A gente tem o costume de pensar que as viagens internacionais são um tanto complexas e até mais burocráticas. De fato, alguns lugares dificultam mais o acesso de turistas e outros menos. Para quem gastar menos tempo e dinheiro com documentação, vale a pena ficar de olho nos países onde brasileiros não precisam de visto para viajar.

De maneira geral, os turistas podem permanecer até o período máximo de 90 dias sem o visto em grande parte dos destinos liberados. Atualmente, o Brasil mantém acordos com países da América do Sul (com exceção da Guiana Francesa), da União Europeia, do México e Caribe, do Extremo Oriente e Sudeste Asiático, da Nova Zelândia e da África.

Países onde brasileiros não precisam de visto para viajar

visto americano
Foto: Pixabay

Confira abaixo a lista completa de cada um dos países onde brasileiros não precisam de visto para viajar:

ÁfricaÁfrica do Sul, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Comores, Djibouti, Egito, Etiópia, Guiné-Bissau, Ilhas Maurício, Kush, Madagascar, Malawi, Marrocos, Mauritânia, Namíbia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Senegal, Somália, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.

América do Sul –Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

Europa –Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Crimeia, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Groenlândia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Itália, Kosovo, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Transnístria, Turquia, Ucrânia e Vaticano.

Saiba aqui em quais países europeus é necessário ou recomendável ter o visto

América Central, do Norte e Caribe –Antígua e Barbuda, Antilhas Francesas, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bonaire, Costa Rica, Curaçao, Dominica, El Salvador, Guatemala, Guiana, Granada, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.

Ásia – Armênia, Bahrein, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Irã, Israel, Jordânia, Laos, Líbano, Macau, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Omã, Palestina, Quirguistão, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Tajiquistão e Timor-Leste. A novidade aqui é o Japão que recém isentou o brasileiro de visto!

Oceania – Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Micronésia, Nova Caledónia, Nova Zelândia (e quem viaja a estudos também pode trabalhar no país), Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Oriente Médio – Emirados Árabes Unidos, Catar

São mais de 100 países nos quais você não precisa de visto para visitar! 

torre eiffel
Foto: Pixabay

Apesar de ser liberada a entrada, a partir de 2021, os brasileiros vão precisar de autorização de viagem para entrar na Europa. Essa liberação prévia conhecida como Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla original em inglês), foi aprovada pelo Parlamento Europeu para reduzir o risco de migração irregular e de segurança.

Onde se hospedar em todos esses destinos? Encontre seu hotel ideal no Booking. Saiba mais aqui!

Então, onde preciso de visto?

O visto é requerido nos seguintes países: Afeganistão, Argélia, Angola, Austrália, Bangladesh, Benin, Burkina Faso, Camarões, Canadá (saiba sobre o visto canadense aqui), China, Congo, Cuba, Estados Unidos (saiba mais sobre o visto norte americano aqui),Etiópia, Gabão, Gana, Índia, Honduras, Iraque, Mali, Moçambique, Nigéria, Quênia, República da Guiné, Vietña e Camboja.

É importante lembrar que em alguns países o visto é concedido na hora da chegada e por isso não estão nessa lista acima de países que precisam de visto. Na lista acima, buscamos colocar os países que requerem o pedido de visto antes da viagem.

Planejamento para conhecer esses países que não exigem visto

buser
Foto: Pixabay

Agora que você já sabe quais são os países onde brasileiros não precisam de visto para viajar, chegou a hora de começar a planejar sua trip!

O primeiro passo é emitir seu passaporte. Se a viagem for pelo Mercosul, você pode usar sua carteira de identidade, desde que a emissão não seja superior a 10 anos, ok? Em seguida, use nosso site para descobrir os custos diárias em mais de 200 cidades espalhadas pelo mundo 😉

Já sabe para onde quer viajar? A terceira etapa é encontrar passagens aéreas baratas. Quer saber como? Acesse a página no Quanto Custa Viajar com o seu destino dos sonhos. Por exemplo: Buenos Aires, na Argentina.

Dentro da página com os custos de viagem para Buenos Aires ou de qualquer outra cidade que localizar no Quanto Custa Viajar, você define a cidade de origem e pode acompanhar a oscilação dos preços das passagens.

Observe que as datas sinalizadas em laranja possuem preço mais em conta. Já as azuis escuras são as mais caras. Com esse buscador, você tem ideia dos períodos em que as passagens estão mais em baratas e pode organizar sua viagem com mais facilidade.

