Construído entre 1912 e 1915 durante a gestão do prefeito Cândido de Abreu que era engenheiro e entusiasta da Art Nouveau, o Palácio Belvedere que nasceu para ser uma “pequena construção isolada em local alto, com uma bela vista” (significado da palavra), hoje abriga um café e a nova sede da Academia Paranaense de Letras.

Palácio Belvedere

Desde sua inauguração o palácio já foi sede de rádio, laboratório de astronomia e de movimentos sociais. Em 1966, o Belvedere foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e em 2008 passou a ser uma unidade provisória da Polícia Militar.

Porém o edifício ficou por muito tempo desocupado e sua estrutura sofreu muito após um incêndio de grandes proporções, na noite de 6 de dezembro de 2017.

Encontre passagem aérea barata para Curitiba

Em dezembro de 2019, após uma grande obra de restauração da Prefeitura de Curitiba, o local reinaugurou com um café no 1o andar e no 2o andar tendo a Sede da Academia Paranaense de Letras.

Toda a sua arquitetura Art Nouveau foi mantida na restauração; elementos arquitetônicos na fachada que remetem à natureza como flores e trepadeiras e formas orgânicas na varanda do prédio.

O café no Palácio Belvedere é um café escola do SENAC e oferece salgados e doces para acompanhar aquele cafezinho da tarde.

Funcionamento do Café

De terça à sexta-feira, das 11h30 às 18h30, e sábados e domingos, das 9h às 15h.

Endereço: Praça João Candido, São Francisco – Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.