O Parque Nacional do Monte Roraima é um dos destinos mais espetaculares e inusitados da América do Sul, famoso, entre outras coisas, por ter o ponto mais ao norte do Brasil! Sabe aquela bordinha mais ao norte do mapa do Brasil? É aqui! Até 1932 o Monte Roraima era considerado o local mais ao norte do Brasil, mas depois o Monte Caburai, que também fica no parque, ganhou o título.
O Parque Nacional do Monte Roraima também é conhecido e visitado pelas suas atrações dentro do parque, por suas formações rochosas singulares e suas paisagens de tirar o fôlego, é uma das montanhas mais antigas do planeta e um dos pontos turísticos mais diferentes para conhecer!
Uma das coisas mais malucas sobre o local é que o Monte Roraima, em termos de sua formação geológica natural, é extremamente antigo. Ele faz parte da formação conhecida como tepuis, que são montanhas de topo plano localizadas no Planalto das Guianas. Acredita-se que o Monte Roraima tenha aproximadamente 2 bilhões de anos, sendo uma das formações rochosas mais antigas da Terra, originada no período Pré-Cambriano.
Assim, enquanto o Parque Nacional tem 35 anos de existência como área protegida, o Monte Roraima, em si, tem cerca de 2 bilhões de anos em termos de existência natural! Além disso, é um dos poucos lugares do mundo que não há evidências de habitação humana, ou seja, ele está da mesma forma que começou até hoje, sem influência da vida moderna.
Tá programando uma viagem para o icônico Parque Nacional do Monte Roraima ou só ficou curioso e quer saber mais sobre o lugar? Continue lendo este guia sobre o parque e confira tudo o que você precisa saber para viajar para esse local único.
Parque Nacional do Monte Roraima
O Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. A maior parte da montanha (cerca de 85%) está localizada na Venezuela, enquanto o restante está dividido entre o Brasil e a Guiana, assim por mais que tenhamos orgulho do Parque Nacional do Monte Roraima, ele também é um pouquinho internacional e é muito comum encontrar viajantes dos outros países passeando por ali!
Inclusive, não há fiscalização, então se você estiver andando e passar para a parte de outros país no Parque Nacional do Monte Roraima, não serão necessários documentos e justificativas, apenas documento nacional e comprovante de vacinação de febre amarela.
O Parque Nacional do Monte Roraima tem uma extensão impressionante e por isso já te adiantamos: não é possível visitar o parque e chegar ao Monte Roraima em um dia. Considerando o caminho de ida e volta até o Monte são necessários, no mínimo, seis dias. Ou seja, para desbravar o parque e subir até o topo da montanha, você precisará andar bastante, ter muito fôlego, disposição física e mental e claro, topar dormir/acampar no parque (e lidar com tudo o que isso significa, inclusive ficar sem energia elétrica, “banheiros” compartilhados na terra e etc).
Trilha até o Monte Roraima
O trekking até o topo do Monte Roraima é um dos mais desafiadores e espetaculares do mundo. O percurso tradicional é de 6 a 8 dias, dependendo do ritmo do grupo.
A dificuldade, em termos de trekking, é considerada alta e exige bom preparo físico e experiência em trilhas longas, já que são aproximadamente 90 km ida e volta.
Para realizar a trilha, é obrigatório contratar um guia local para a subida. Normalmente, guias podem ser contratados no Brasil sem problemas, várias empresas especializadas oferecem o passeio e de antemão já te passam tudo que é obrigatório carregar na trilha, dias de saída, duração e mais. É possível encontrar guias especializados por a partir de R$ 5.500 por pessoa.
Assim, para planejar uma subida até o topo da montanha, será necessário ir em grupo, com guia, que já sabem e planejam locais de parada, onde dormir e fornecem instruções do que levar e como comer por lá.
Vale reforçar que além da parte perrengue, é um desafio incrível para os aventureiros e também para aqueles mais experts em trekking, oferecendo uma paisagem surreal, passeio por mais de um país, passagem por tribos indígenas (nem todas podem ser visitadas) e também a possibilidade de ver, entre outros ponto “únicos”, o Vale dos Cristais, onde literalmente existem cristais em uma montanha, mas você não pode pegar ok? Isso dá até multa e rola fiscalização das mochilas ao fim do tour.
Os grupos costumam sair da capital de Roraima, Boa Vista. Então se você for de fora do estado, deve chegar lá por conta. Você pode ver passagens aéreas por aqui!
O que ver no Parque Nacional do Monte Roraima
Durante o percurso, será possível ver o Vale do Cristais, Jacuzzis Naturais, o Ponto Tríplice (local exato das fronteiras de Brasil, Venezuela e Guiana) e muitos rios e cachoeiras. No lado venezuelano, uma das mais impressionantes é a Cachoeira do Kukenán, com uma queda d’água impressionante.
No topo do Monte Roraima, local chamado de Maverick, com cerca de 2.810 metros de altitude, é possível contemplar a imensidão da paisagem ao redor, com vales, florestas e outras montanhas distantes.
No topo também poderá ver a fauna, flora e uma paisagem exclusiva. Durante a subida, é possível ainda ver a “La Ventana”, uma abertura natural nas rochas do Monte Roraima que oferece uma vista impressionante do precipício e da vasta floresta que se estende abaixo.
Confira aqui quanto custa viajar para mais de 200 destinos no mundo!