Na hora de ir para o Rio de Janeiro, o Parque das Ruínas merece entrar no seu roteiro, mesmo que esteja só de passagem na cidade! É importante lembrar que a cidade não se resume somente ao corcovado, as praias e aos bairros mais famosos. Um dos lugares poucos conhecidos e que é um verdadeiro tesouro “escondido” é o Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Tereza.

O Parque das Ruínas é um dos pontos culturais e turísticos mais emblemáticos do Rio de Janeiro e além de oferecer uma vista panorâmica espetacular da cidade, que inclui a Baía de Guanabara, o centro da cidade e a Lapa, o local combina arte, cultura e história em um só espaço.

Encontre aqui sua passagem barata para o Rio de Janeiro!

Parque das Ruínas
Foto: Divulgação

O Parque das Ruínas está focado em acolher novos e consagrados artistas e realizar projetos nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música, dança e cinema, em prol de propagar as manifestações culturais cariocas. Sediado num antigo palacete, o espaço tem, entre seus encantos, galerias de exposição, palco externo, jardins, teatro, um café e terraços panorâmicos com vistas incríveis.

Parque das Ruínas
Foto:Rodrigo Soldon

A residência é carregada de história. Uma das moradoras foi Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales, e uma das maiores mecenas das artes do Rio. Por lá ela promovia saraus frequentados por artistas como Tarsila do Amaral, Villa Lobos e Isadora Duncan. Praticamente um solo sagrado no meio artístico!

Em 1993, a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu transformar as ruínas da mansão em um espaço cultural, preservando as estruturas remanescentes e construindo uma edificação moderna integrada ao local. O Parque das Ruínas foi inaugurado oficialmente em 1997 e se tornou um espaço público de arte e cultura, mantendo as características arquitetônicas do antigo casarão, agora misturadas com estruturas contemporâneas.

Fique de olho na programação do Parque e lembre-se dele na próxima visita à Cidade Maravilhosa. A entrada é gratuita e alguns eventos são pagos.

Como chegar no Parque das Ruínas

Chegar ao Parque das Ruínas, localizado no bairro de Santa Teresa, também pode ser uma experiência charmosa e agradável e um verdadeiro passeio! Há diversas opções de transporte, dependendo do ponto de partida e do estilo de deslocamento que você prefere.

De Transporte Público

  • Metrô + Ônibus: é possível chegar no Parque das Ruínas de metrô e a estação mais próxima é a Glória (Linha 1 – Laranja). Saindo dessa estação, você pode pegar o ônibus da linha 006 (Silvestre) ou 007 (Santa Teresa) e descer na Rua Dias de Barros, que fica próxima ao Parque das Ruínas. A partir daí, é necessário caminhar cerca de 5 a 10 minutos, subindo as ladeiras até o parque (e haja pernas aqui!).
  • VLT + Ônibus: se você estiver no centro da cidade, pode pegar o VLT até a estação da Praça da Cruz Vermelha. De lá, pode pegar o ônibus 006 ou 007 para Santa Teresa e seguir até o Parque das Ruínas.

De Bondinho

O bondinho de Santa Teresa é uma maneira mais charmosa e retrô de chegar ao Parque das Ruínas! Ele parte do centro do Rio, na estação da Rua Lélio Gama, próxima à estação de metrô Carioca. Você pode descer na parada da Rua Francisco Muratori e, em seguida, caminhar por cerca de 10 minutos até o parque. É uma experiência bem típica do bairro, passando por ruas estreitas e oferecendo vistas do Rio de Janeiro.

De carro

Também dá para ir de carro, com a ajuda do GPS para andar naquelas pequenas ruas, mas saiba que aqui é difícil achar onde parar o carro! Uma boa sugestão é ir de táxi/Uber/aplicativos, basta inserir o destino final o Parque das Ruínas, ponto que existe no app e te poupa de subir as ladeiras íngremes de Santa Teresa.

