A natureza nos oferece muitas atividades gratuitas e observar o céu acabou se tornando atração turística, já que as grandes cidades já não permitem que os moradores sequer vejam estrelas. Fenômenos como a aurora boreal e a aurora austral encantam qualquer um e o Quanto Custa Viajar mostra os melhores pontos para vê-los. Abaixo listamos os melhores lugares para ver a aurora boreal e a austral onde fica mais fácil presenciar este presente dos céus. Os caminhos, nem sempre fáceis, certamente valem a pena.
Existe, porém, algumas ressalvas na hora de procurar por este passeio. Assim como todos os fenômenos naturais, a aurora não obedece as nossas vontades e, portanto, não há garantia alguma de que você irá vê-la. As condições climáticas influenciam diretamente em sua visualização, tornando necessários alguns itens como a escuridão, céu limpo, atividade solar e, enfim, o encontro de uma zona adequada.
Para saber a diferença entre ambas as auroras é fácil. A Aurora Boreal acontece ao Norte, enquanto a Austral é ao Sul da Terra. Ou seja, países nórdicos como Suécia, Islândia e Finlândia terão aurora boreal. Cortinas de luzes neon nas cores verdes, roxas, rosas e ocasionalmente vermelhas indicam que sim, você a achou.
Lugares para ver a aurora boreal e a austral
1. Noruega
A cidade de Tromsø, conhecida como a “Paris do Norte”, é um dos melhores lugares para ver a aurora boreal. É bem acessível para ver as luzes da aurora boreal. Entre as opções, a Astronomy Voyage promove passeios com aulas de astronomia de setembro a março, incluindo visitas ao Northern Lights Planetarium. Outra ideia é ir até a vila de Ersfjorden, a 40 minutos de Tromsø.
Ainda não sabe onde se hospedar para ver essa maravilha da natureza? Confira uma lista de hotéis e pousadas aqui!
| Confira os melhores voos até a Noruega com o nosso buscador de passagens!
2. Islândia
A Islândia é certamente um dos melhores lugares para ver a aurora boreal, que se espalha por todo o seu território. Em Jokulsarlon, a 250 km da capital Reykjavik, a Glacier Lagoon é apontada como o ponto ideal para uma bela fotografia, já que o gelo acaba refletindo as luzes também.
Veja os poucos lugares para se hospedar perto da Glacier Lagoon aqui!
O Quanto Custa Viajar esteve na Islândia em Novembro de 2016 e teve a linda oportunidade de ver a aurora boreal! Para mais detalhes dessa viagem, confira nossos posts!
| Veja passagens de vários lugares do Brasil até a Islândia!
3. Finlândia
Muitos locais da Finlândia têm visão perfeita para a aurora. A ponte Paatsjoki, na vila de Nellim, quase na fronteira com a Rússia, tem 90% de chances de observação. O tour Nellim Aurora Quest acontece entre dezembro e o final de março, guiando os interessados até o local. A região também tem hotéis com tetos de vidro para os hóspedes admirarem o céu, veja algumas opções de onde ficar aqui! Outra opção é ir para Muonio e Kilpisjarvi.
| Comece a orçar sua viagem para a Finlândia pela passagem aérea
4. Canadá
Em Yellowknife e seus entornos é possível conferir o show de luzes de perto. A 25 minutos do centro está a Aurora Village, um camping que tem cadeiras aquecidas para que todos observem o céu confortavelmente, já que as temperaturas podem ficar abaixo de zero. Guias de várias línguas e atividades ao longo do dia também são oferecidas.
Confira cerca de 20 hotéis que ficam pertinho desse show da natureza!
| Passagens para todos os aeroportos do Canadá você encontra aqui!
Na região sul da Nova Zelândia é onde acontece a aurora austral, em especial na Ilha Stewart. O PaQ, que na língua Maori significa “céu brilhante”, é um dos melhores pontos fora da Antártida para se observar o fenômeno, embora tenha muita chuva. Em Queenstown também existem alguns pontos isolados para vê-lo.
Saiba quais os selecionados hotéis na região que ficam próximos ao parque!
| Veja voos para Queenstown, um dos maiores aeroportos próximos à região
6. Ushuaia
Este é, provavelmente, o único lugar na América do Sul onde as luzes aparecem. A terra do fogo Ushuaia, também chamada de “fim do mundo”, fica na Argentina e se denomina como a cidade mais austral do mundo. Durante o inverno, a escuridão permeia a cidade por cerca de 17 horas, o que traz chances de se observar a aurora austral.
As 10 melhores opções de hotéis em Ushuaia estão aqui!
| Voos saindo de SP a partir de R$ 2.000 para Ushuaia!
7. Alasca
No Estados Unidos, o Alasca é um dos melhores pontos para ver o fenômeno celeste. Em Fairbanks, cidade situada a 65 graus de latitude Norte, é onde aparecem com mais frequência e há diversos passeios disponíveis para explorá-las. Também é possível encontrar as luzes no povoado de Talkeetna, no Parque Nacional Denali e no Parque Nacional Kenai Fjords.
