Parque Ecológico Perequê em Cubatão: cachoeiras e natureza perto de SP

Categorias Ao Ar Livre, Descubra o BrasilPostado em

Que tal se desligar do agito de São Paulo e curtir um pouco mais a natureza, cachoeiras e até mesmo piscinas naturais? Quem vive na capital paulista pode encontrar um paraíso assim em Cubatão, localizado a 70 km de distância, dentro do Parque Ecológico do Perequê, que se insere no bioma da Mata Atlântica.

Localizado na região conhecida como Baixada Santista, o Parque possui, no total, 168 hectares, ocupando boa parte da área do baixo Rio Perequê.

O Parque Ecológico do Perequê tem uma importância grande para a região. Isso porque, na década de 50, o município teve sua paisagem totalmente modificada com a chegada do polo petroquímico e com a emissão de poluentes de maneira descontrolada — tanto que nos anos 80, Cubatão era conhecida como o “Vale da Morte”.

Mas um grande projeto de recuperação foi iniciado nos anos 90 e, entre as estratégias, estava a criação de três parques municipais, sendo o Perequê um deles.

Por isso, a criação do Parque Ecológico do Perequê em 1990 representa um marco no combate a degradação ambiental. Não deixe que o passado nebuloso do município barre o seu passeio!

Encontre aqui hotéis e pousadas em Cubatão para todos os gostos e bolsos!

Um dia de descanso no Parque Ecológico do Perequê

O Parque Ecológico do Perequê apresenta espaços para caminhada, piquenique e áreas para prática de ecoturismo. Estima-se que, durante o verão, o local receba 5 mil visitantes por mês.

As grandes atrações são as piscinas naturais do Rio Perequê, o único da baixada santista que não é banhado diretamente pelo mar, e também as cachoeiras, em especial da do Véu da Noiva.

Cachoeira dos Pretos: passeio de final de semana para fazer pertinho de São Paulo

O acesso a essas maravilhas naturais é feito por meio de uma trilha de aproximadamente 8 km (ida e volta). O trajeto apresenta um pouco de dificuldade para quem não está acostumado a fazer trilhas em terrenos com rochas, com bastante subida, raízes e pedras escorregadias.

O “poção”, que fica antes da cachoeira, é um local perfeito para um banho. A pequena queda d’água ao fundo forma piscinas naturais ideais para relaxar após mais de 1h de caminhada. Tenha muita cautela! Isso porque a profundidade em alguns pontos é de 2,5 metros, ok?

Quem já é acostumado com a prática de exercícios físicos não vai encontrar dificuldade.

Em 1h30 de caminhada, atravessando riachos, pulando algumas pedras e até mesmo subindo trechos se segurando em cordas fixadas nas pedras, você chega à cachoeira do Véu da Noiva, que possui quedas d’água com 80 metros de altura.

Infelizmente, ao longo da trilha, você vai se deparar com lixos deixados por visitantes que ainda precisam aprender mais sobre educação ambiental. O que é uma pena, principalmente devido a todos os esforços que a região fez e continua fazendo para preservar o Parque.

PETAR – um parque com cavernas e cachoeiras imperdíveis entre Curitiba e São Paulo!

Dicas gerais para quem visita o Parque Ecológico

  • Chegue cedinho, perto das 8h. O movimento é menor e as trilhas são mais tranquilas.
  • O Parque não oferece guias ou mapas, por isso, siga rigorosamente as indicações, sem sair da trilha. Antes de iniciar o trajeto, peça informações para o vigia na guarita.
  • Você pode contratar guias locais para te acompanharem no passeio.
  • Não use roupas pretas no dia do passeio, isso porque essa tonalidade atrai insetos.
  • A dica é ir com calças compridas e confortáveis, mesmo no calor. Assim, você evita arranhões e picadas de insetos.
  • O ideal é usar um calçado próprio para trilhas para ter maior aderência ao solo ou pedras.
  • Vá com suas roupas de banho por baixo, afinal de contas, você vai encontrar piscinas naturais deliciosas pelo caminho.
  • Leve toalha e uma muda de roupas.
  • Abasteça sua mochila com água e lanches para se alimentar no meio da trilha.
  • Não se esqueça do repelente, protetor solar, papel higiênico e sacos plásticos para trazer seu lixo.
  • É interessante enrolar os itens dentro da sua mochila em um pano e colocá-los dentro de um saco plástico, para evitar que sejam molhados em alguma travessia.
  • Vá em grupos grandes, isso porque não existe nenhum tipo de segurança oficial dentro do Parque.
  • Logo após a entrada do Parque, existe uma área de lazer. Nesse local, você encontra banheiros e até canos que trazem água do rio para os visitantes tomarem um último banho, especialmente após a descida cansativa.

Como chegar ao Parque Ecológico Perequê em Cubatão

O acesso ao Parque é feito por uma estrada marginal que fica na altura do km 4 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, sentido Cubatão – Guarujá. O Parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Existe um estacionamento gratuito no local para 100 veículos — faça o possível para deixar seu carro logo na entrada bem aos olhos do vigia na guarita. Isso é importante porque alguns casos de arrombamento de veículos e roubos de estepes já foram relatados pelos visitantes.

Outra dica é conseguir que alguém te leve e depois te busque, em um horário combinado, mais tarde. Se preferir, você pode pegar o ônibus 912 na rodoviária de Cubatão e ir de busão.

Conheça a Caverna do Diabo, a maior caverna do estado de São Paulo!

Agora, queremos saber: você já visitou o Parque Ecológico do Pequerê em Cubatão? Se sim, conta aqui nos comentários como foi essa experiência, vamos AMAR saber suas impressões sobre o local.

7 comentários

  1. Boa tarde , sou produtor de fotografia e videos!!!
    dia 05/03/2019 produzimos um video da cachoeira, com equipamentos de câmera profissional e drone, como eu faço para enviar para vocês dar uma olhada no produto , o video tem 1min e 50 segundos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite a Black Week da Zarpo!

Até 50% de desconto em hospedagens incríveis