação de Zagreb, e os passeios feitos com agências. A maneira mais prática do viajante chegar ao Plitvice, portanto, é utilizando Zagreb como ponto de partida. Saiba mais sobre o destino aqui.

Nós optamos por encaixar o passeio ao parque no dia que sairíamos de Zadar em direção a Zagreb, já que o parque fica no meio do caminho destas duas cidades. Ao contrário também vale, quem estiver em Zagreb e quiser conhecer Zadar, vale encaixar o passeio no meio. Saímos cerca de 6 horas da manhã de Zadar para chegar às 8h no parque. Ao fim do dia, seguimos por mais 2h para Zagreb.

Quanto custa a visita

Os tickets são válidos para um ou dois dias consecutivos e o preço inclui  acesso ao parque, realização de qualquer trilha (por conta, sem guia), transporte de barco elétrico e trem panorâmico. Os valores começam, para um dia, em US$ 5 para estudantes e US$ 10 para adultos. Verifique a lista completa no site oficial.

Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Foto: Wikimedia Commons

É essencial comprar seu ticket com dia marcado antes da visita, isso porque o parque tem limite de visitantes por dia e é bem comum o parque trabalhar com lotação máxima, então se você for até lá e deixou para comprar seu ticket de última hora, pode ter ido á toa.

[+] Sabia que o parque está entre os 30 lugares mais bonitos do mundo? Veja todos aqui!

Post por Brunella Nunes e atualizado por Izabella Miranda em janeiro de 2024
Fotos: Arquivo pessoal Izabella Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.