Capital da moda e do amor, Paris é considerada uma cidade cara. Para os brasileiros, a conta também acaba ficando mais alta devido ao valor do euro, sempre em torno de três vezes mais do que o real. Mas isso não significa que não dá para fazer uma viagem à Paris com pouco dinheiro e o Quanto Custa Viajar mostra algumas dicas que vão ajudar a poupar o bolso.

Onde comer

1. Anti Café

Para quem vai a Paris à trabalho ou é nômade digital, este café e espaço de coworking é ideal e possui duas unidades na capital. Ao entrar, o cliente recebe um cartão para registrar seu tempo, sendo a primeira hora no valor de 4 euro, e as demais ficam por 3 euro adicionais; se for ficar o dia todo, custa 14 euro. Além do Wi-Fi, o local oferece chá, café, sucos e algumas comidinhas, como pães, doces e frutas.

anticafe

anticafe2

2. Bouillon Chartier

É estranho pensar que um dos lugares mais tradicionais da cidade é também um dos mais baratos. Com mais de 100 anos de história, o restaurante é querido entre os parisienses em busca de boa comida por preço baixo. O menu conta com opções variadas, como sopas – algumas a apenas 1 euro (foto), carnes, peixes e outros pratos principais com valor entre 8,50 e 13,50 euro.

bouillonchartier003

Bouillon Chartier

Confira dicas de hospedagem em Paris para todos os bolsos!

3. Hotel du Nord

O bar e bistrô próximo ao canal Saint-Martin fica num edifício datado em 1912 e tem atmosfera moderninha. Inicialmente, funcionou como hotel, de fato, mas acabou virando restaurante em 1996. Dividido em dois espaços, serve brunch (foto) e jantar a preços atraentes. Se optar por entrada, prato principal e sobremesa, paga 14,50 euro.

hoteldunord

hotel du nord

4. Food trucks

Outra boa opção na hora de economizar é recorrer aos food trucks espalhados pela cidade, com lanches entre 10 e 14 euro. O Le Camion Qui Fume, pioneiro no gênero em Paris, traz opções de hambúrgueres artesanais. Já o Cantine California serve tacos, hambúrguer, panquecas e doces, tudo feito com ingredientes orgânicos. O Cantine também abriu um pequeno restaurante, onde dá para se sentar e fazer os pedidos.

lecamion

le camion

cantine

cantine california

Onde ir

Na hora de escolher os passeios, vale algumas dicas para aproveitar ao máximo as opções gratuitas. O Hôtel de Ville tem exposições com entrada franca durante o ano todo. Entre os museus mais cotados, como o Louvre, o Pompidou, o Rodin e o d’Orsay, onde as filas são longas e entrada pode ser cara, dá para visitá-los gratuitamente no primeiro domingo de cada mês.

hotel de ville

Pouco conhecido pelos turistas, o pequeno e encantador Musée de la Vie Romantique (Museu da Vida Romântica) merece atenção. Além de ter entrada entre 5 e 6 euro e não ter muito movimento, conta com um acervo de móveis, telas e esculturas que eram da companheira de Chopin, a escritora George Sand, além de pinturas de outros artistas do período romântico. Não deixe de visitar o jardim do salão de chá, ideal para curtir os dias agradáveis da primavera ou o outono.

museu romantique

Musée de la Vie romantique

Ainda durante o dia, aproveite para subir no terraço das  Galeries Lafayette Haussmann, que dá acesso gratuito a uma das melhores vistas da cidade, com direito a Torre Eiffel de pano de fundo, além de contar com um restaurante. Se optar por um city-tour, recorra aos passeios grátis diários da New Paris Tours, que ocorrem duas vezes ao dia, com duração de 3 horas e meia. No intinerário figuram locais como Île de la Cité, o Louvre e a Torre, todos com explicações em inglês.

lafayette

lafayette2

Na hora da fome, passe na Marché d’Aligre, feira de produção local na Place d’Aligre, para uma verdadeira viagem sensorial. Os corredores trazem frutas, queijos, vinhos, carnes e flores, com ofertas de encher os olhos e o estômago. O espaço funciona de terça-feira à domingo.

marche d aligre

balance

Quando a noite cair, visite o Le Showcase antes da meia-noite e tenha acesso gratuito a casa noturna que promove ótimos shows e live sets de DJs. O bar Pop In apresenta bandas alternativas de rock, folk e pop, enquanto o pub Caveau des Oubliettes traz jam sessions de jazz e blues diariamente.

showcase

Caveau des Oubliettes

Na hora de circular pelas lojas, há boas opções para quem procura por economia. Confira nosso post sobre compras em Paris e saiba onde investir melhor o seu dinheiro.

Fique por dentro também dos melhores pacotes para Paris com ótimos preços!

Fotos: divulgação

Verão 2020

Programe-se para curtir as belezas da Bahia no próximo verão! Temos dicas de lugares incríveis para suas férias.