Pronta para carimbar mais uma página do seu passaporte? Boa viagem 😉

Texto atualizado em março de 2019 por Andressa Xavier Pellanda

50 comentários

  1. Na Colômbia em Bogotá tem o inconveniente de alguns guardas de rua não saberem a legislação a respeito apenas da carteira de identidade como identificação e ficam cobrando o passaporte! Desinformação e para querer mostrar serviço! É bater o pé e mostrar que ele está errado! Apenas a identidade Brasileira basta, como em todos os Países da América do Sul. É um acordo que garante isto!

    1. Não vale para todos os países da América do Sul. Só vale para os paises do Mercosul, dos quais a Colombia NAO ESTÁ INCLUIDA.

  2. Gente. …tem certeza que pra viajar pra França, Espanha, Alemanha e Portugal não precisa de visto,apenas passaporte é identidade? ???

    1. Mas, obviamente você precisa ter passagem de VOLTA, reserva em hotel ou hostel com data de entrada e saida, uma quantia mínima de grana, se não me engano são 64 euros por dia que você vai ficar, eles podem exigir qualquer comprovação de trabalho no brasil, etc..

    2. Sim apenas com o passaporte pode.vir para Portugal , estou aqui em Portugal vou ficar 13 dias o lugar todos são extremamente lindos vale a pena , só tem que ter seguro saúde , endereço de onde vai ficar

    3. Sim, na verdade só passaporte, mas é importante ter a passagem de retorno comprada (90 dias) e comprovar hospedagem.
      Caso contrário pode ter problema na migração quando aterrissar.

  3. Boa noite pessoal. Estarei indo ao Perú em Maio/2018. O visto não é necessário, mas o passaporte éobrigatório ou eu posso adentrar apenas com o documento de habilitação ou identidade? Grato

      1. A CNH, no lugar da carteira de identidade, é aceita com identificação do cidadão na Europa e em países da América do Sul?

        1. Para a Europa é necessário passaporte! Para a América do Sul é melhor conferir a regra do país que deseja visitar.

  4. Com relação aos paises que não exigem visto de entrada aos brasileiros,com passaportes comuns ou diplomaticos. Informo que a partir deste mes os Emiratos Arabes Unidos não exigem visto de entrada aos brasileiros. Acabo de entrar e transitar livremente em Dubai, Catar, Abu Dabi e Bharen,com total liberdade.

  5. Sei não, mas a Holanda as vezes não da certo não, meu irmão entrou lá com uma carta escrita por minha irmã dizendo os dados e o trabalho dela lá na Holanda, o cara ficou meio desconfiado, mas deve ter deixado porque conferiu os dados.

  6. Olá, gostaria de saber se para ir para a austrália, taiwan, suécia, noruega e romênia é necessário o visto enquanto turista

  7. Nao tenho passaporte. E quero viajar pra fora, onde posso ir? E quais lugares. bacana vcs recomendam?

    1. Arrumamos o post, a ideia era colocar na lista dos países que precisam de visto, aqueles onde você precisa fazer uma burocracia ANTES da viagem, não aqueles vistos que são concedidos na chegada 🙂 Para brasileiros, o visto na Jordânia é concedido na entrada do país.

    1. Arrumamos o post, a ideia era colocar na lista dos países que precisam de visto, aqueles onde você precisa fazer uma burocracia ANTES da viagem, não aqueles vistos que são concedidos na chegada 🙂

  8. Acabei de voltar da Ásia e países como Laos e Camboja exigem o visto sim…. Laos e possível fazer na chegada do aeroporto e Camboja e possível fazer o E-visa

    1. Arrumamos o post, a ideia era colocar na lista dos países que precisam de visto, aqueles onde você precisa fazer uma burocracia ANTES da viagem, não aqueles vistos que são concedidos na chegada 🙂 então incluímos apenas o Camboja pela sua dica do e-visa

  9. Para o Dubai e o Catar ainda precisa de visto? Vi várias matérias falando que em 2018 o visto de turismo e trânsito não precisa mais… Como pretendo ir para o Japão e passar por uma desses países para fazer conexão, fiquei na dúvida agora…. Pode confirmar?

    1. Olá Mirian, confirmamos: brasileiros não precisam mais de visto para Catar e Emirados Árabes 🙂 (post atualizado)

  10. EU QUERO IR PARA CABO verde Ilha De Santiago CIDADE DE Praia alguém SABE SÊ precisa de VISTO para ENTRAR lá é passear lá obrigado pela gentileza DESDE DÊ JÁ. Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.