A Pé

Para os aventureiros e fitness de plantão, é possível subir a pé a partir de bairros como Lapa ou Glória. A caminhada é de cerca de 20 a 30 minutos, dependendo do ritmo e da rota escolhida. As ruas são cheias de charme, com muitos ateliês de artistas e vistas interessantes ao longo do caminho, mas as subidas podem ser cansativas.

Informações úteis sobre o Parque das Ruínas

Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

Redes sociais: @parquedasruinasoficial

Horário de funcionamento: de terça a domingo de 08 às 18h

O que fazer perto do Parque das Ruínas

A escadaria Selarón, um dos pontos mais famosos do RJ, fica pertinho do Parque das Ruínas!/ Foto: Wikimedia Commons

Se estiver planejando um passeio ao Parque das Ruínas saiba que é possível combinar com outras atrações próximas, como o Museu Chácara do Céu (que fica ao lado do parque), ou explorar as ruas boêmias do bairro, com seus bares e restaurantes descolados. Confira algumas sugestões e elabore um roteiro por Santa Tereza e região:

Museu Chácara do Céu

O Museu Chácara do Céu está localizado ao lado do Parque das Ruínas, sendo uma ótima parada complementar. O museu abriga uma importante coleção de arte moderna, com obras de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Picasso e Miró, além de uma interessante coleção de arte asiática e mobiliário de época. O museu também tem jardins com vistas incríveis da cidade.

  • Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93

Lapa

Descendo as ladeiras de Santa Teresa, você chega ao vibrante bairro da Lapa, famoso por sua vida noturna e pelos Arcos da Lapa, um dos principais cartões-postais do Rio. A região é conhecida pelos bares e casas de samba, como a Fundição Progresso e o Circo Voador. Se estiver por lá à noite, vale a pena visitar um bar e curtir as noites cariocas animadíssimas!

  • Destaques: Arcos da Lapa, Fundição Progresso, Circo Voador, bares e casas de samba.

Escadaria Selarón

A famosa Escadaria Selarón, uma das obras de arte mais conhecidas do Rio, fica entre a Lapa e Santa Teresa, a apenas 750 metros do Parque das Ruínas! O artista chileno Jorge Selarón passou anos decorando a escadaria com azulejos coloridos, tornando-a uma atração icônica e que recebe viajantes do mundo todo.

  • Endereço: Rua Joaquim Silva, entre a Lapa e Santa Teres
[+] Escadaria Selarón: confira nosso guia antes de fazer sua visita!

Largo dos Guimarães

O Largo dos Guimarães é o coração de Santa Teresa e um ponto de encontro popular tanto para moradores quanto para turistas. Ao redor do largo, você encontrará bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e música ao vivo.

Convento de Santa Teresa

A Igreja e Convento de Santa Teresa é outro ponto interessante para visitar nas proximidades ou mesmo passar na frente, já que o convento é uma das construções mais antigas do bairro, datando do século XVIII.

  • Endereço: Rua Áurea, Santa Teresa

Parque Eduardo Guinle

Localizado a poucos minutos de Santa Teresa, o Parque Eduardo Guinle é um refúgio de natureza, ideal para curtir um dia ao ar livre, fazer um passeio relaxante, com belos jardins, lagos e uma arquitetura encantadora. Ele também é menos conhecido entre turistas e mais visitado pelos próprios moradores, o que oferece um ambiente mais calmo e uma dica bem daqueles que já conhecem a cidade!

Catedral de São Sebastião

A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro é uma estrutura imponente que vale a pena visitar, especialmente se você estiver passando pela Lapa ou pelo centro, ficando a apenas 1,5 km do Parque das Ruínas! Seu formato cônico e suas imensas janelas de vitral são impressionantes, vale conhecer de perto a catedral.

  • Endereço: Avenida República do Chile, 245

Para encontrar a melhor hospedagem no Rio de acordo com o seu orçamento, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.