Com um cenário que parece diretamente dos filmes de Hollywood, o Pailón del Diablo é a cachoeira mais famosa do Equador e considerada uma das mais surpreendentes do mundo todo.
Localizada nas proximidades da cidade de Baños, no centro do Equador, a cachoeira conta com uma queda de 80 metros de altura (uma das mais altas do país) com um volume de água impressionante, que somada à beleza em seus entornos, tornam o destino imperdível para os amantes da natureza.
A cidade de Baños é muito conhecida por ser a capital do turismo de aventura no país, possuindo diversas atividades radicais para aqueles que querem atrelar à visita ao Pailón del Diablo com outros passeios.
Visitando o Pailón del Diablo
A visita ao local pode ser feita em duas etapas diferentes, mudando a forma que você começa o passeio ao local. A área em que a cachoeira está localizada é dividida em duas propriedades privadas diferentes, uma de cada lado dela.
A experiência é muito válida nos dois lados, a maior diferença é a proximidade e o ângulo que você verá da cachoeira dependendo do lado escolhido. Quando possuem tempo, os viajantes costumam aproveitar para conhecer os dois lados.
Cada entrada custa USD 2,50 por pessoa a ser pago em espécie no local. Para chegar na bilheteria, primeiro é preciso escolher qual entrada quer visitar e seguir a trilha daquela opção (que estará sinalizada com placas) e ao final, poderá comprar a entrada.
A primeira entrada (lado direito) permite chegar bem próximo ao Pailón del Diablo, em um nível mais baixo e é possível inclusive chegar por trás da cachoeira, na Grieta al Cielo, uma caverna que é preciso passar engatinhando para passar por ela, garantindo que o visitante vai se molhar. Essa caverna não costuma receber muitas visitas.
Para chegar neste ponto, é preciso descer uma trilha por cerca de 25 minutos andando. O caminho não é difícil, mas pode ser cansativo para quem tem alguma dificuldade de movimentação.
A segunda entrada (lado esquerdo) permite uma vista mais panorâmica do local, um pouco mais distante e mais alta do que a primeira opção. Ali, é possível passar por uma ponte suspensa e admirar de cima para baixo toda aquela paisagem. Para quem tem medo de altura, talvez não seja a melhor opção.
Existem mirantes nas duas opções, o que muda também é somente a altura e a vista do Pailón del Diablo.
Dicas para visitar o Pailón del Diablo
Encontre aqui sua passagem aérea para o Equador
Por ser uma cachoeira e devido a proximidade da visita, se você não quiser se molhar, leve uma capa de chuva e até um casaco, pois pode ventar bastante no Pailón del Diablo
Além disso, muitos viajantes vão até o local com o famoso transporte Chiva, que é um caminhão de transporte coletivo aberto, com música e muita animação, mas esse traslado costuma se programar para esperar a visita de apenas um lado da cachoeira.
Como chegar
O local pode ser visitado de várias maneiras para todo tipo de viajante conseguir chegar lá.
É possível visitar de carro alugado (existe estacionamento para deixar o veículo por USD 1) ou também de ônibus, que custa USD 0,50 e desce ao lado da trilha para entrada no local. Para ir de ônibus, pegue no terminal qualquer opção que vai para Puyo ou Tena e peça para descer em Rio Verde. A partir das 08h, os ônibus dessa rota saem de hora em hora.
Para quem quer aproveitar a excursão pode aproveitar o Chiva, transporte animado com guia que vai parando em várias atrações próximas, não somente no Pailón del Diablo. Nesse caso os valores podem variar conforme a inclusão do passeio.
De Quito até a cidade de Baños são aproximadamente 3 horas de carro ou ônibus.
Contrate aqui o seu passeio online!
O tempo médio de visita é de 2 horas e o endereço do local é o Ruta Cascada Pailon del Diablo, Rioverde, Equador.
Melhor época para visitar
A temperatura costuma ser mais fresca no Equador devido a sua altitude, então é de se esperar um clima mais ameno nas visitas, mas evite os períodos de chuva (de janeiro a maio) pois a segunda entrada (lado esquerdo) do Pailón del Diablo não abre.
Devido às chuvas, o volume da cachoeira aumenta consideravelmente tornando a atração um pouco perigosa, por isso fica fechada para visitação.