Pampachiri, a 120 km da cidade de Andahuaylas, na região de Apurímac, é um dos pontos turísticos mais interessantes para se conhecer em terras peruanas. Com uma floresta de pedras carinhosamente chamada de “aldeia dos Smurfs”, o local possui inúmeras tradições históricas, cultura rica e atrações naturais.

Esta aldeia andina, distante 480 km de Cusco, fica em uma planície com 60 hectares. As formações rochosas surgiram graças a erosões da natureza que aconteceram por mais de 4 mil anos e também pelas erupções dos vulcões Qarwarasu e Sotaya.

Descubra aqui quanto custa uma viagem para Cusco!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Aquí Estuve 📍 (@aquiestuve.oficial) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por David Ldh (@david.ldh) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por El Viajero en Ruta. (@el.viajero.en.ruta) em

Logo no início da floresta, observa-se a maioria das rochas cônicas e com formatos que lembram cogumelos com mais de 8 metros de altura cada uma. São esses elementos da natureza que fizeram com que a região fosse comparada com uma aldeia de Smurfs, bonitinho né?!

Os moradores da cidade preferem chamar as rochas de Pampachiri de “aldeia de goblins andinos”, isso porque as crenças locais afirmam que esses seres sobrenaturais aparecem nos arredores da floresta.

Como chegar a Pampachiri

Quem está em Cusco pode alugar um carro e seguir viagem de quase um dia até chegar a Pampachiri — apesar de ser um trecho de 480 km, a viagem dura quase 10h. Também é possível partir de carro de Lima, capital do Peru, até a floresta de rochas monumentais. A distância é de aproximadamente 770 km e o tempo de deslocamento sobe para 13h.

Quem preferir pode ir de carro somente até Andahuaylas, que fica a 120 km de Pampachiri. De lá, basta pegar um ônibus que vai custar aproximadamente 15 Soles e seguir viagem.

Para quem gosta de praticidade, também é possível contratar uma excursão para Pampachiri. Esse tour guiado dura dois dias, oferece todas as refeições e acomodação em uma pousada.

Encontre aqui sua passagem aérea para Cusco

Onde ficar

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por El último viaje 🇵🇪 (@el.ultimo.viaje) em


Se você fizer o passeio com uma agência, sua hospedagem será em uma das pousadas conveniadas. Quem vai por conta própria tem poucas opções de hotéis e pousadas para ficar direto em Pampachiri, precisando recorrer às cidades vizinhas, ditantes a pelo menos 150 km, como:

Uma boa opção é ficar hospedada em Andahuaylas, isso porque a cidade é um pouquinho mais, com mais opções de hotéis e restaurantes. Veja aqui hotéis em Andahuaylas.

Dicas importantes para quem visita Pampachiri

  • Como a cidade fica 3600 metros acima do nível do mar, todo cuidado possível com o soroche é necessário, ok? Descubra o que fazer para prevenir o mal de altitude.
  • Separe pelo menos 3 horas para caminhar pela aldeia, fazer muitas fotos e descobrir um pouco mais sobre a história de Pampachiri.
  • O mês ideal para visitar Pampachiri é agosto. Nesse período, o clima está gostoso e o céu fica mais claro, principalmente para quem deseja observar as estrelas à noite.
  • Muitas famílias construíram suas casas dentro das formações rochosas. Não se assuste com isso.
  • Vale a pena calçar sapatos antiderrapantes para trekking para evitar escorregar pelo caminho.
  • Leve em sua mochila água para se hidratar, protetor solar e óculos de sol.
  • Use roupas confortáveis para caminhar, mas leve também um casaco, já que quando começa a anoitecer, o clima fica mais geladinho. Durante o inverno, as temperaturas caem bastante!
  • Em Andahuaylas, você pode fazer um passeio até a Laguna Pacucha, com trekkings bem interessantes, e também visitar o Sítio arqueológico de Sóndor.
  • Dica extra! Se você deseja mochilar em terras peruanas, uma dica é ir para Cusco, fazer uma pausa em Pampachiri e seguir viagem para Huacachina, um verdadeiro oásis no meio do deserto peruano.

Pampachiri é um destino bem bacana para quem deseja ter contato com a natureza inóspita de um deserto rochoso com cenários impressionantes. Veja mais fotos para se apaixonar:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por HEROINA_ESTUDIO (@heroina_estudio) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pamela Boldrini (@meapasionaviajar) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Traveleras 🇵🇪 👭 (@travelerasperu) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por El último viaje 🇵🇪 (@el.ultimo.viaje) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Manuel Valenza (@valenza_manuel) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bitácora Trek&Trips (@bitacoratrektrips) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L i z e t h R e a t e g u i (@lizethhh_____) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tours Aguas Turquesas Ayacucho (@esmeralda_tours) em

Quer viajar para o Peru?

Comece desde já a se organizar para essa viagem. Use nosso buscador de passagens aéreas baratas para encontrar bilhetes com os melhores preços. Aproveite também para baixar gratuitamente a planilha de planejamento de viagem perfeita feita especialmente pelo time do Quanto Custa Viajar para ajudar você a não estourar o orçamento 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.