A burocracia costuma atrapalhar ou adiar um pouquinho as nossas jornadas ao redor do mundo. Se você está com pouco tempo ou pouca grana para se planejar, te damos uma forcinha mostrando países onde brasileiros não precisam de passaporte para viajar. Sim, tá liberado!

Basicamente, os países vizinhos do Brasil exigem apenas o documento de identidade dos viajantes, devido a acordos diplomáticos como o Mercosul. Ao todo, são 9 destinos: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Na Guiana Francesa e no Suriname são necessários visto e passaporte.

Mas, antes de fazer as malas, saiba que, segundo o Itamaraty, o RG precisa antes de mais nada estar em bom estado de conservação, ter até 10 anos de emissão, o que significa que a fotografia está em dia. Caso a sua aparência física tenha mudado muito, mesmo que seja nos últimos cinco anos, é recomendável atualizar seu documento para evitar futuros problemas de identificação. Não adianta tentar trocar pela carteira de motorista, porque não é aceita.

Feito isso, boa viagem! Aproveite para conferir lugares surreais da América do Sul e roteiros pelo subcontinente.

peruuuu

Bogota

carretera-austral-chile

quebrada de las conchas4

Elevated view of Quito, Ecuador

LaPaz

Foto: Brunella Nunes
Foto: Brunella Nunes

Post por Brunella Nunes

Fotos: reprodução

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *