Se você gosta de parques naturais, trilhas, atividades ecológicas em meio à natureza em uma das cidades mais bonitas do mundo, pega essa dica: conheça o Parque da Catacumba no RJ.

Com tanta coisa para conhecer na cidade maravilhosa, parece difícil visitar tudo em uma mesma viagem, mas para quem curte natureza, o Parque da Catacumba no RJ deve entrar no roteiro de viagem.

Com uma localização incrível, entrada gratuita e atividades como rapel e arvorismo pagas à parte, o parque é um lugar imperdível para quem quer colocar o corpo em movimento em uma das paisagens mais bonitas da cidade.

Confira abaixo tudo sobre o Parque da Catacumba no RJ e o que você precisa saber antes de visitá-lo.

Conheça o Parque da Catacumba no RJ

O Parque da Catacumba no RJ é atualmente uma reserva ecológica localizada em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, com muita fauna, flora e mirantes de tirar o fôlego até dos cariocas.

O parque natural não cobra tarifas para entrar e reúne em um só lugar atividades dinâmicas para quem quer interagir e se divertir em meio à natureza, como também tranquilidade e trilhas para quem prefere desacelerar.

Para quem quer ter uma belíssima vista da lagoa, dar um pulinho no Parque da Catacumba no Rio de Janeiro é essencial.

Vista para a lagoa Rodrigo de Freitas/Foto: Wikimedia Commons

Com vários jardins e caminhos pitorescos com muita vegetação, o visitante nem se lembra que está em uma capital quando está por ali.

Com um nome um tanto diferente, conta à lenda que na região onde fica o Parque da Catacumba no RJ, muitos anos de ser o que é hoje, era o local onde os índios nativos enterravam os corpos dos falecidos, antes da chegada dos portugueses. Mas fique tranquilo que não há registros exatos sobre o caso e nunca encontraram nada no parque.

Antes conhecido como Chácara da Catacumba, o local possuía vários casebres e depois acabou se tornando uma grande favela no Rio de Janeiro, que acabou sendo desfeita e o morro passou por um reflorestamento, para então começar a dar os primeiros passos como um parque natural municipal da cidade.

Confira aqui várias hospedagens bem próximas ao Parque da Catacumba no RJ.

O que fazer no Parque da Catacumba no RJ

O Parque da Catacumba no RJ é um parque natural municipal envolto em natureza, com mata atlântica preservada e também uma vasta área reflorestada.

Uma excelente opção para quem quer caminhar, fazer piquenique, trilhas, olhar a cidade de mirantes e também fazer atividades ecológicas.

A maioria dos mirantes são acessados por meio das trilhas ecológicas, como a trilha do mirante da Lagoa ou Sacopã. Este mirante rústico, no topo do morro, oferece uma vista incrível da Lagoa Rodrigo de Freitas e até um pedacinho de Ipanema.

Outro mirante super famoso é o Mirante do Urubu, que possui uma escadaria que oferece fotos super instagramáveis para quem passa por ali com fundo para o Cristo Redentor do RJ.

As trilhas são consideradas de dificuldade leve e podem ser feitas em torno de 30 minutos cada.

O Parque da Catacumba no RJ ainda tem playground infantil na entrada e algumas academias ao ar livre em sua área.

Para quem busca atividades no local, a Lagoa Aventuras, a empresa de turismo oficial do Parque da Catacumba no RJ, é responsável por oferecer atrações naturais e ecológicas, sem prejudicar o local.

Com eles, será possível contratar aventuras para todas as idades com valores bem acessíveis (para quem está acostumado com ecoturismo de Bonito e outras cidades, vai achar tranquilo).

O viajante poderá fazer arvorismo, muro de escalada, tirolesa ou rapel. Os passeios devem ser contratados pelo menos 24 horas antes pelo site oficial.

Como chegar

O Parque da Catacumba no RJ fica localizado em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, e para chegar ao local, além dos aplicativos e táxis, é possível chegar de ônibus pelas linhas 436 e 461.

Também é possível chegar de metrô, descendo na estação Cantagalo, e seguindo o caminho a pé em uma caminhada de cerca de  20 minutos.

Se você vem de fora do estado e prefere fazer a maior parte do trajeto de avião até o Rio de Janeiro, confira passagens de várias cidades do Brasil e do mundo até os aeroportos da cidade maravilhosa.

Quando ir

O Parque da Catacumba no RJ é, sem dúvidas, melhor aproveitado em dias de sol, sem chuvas, pois toda a sua programação envolve estar ao ar livre.

Por isso, vale dar aquela conferida na previsão do tempo da semana para programar sua visita e evitar contratempos.

Também vale ficar de olho nas temperaturas, pois apesar de funcionar no frio sem qualquer problema, pode ser que o viajante não tenha um dia super agradável ao ar livre se estiver com temperaturas baixas, como acontece em julho.

Informações úteis

Confira alguns serviços que o Quanto Custa Viajar separou para ajudar na preparação da visita ao Parque da Catacumba no RJ.

Ingressos: a entrada do parque é gratuita.

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa 3000, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h (as 17h o parque fecha, então quem quiser fazer trilhas e atividades deve chegar antes).

Uma dica antes de conhecer o Parque da Catacumba no RJ é que o local não possui estacionamento, então vale buscar um meio alternativo de ir até o parque.

Para passar o dia no Parque da Catacumba no RJ, aposte em roupas leves (tipo de ginástica mesmo), tênis, protetor solar e bonés para fugir do sol. Não esqueça de passar repelente e levar água para não desidratar durante o passeio, mas se precisar, conte com os bebedouros espalhados pelo parque para repor sua água.

Coma antes de ir pois no parque não tem lanchonetes nem quiosques.

>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.