Existem lugares ao redor do planeta que de tão lindos fazem com que a gente fique em dúvida sobre sua existência. é o caso do fabuloso Parque Nacional dos Lagos Plitvice, na Croácia, o maior do país. Rodeado por verde e com águas intensamente azuis, o local é aberto para turistas tirarem a prova real de que ele existe.

Esse oásis encantador fica em meio a área montanhosa Karst, na fronteira com a Bósnia e Herzegovina. Fundado em 1949, a reserva natural se estende ao longo de 73,350 hectares, servindo de ligação rodoviária entre o Norte e o Sul do país, ligando a região central a costa mediterrânea.

O parque, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, que vão conferir de perto os lagos, grutas, quedas d’água e represas interligadas, formadas pelas correntezas. As florestas abrigam ursos, lobos e muitas espécies de aves raras, tornando o lugar um verdadeiro santuário. No inverno, a paisagem surreal fica totalmente branca e congelada, ainda sim revelando uma beleza extraordinária.

Quando ir: os meses de junho a setembro são os mais quentes na Croácia e o valor do ingresso costuma ser maior nesse período. De dezembro a fevereiro as temperaturas caem bastante. Os meses de maio e outubro tem temperaturas mais amenas.

Como chegar: é possível chegar ao parque por meio das rodovias estaduais DC429 – sentido Zagreb; DC52 – sentido Otočac; e DC42 – sentido Ogulin. Outra opção são os ônibus, que partem da estação de Zagreb, e os passeios feitos com agências. A maneira mais prática do viajante chegar ao Plitvice, portanto, é utilizando Zagreb como ponto de partida. Saiba mais sobre o destino aqui.

Quanto custa: os tickets são válidos para um ou dois dias consecutivos e o preço inclui transporte de barco elétrico e trem panorâmico. Os valores variam entre 35 e 180 kunas croatas (HRK), algo em torno de US$ 5 e US$ 30, para 01 dia; ou 55 a 280 kunas para 02 dias. Verifique a lista completa no site oficial.

[+] Aproveite a viagem para desbravar a pitoresca cidade de Zagreb!

[+] Sabia que o parque está entre os 30 lugares mais bonitos do mundo? Veja todos aqui!

[+] Santa Uva: faça a rota do vinho de Zagreb

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação/Nacionalni park Plitvička jezera

Para onde viajar
Eu tenhoBudget
e quero viajar porDias
Para onde viajar

Quando não está viajando pelo mundo, está viajando nas ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *