O Parque El Palmar, na Argentina, é um parque nacional que tem toda sua grande área protegida pelo Estado, para preservação de ecossistemas naturais, de toda a vida existente no local e está aberta para visitação do público em uma experiência inesquecível.

O parque guarda além de paisagens impressionantes, uma fauna e flora muito ricas, com animais andando livremente pelo local. 

Também será possível praticar várias atividades relacionadas ao ecoturismo no local, como caminhadas, passeio de caiaque e mais.

O principal do parque poderá ser visitado em apenas um dia, mas também é uma experiência muito válida para um final de semana, especialmente para aqueles que querem fazer camping no local (sim, é possível e super comum). Saiba tudo sobre o parque mais adiante!

Parque El Palmar

O Parque El Palmar (conhecido em espanhol como Parque Nacional El Palmar), foi inaugurado oficialmente em 1966 e é um dos parques mais importantes do país, criado com objetivo de conservar uma das últimas áreas com palmeiras yatay, que podem chegar a 18 metros de altura, uma espécie já muito rara e escassa, devido ao avanço das atividades agropecuárias na Argentina.

As palmeiras yatay completam a paisagem/Foto: Wikimedia Commons

As palmeiras são importantes para abrigar vários pássaros que usam seus topos como ninhos, além de utilizarem seus frutos como alimentos e acabarem deixando cair no solo, fertilizando e dando oportunidade para outros animais aproveitarem os pedaços.

Localizado no centro-oeste da província de Entre Ríos, sobre o Rio Uruguai, o parque fica entre as cidades de Colón, a 54 km de distância, e Concórdia, a 60 km.

No Parque El Palmar, os visitantes encontrarão um ecossistema de savana temperado-úmido, típico da região, com muitas pastagens, pequenos bosques, riachos e fauna repleta de animais típicos.

O que fazer no Parque El Palmar

Tem muitas coisas interessantes para fazer no Parque El Palmar, muito para ver e se deslumbrar. Confira algumas coisas que estão na programação de um dia de visita no parque.

Contemplação da fauna e flora: seria possível passar o dia somente andando pelo parque, sem rumo, somente contemplando toda sua beleza, fauna e flora. Não deixe de reparar em cada animal que cruzar seu caminho, nas palmeiras yatay que embelezam a região e em tudo que o lugar oferece.

Trilhas: existem muitas trilhas (sinalizadas) no local, escolha a que interessar mais e faça seu passeio. As rotas variam, assim como o nível de dificuldade e a distância (cuidado com o horário da trilha, pois pode andar horas sob o sol).

Foto: Pixabay

Praia: sim, tem até uma praia dentro do parque! Para chegar nela, será preciso passar por uma trilha. Próximo dali também será possível fazer passeios de caiaque (ou canoas, como chamam lá).

Camping: uma possibilidade que faz brilhar os olhos de muitos aventureiros, é possível fazer camping no parque. Existe uma área destinada para isso com toda a infraestrutura necessária, incluindo água quente durante todo o tempo. No local tem mesas, banheiros e até churrasqueiras. No local ainda tem uma pequena vendinha de sanduíches e bebidas.

Para acampar, há um custo extra que varia por pessoa, por veículo utilizado, se é carro, motorhome e também se precisará instalar barraca. Os valores para uma pessoa começam em US$4 (sim, estranhamente cobram em dólares essa parte), mais US$3 pelo espaço para montar a barraca.

Área de Camping no Parque El Palmar/Foto: Wikimedia Commons

Quando viajar

Quando visitar o Parque El Palmar pode variar dependendo do que o viajante quiser fazer no local e ponderar qual perrengue quer encarar.

Para quem quer fazer camping, precisa considerar que no verão o calor durante o dia é muito, mas a noite a temperatura diminui o suficiente para dormir, sem estar muito gelado, mas pode encontrar chuva.

Apesar da chuva acabar sendo constante o ano todo na região, o período mais chuvoso é no verão e também na primavera. A época de menor precipitação é no outono e no inverno, entre julho e agosto, mas o viajante pode ter um problema sério à noite enquanto dorme no local.

Relatos de viajantes afirmam que nos meses de abril, maio e setembro o clima está mais agradável, unindo temperaturas mais amenas, sem temperaturas muito baixas à noite e sem muita chuva.

Como chegar ao Parque El Palmar

O viajante brasileiro pode pegar um avião até Buenos Aires e de lá seguir o resto da rota de carro, em um trajeto de 370 km, umas 4h30 de viagem.

Saindo da capital, basta passar pela ponte Complejo Zárate-Brazo Largo, pegar a RN 12 e depois a RN 14 até a entrada do parque.

Já a entrada do Parque El Palmar fica na rodovia nacional 14, autopista do Mercosul, no km 198, ainda na província de Entre Ríos.

Uma vez na região, o mais conveniente é visitar o parque de carro, pela liberdade e também pelo fácil acesso.

Encontre aqui sua hospedagem em Colón

Dicas durante a visita ao Parque El Palmar

Confira algumas dicas para melhorar a experiência do visitante, evitando problemas e preservando o parque:

  • Evite sair das trilhas, tanto para não prejudicar a natureza como para não se perder e se machucar;
  • Não alimente nenhum animal, mesmo que ele chegue próximo da sua comida;
  • Atenção a velocidade dos veículos dentro do parque: isso ajuda a preservar a natureza e evitar acidentes com animais que estejam passando na rota;
  • Levar água, protetor solar, repelente e roupas adequadas para o dia/noite, considerando a amplitude térmica;
  • Se for dormir, mesmo no verão, leve gorros e cobertor (faz friozinho);
  • A água é potável e o visitante pode reabastecer suas garrafas.
Foto: Flickr

Informações importantes

O Parque El Palmar funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h. O centro de informações também funciona diariamente das 10h às 16 e o centro de visitantes das 08h às 18h.

As trilhas podem ser feitas diariamente no horário normal de funcionamento do parque.

Os ingressos para acesso ao parque podem ser adquiridos presencialmente ou antecipadamente pelo site oficial. Para conferir, basta clicar aqui.

Atualmente, existem uma variedade de ingressos disponíveis para compra. A tarifa geral custa $1820, crianças de 6 a 12 anos pagam 140 e estudantes $130 pesos argentinos.

Se o viajante ainda for de carro, deverá pagar cerca de $35 pesos para estacionar.

O parque recebe visitas limitadas durante o dia, por isso em caso de feriados nacionais da Argentina, como Semana Santa, Carnaval e 12 de outubro, a capacidade pode chegar ao seu máximo e o visitante que não chegar cedo pode não conseguir fazer a visita.

Uma observação importante disponível no site do Parque El Palmar é que, apesar de amarem animais, não são bem-vindos pets de fora do parque, ok?

Dúvidas e mais direções podem ser enviadas no [email protected].

Já se apaixonou pela ideia de incluir o Parque El Palmar em seu roteiro na Argentina? Confira passagens saindo do Brasil todo até nossos hermanos e tire sua viagem do papel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.