As experiências cervejeiras não param de crescer ao redor do Brasil. Aproveitando a linda paisagem das montanhas mais altas da Serra da Mantiqueira, o Parque da Cerveja em Campos do Jordão oferece diversas atividades para os amantes da bebida milenar, indo além da fabricação e da gastronomia.

Ocupando uma área verde de 350 mil m², o espaço pertence à Cerveja Campos do Jordão, fundada em 2012 na cidade a 180 km de São Paulo, onde a qualidade da água se soma aos encantos locais. 

Foto: divulgação

A marca viu a necessidade de expansão e assim nasceu o Parque da Cerveja, que concentra a fábrica, com capacidade para produzir até 75 mil litros de cerveja, sendo considerada a maior da Serra da Mantiqueira

Com sete rótulos de diferentes estilos, a fabricante tem entre seus destaques a cerveja de Pinhão, fruto simbólico para a região, incorporado na receita com malte, lúpulo e levedura; e a Weiss com gengibre, cerveja de trigo que utiliza a leve picância da raiz para inovar no sabor. 

Encontre aqui hospedagens em Campos do Jordão

Mas o complexo cervejeiro vai muito além da produção própria. A intenção da marca é oferecer uma vivência completa envolvendo o “pão líquido”, englobando diversas atrações no complexo que almeja expandir ainda mais para ser o maior do país. 

Um parque de diversões para os cervejeiros

Contando com um belo jardim rodeado por araucárias e até uma cachoeira, o Parque da Cerveja oferece visitas pela fábrica, proporcionando ao público um conhecimento mais profundo da produção da Cerveja Campos do Jordão. 

O trajeto, na companhia de um membro da equipe, vai da seleção dos ingredientes ao envase. No aguardado final do tour de 30 minutos vem a degustação de alguns estilos de chope. 

Na Sala de Barricas é oferecida uma nova experiência sensorial. É ali que acontece o processo de um tipo de cerveja especial, envelhecida em barris de produção de destilados e vinhos. Depois de maturada, vai parar na caneca do visitante, que pode prová-la. 

Em uma charmosa pérgola no jardim acontece outra experiência: o Ponto do Charuto, junção de tabacos de alta qualidade com os rótulos da cervejaria. Funciona tal qual uma harmonização com comida, mas nesse caso se orienta que as características dos charutos vão de encontro às da cerveja, proporcionando uma combinação agradável ao paladar.

Em um amplo e moderno salão está o restaurante Alto da Brasa, comandado pela Brew Chef Michelle Peretti, que preparou uma seleção de assados para harmonizar com as cervejas da marca. Lanche de pernil, bolinho cremoso de camarão, costela ao molho barbecue com batatas rústicas, fish and chips, linguiças artesanais e coxinha de costela são algumas das opções para saborear.

Se a fome pedir por uma refeição mais completa, opte pela truta grelhada com risoto de castanhas ao molho de vinho branco ou pelo nhoque de mandioquinha com ragú de carne bovina. 

No mesmo ambiente funciona o Playpub, que conta com jogos cervejeiros, jogos interativos, jogos de cartas, jogos de habilidades, oito torneiras de chope e uma mini fábrica, que funciona como um laboratório de novas receitas, com bebidas sazonais indo para as mesas. 

Para aproveitar a área ao ar livre, que tal um pique-nique? O Parque da Cerveja criou o ‘Beernic’, ocasião perfeita para desfrutar de um dia de sol estando ainda mais próximo da natureza. O público pode escolher no local o que vai adicionar na cesta, contando com orientações dos funcionários. Depois basta esticar a toalha no gramado e aproveitar! 

O complexo conta ainda com loja de souvenirs, reunindo peças de decoração e utensílios com carimbo da marca. 

Vai lá!

O Parque da Cerveja fica na Estrada Mun. Paulo Costa Lenz Cesar, 2150 — Gavião Gonzaga, em Campos do Jordão/SP. 

Aberto diariamente, das 10h às 17h.
O valor do tour é de R$ 35,00 por pessoa.
Demais experiências são sob consulta.

Vá de carro para Campos do Jordão! Se preferir alugue online o seu aqui.

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.