O Parque Metropolitano de Santiago é considerado o maior parque urbano da capital chilena com uma área verde de 720 hectares. Rodeado pela natureza com jardins e até piscinas, o local é perfeito para quem deseja fazer um passeio bonito, tranquilo e agradável na cidade.

Os visitantes que gostam de caminhar vão se deliciar curtindo os 14 km de trilhas bem sinalizadas e organizadas do parque. É possível percorrer a trilha Mapuche com 3,7 km, a trilha Anahuac com 588 metros, a Trilha do Cerro El Coal com 4 km e muito mais. Quem realiza o percurso a pé ou de bicicleta pode fazer paradas maravilhosas pelo caminho para apreciar ainda mais as belezas de Santiago.

Boa parte do deslocamento também pode ser feita com o teleférico, um dos cartões-postais de Santiago, ou com o funiculare. Esses meios de locomoção são pagos, confira o valor atualizados dos bilhetes aqui.

Passagens aéreas para Santiago com os melhores preços

parque metropolitano de santiago
Foto: Wikimedia Commons

Onde ficar em Santiago? Veja nossas dicas de hospedagem

parque metropolitano de santiago
Foto: Leandro Neumann Ciuffo

O que visitar no Parque Metropolitano de Santiago

O Parque Metropolitano de Santiago é imenso! Clique aqui e veja o mapa para ter ideia de quão grandioso ele é. Você pode se planejar para passar boas horas caminhando em meio à natureza e apreciando a cidade sob um novo ponto de vista. Confira o que tem de legal para ver no Parquemet.

Cerro San Cristóbal

cerro san cristóbal
Foto: Equipe Quando Custa Viajar

A principal atração do Parque Metropolitano de Santiago é o Cerro San Cristóbal, um ponto turístico obrigatório para quem visita a cidade pela primeira vez. Do alto da montanha com 280 metros, é possível ter uma vista impressionante de Santiago e da Cordilheira dos Andes.

Para subir até o ponto mais alto, os visitantes precisam pagar para ir com teleférico ou funiculare, curtindo a paisagem bonita e verde pelo caminho.

Aproveite para fazer compras nas barraquinhas que ficam no Cerro San Cristóbal e caminhar um pouquinho mais para chegar até a estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción, com 14 metros de altura sobre um pedestal de 8,5 metros. Saiba mais sobre o passeio ao Cerro San Cristóbal aqui.

Zoológico Nacional Chileno

Foto: Wikimedia Commons

Quem resolve subir o Cerro San Cristóbal com o funiculare tem a oportunidade de descer uma estação antes no Zoológico Nacional Chileno para um tour bem divertido, principalmente se estiver viajando com crianças.

Fundado em 1925, o Zoológico Nacional recebe mais de 400 mil visitantes por ano. No local, é possível encontrar animais de diversas partes do mundo, como girafas, chipanzés, tigres, camelos, urso polar, leões, aves entre outros.

O passeio pode ser feito de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso para entrar no Zoológico Nacional custa 4 mil pesos chilenos.

Jardim Japonês

parque metropolitano de santiago
Foto: Pixabay

Um espaço rodeado de verde ainda consegue ter um pedacinho do paraíso! O Jardim Japonês do Parque Metropolitano de Santiago foi inaugurado em 1997 com a presença do príncipe imperial japonês. O espaço busca simbolicamente reinterpretar diferentes aspectos da natureza.

Com lago e uma flora rica, com belas flores de cerejeira, bambus, azáleas e flores de lótus, o local é lindo para uma pausa após uma longa caminhada ou simplesmente para apreciação. O Jardim Japonês em Santiago fica aberto de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Faça a Trilha Atacameño, que tem 1,5 km, para passar pelo local.

Jardim Mapulemu

parque metropolitano de santiago
Foto: Wikimedia Commons

O Jardim Mapulemu é um dos lugares mais emblemáticos do Parque Metropolitano de Santiago. Mapulemu significa “floresta da terra” e é o lar de espécies da flora nativa, como araucária, boldos, espinheiros, palma chilena entre outras que ficam em uma área com 4,5 hectares de extensão.

Outra atração encontrada no local é um jardim de plantas medicinais e uma cachoeira natural que termina em uma piscina habitada por famílias de patos. O acesso ao Jardim Mapulemu se dá por meio do teleférico ou a pé. Antes de chegar ao jardim, é possível ter uma vista sensacional do Sky Costanera!

Mirantes em diversos pontos do parque

Foto: Equipe Quando Custa Viajar

A melhor maneira de parar nestes mirantes é fazendo o passeio a pé. Você pode subir com o teleférico ou o funiculare, por exemplo, e descer andando, que tal? Tem muitos pontos legais para parar no caminho, como:

  • Mirador Cerro Blanco;
  • Mirador La Palmeira, pertinho do Observatório Manuel Foster;
  • Mirador Anfiteatro Pablo Neruda;
  • Mirador Hundimiento;
  • Mirador Atardecer;
  • Mirador Vitacura;
  • Mirador Embalse;
  • Mirador Peñihue e muito mais!

Salve em seu celular o mapa do parque ou imprima o arquivo para levar durante o passeio. Com ele, é possível planejar com bastante calma os trajetos a pé que pretende realizar.

Piscinas para curtir o verão

parque metropolitano de santiago
Foto: Wikimedia Commons

Quando o clima está quente no verão em Santiago, as piscinas de Antilén e Tupahue ficam abertas ao público, das 10h às 17h30.

A piscina de Antilén tem 92 metros de largura e capacidade para acomodar 1.500 pessoas. De lá, você também pode desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. O valor para entrar na piscina é de 7.500 pesos chilenos.

A piscina de Tupahue tem 82 metros de comprimento e 25 metros de largura, sendo um dos lugares mais frequentados do parque. O valor do ingresso é 6.000 pesos chilenos.

Dicas úteis para seu passeio

cerro san cristóbal
Foto: Equipe Quando Custa Viajar
  • Use roupas confortáveis para caminhar, principalmente um tênis bom;
  • Na parte mais alta do parque faz mais frio que na entrada, leve um casaquinho;
  • Leve seu protetor solar, principalmente caso queira fazer trilhas (algumas são bem expostas ao sol);
  • Vai caminhar por bastante tempo? Prepare sua mochilinha com água para hidratação;
  • No alto do Cerro San Cristóbal tem barraquinhas que vendem bebidas e lanches;
  • Existem vários banheiros espalhados pelo parque;
  • Quem vai com um carro alugado em Santiago pode deixar o veículo em um dos estacionamentos (pagos) do parque;
  • Salve o mapa do Parque Metropolitano de Santiago em seu celular para consultar as distâncias durante sua visita;
  • Fique atenta ao horário de encerramento das atividades do teleférico e funiculare, caso contrário, você terá que descer a pé;
  • Se pretende subir com o funiculare, vá até o endereço Pio Non, 450, no bairro de Bellavista. O funiculare fica fechado sempre na primeira segunda-feira de cada mês;
  • Se pretende subir com o teleférico, vá até a entrada na rua Pedro de Valdivia. O teleférico fica fechado toda segunda-feira.

Temos certeza que você vai se divertir bastante turistando pelo parque 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.