Pequeno município paulista e que faz divisa com Minas Gerais, Ouroeste aposta em diversas modalidades de turismo para mostrar suas belezas históricas e naturais.

Ouroeste é uma pequena cidade no noroeste paulista, bem na divisa com Minas Gerais. Ela se tornou município autônomo em 1995 e atualmente possui um IDH de 0,770, considerado muito elevado. A população está na casa das 10 mil pessoas, e os ouroestenses consideram lá um bom lugar para viver.

E não à toa: a charmosa cidade tem atrativos bem deliciosos de uma cidade de interior. É possível visitar cachoeiras, sítios arqueológicos e passear pelo Rio Grande, onde foi instalada uma usina hidrelétrica que gera energia para a região. O turismo em Ouroeste é bastante ligado à construção da usina.

Por conta disso, em 2018, Ouroeste foi considerado Município de Interesse Turístico pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os visitantes podem praticar o turismo de aventura (através de trilhas da região), o turismo rural (no povoado de Arabá), o turismo de pesca (no incrível Rio Grande) e o turismo cultural (através dos sítios arqueológicos). Certamente, uma cidade que deve entrar em seu próximo plano de viagem.

Lugares para conhecer no interior de São Paulo em viagens rápidas 

O que fazer em Ouroeste?

Cachoeira do Veloso

O ecoturismo tem crescido cada vez mais em Ouroeste, e a Cachoeira do Veloso é um local de parada obrigatória aos visitantes. Sua queda-d’água é pequena, mas é um prato cheio para se deliciar nas piscinas formadas no local.

Saindo do centrinho da cidade, basta seguir pelo R. João Veloso, que logo se torna a Estrada Dr. Léo Luchesse. Depois de cruzar a Rod. Dr. Eliéser Montenegro Magalhães, siga as orientações na estrada. O trajeto tem cerca de 25 km.

Cachoeira da Jandaia

Outra cachoeira bastante famosa para quem quiser conhecer Ouroeste é a que fica na Fazenda Jandaia. Seu grande diferencial é que ela deságua no reservatório da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha. Cogite a ideia de chegar até lá de barco ou caiaque, para a aventura ser ainda mais inesquecível.

Morro do Arara e Hotel da CESP

A aproximadamente 20 km da cidade fica o Morro do Arara, onde foi construído o Hotel da CESP, atualmente passando por revitalização. Esse hotel foi erguido para os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, sendo cercado de mata nativa e trilhas à beira do Rio Grande. O hotel também atrai convenções e pesquisadores interessados na arqueologia da região.

Pesquise aqui hospedagem na região de Ouroeste

Passeio de barco pelo Rio Grande

O reservatório da hidrelétrica transformou o Rio Grande em uma excelente opção para quem quer dar um passeio de barco por suas águas e curtir a natureza sem se lembrar da correria da vida. O turismo de pesca também é permitido em algumas épocas do ano. É impossível visitar Ouroeste e não conhecer o rio. Se essa for sua vibe, aproveite!

Piscinas naturais do Rio Grande

O reservatório da usina alagou uma grande área da região, criando diversas piscinas naturais para quem quer se refrescar nos dias mais quentes – algo que acontece em boa parte do ano. Vale ressaltar que as águas das piscinas são cristalinas, deixando o mergulho ainda mais delicioso.

Formações geológicas do Rio Grande

A região do Rio Grande é cheia de formações geológicas de tirar o fôlego: grandes paredes de rocha basáltica chamam a atenção, bem como corredeiras de águas cristalinas. Em alguns lugares, o solo com rocha de basalto parece criar um cenário de outro mundo. Isso mostra que o turismo em Ouroeste também pode servir para uma boa aula in loco de geografia.

Sítio Arqueológico Água Vermelha

Em 1997, com a inundação ocasionada pela abertura das comportas da usina, uma ossada humana foi descoberta às margens do Rio Grande. Após pesquisas, descobriram se tratar de resto humanos seculares, de tribos indígenas da região. Hoje em dia, existem 25 sítios arqueológicos na região de Ouroeste, sendo que um deles, o Água Vermelha 1, está aberto para visitação mediante agendamento no museu.

Museu Água Vermelha

Museu em Ouroeste. Foto: Divulgação Prefeitura

Para acomodar todos os achados arqueológicos da região do Rio Grande, foi criado o Museu Água Vermelha, que cataloga cada uma das peças – algumas delas milenares! O museu fica no centro de Ouroeste e possui acessibilidade como rampas e banheiros adaptados. As informações estão todas em português e inglês, para nenhum turista ficar perdido.

Como chegar

Ouroeste fica a 589km de São Paulo, fica mais para o oeste perto das divisas com MS e MG. O aeroporto mais próximo fica em São José do Rio Preto, de lá basta pegar a SP 320, o trajeto dura menos de 2 horas.

Encontre aqui passagem aérea para São José do Rio Preto

Também é possível partir do aeroporto de Araçatuba, o trajeto dura 2h pela SP 463.

Aluguel de carro online é aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.