Construído entre 1912 e 1915 durante a gestão do prefeito Cândido de Abreu que era engenheiro e entusiasta da Art Nouveau, o Palácio Belvedere que nasceu para ser uma “pequena construção isolada em local alto, com uma bela vista” (significado da palavra), hoje abriga um café e a nova sede da Academia Paranaense de Letras.
Palácio Belvedere
Desde sua inauguração o palácio já foi sede de rádio, laboratório de astronomia e de movimentos sociais. Em 1966, o Belvedere foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e em 2008 passou a ser uma unidade provisória da Polícia Militar.
Porém o edifício ficou por muito tempo desocupado e sua estrutura sofreu muito após um incêndio de grandes proporções, na noite de 6 de dezembro de 2017.
Encontre passagem aérea barata para Curitiba
Em dezembro de 2019, após uma grande obra de restauração da Prefeitura de Curitiba, o local reinaugurou com um café no 1o andar e no 2o andar tendo a Sede da Academia Paranaense de Letras.
Toda a sua arquitetura Art Nouveau foi mantida na restauração; elementos arquitetônicos na fachada que remetem à natureza como flores e trepadeiras e formas orgânicas na varanda do prédio.
O café no Palácio Belvedere é um café escola do SENAC e oferece salgados e doces para acompanhar aquele cafezinho da tarde.
Funcionamento do Café
De terça à sexta-feira, das 11h30 às 18h30, e sábados e domingos, das 9h às 15h.
Endereço: Praça João Candido, São Francisco – Curitiba