Hotéis e pousadas em Fairbanks para você conhecer e saber os valores!
| Passagens promocionais para os EUA você encontra aqui!
8. Suécia
A vila de Abisko, cercada por montanhas e com céu livre das nuvens, parece o lugar perfeito para ver a aurora sueca. O tour Aurora Zone oferece uma noite num hotel de gelo de dezembro a março, enquanto a Aurora Sky Station promove um banquete antes da expedição em busca das luzes.
Quanto mais incrível a vista, mais rara a hospedagem na proximidade. Por isso se quer se hospedar perto, confira aqui algumas poucas opções de onde ficar.
| Bora conhecer Estocolmo também e outros destinos Suecos? Veja voos aqui!
9. Antártida
Para ver aurora boreal e austral procure pelos polos no globo terrestre. As luzes são mais visíveis, atraentes e impressionantes, especialmente nos meses de inverno. A viagem, porém, é cara e um tanto perigosa durante este período. Se for em outra época do ano, as chances de presenciar o fenômeno diminuem.
10. Groelândia
A maior ilha homônima do mundo está no círculo ártico e portanto é mais um ponto de observação de aurora boreal. Na cidade de Kangerlussuaq, onde tem um aeroporto, se tem 300 dias e noites de céu limpo, o que aumenta bastante as chances de se presenciar o fenômeno. Entre outubro e abril acontecem excursões pela região.
Veja opções de hospedagem na Groelândia aqui e aqui opções de voos!
11. Rússia
Nem sempre muito divulgado, mas a Rússia também é um dos lugares para ver a aurora boreal, que oferece várias opções para ver o fenômeno da natureza, especialmente em suas regiões mais ao norte. Os viajantes podem apostar na cidade de Murmansk, no extremo noroeste da Rússia, para garantir boas oportunidades para ver a Aurora Boreal.
Arcangel, no norte norte da Rússia, às margens do Mar Branco, também é um local onde você pode ter a chance de testemunhar o fenômeno.
Saiba onde ficar na região de Murmansk!
| Faça seu orçamento de passagem aérea sem compromisso aqui
12. Austrália
Devido à sua localização no Polo Sul, a cidade da Tasmânia, na Austrália, é um local popular para observar a Aurora Austral. A cidade de Jasper também é outra opção para o viajante ter chances de ver este show de luzes, que diferente de outros lugares, muitas vezes se apresenta em tons de rosa, roxo e o tradicional verde.
Viajantes e estudiosos da área e do fenômeno recomendam viajar em setembro para o destino, quando as luzes do sul são mais vívidas ou entre maio e agosto, pegando o inverno, quando as noites são mais longas e a chance de ver as luzes aumentam!
| Crie já seu alerta para saber quando as passagens aéreas para a Austrália tiverem redução de preço
Dicas para ver a aurora boreal e fazer fotos!
Mas é claro que você não vai até lá só para olhar e certamente quer trazer uma recordação para casa. Na hora de tirar fotos da aurora boreal ou do céu estrelado, fique atento às dicas de fotografia que daremos a seguir. Consultamos o fotógrafo Yuri Kiddo, que atualmente vive na Nova Zelândia e tem o privilégio de ver as estrelas todos os dias.
Ele conta que para conseguir boas fotos noturnas é preciso de um elemento chave: paciência. Ver tais fenômenos celestes a olho nu é diferente do olhar da câmera, que pode até facilitar a captura de detalhes difíceis de enxergar. Com uma boa câmera em mãos e no modo manual (não automático), o ideal é aumentar bastante o ISO e diminuir a velocidade do obturado, assim é possível extrair as melhores imagens deste espetáculo.
O ISO indica a sensibilidade da película à luz. Ou seja, em situações onde a iluminação é baixa, será preciso aumentar o valor do ISO para consequentemente aumentar a sensibilidade. Segundo Kiddo, um ISO de 8 a 10 mil consegue resultar em boas fotos quando aliado a uma velocidade entre 20 e 30 segundos. Um tripé também se faz necessário para se obter mais precisão, afinal, tanto esforço não poderia resultar numa foto tremida, não é mesmo?
Para ter mais um gostinho destas incríveis luzes do Norte, confira este vídeo filmado em 4K, que mostra a aurora boreal vista do espaço, e veja nossos outros posts: onde ver fenômenos naturais, onde ver o céu estrelado e quanto custa ver a aurora.
Ótimo post! Sonho em ver a aurora boreal no Alaska, mas no momento estou planejando ver o fenômeno do sol da meia noite, na Finlândia, para realizar um sonho do meu noivo. Estou achando mega difícil de achar informações sobre isso, se rolar um post ou algumas dicas sobre esse assunto ficaria muito agradecida! Adoro o site, blog e aplicativo de vcs, sou fã! Beijos!
Obrigada Gabriela, vamos fazer posts temáticos com passeios assim bem diferentes 🙂
Meu sonho é ir, para o canada para ver essa Beleza essa paixão pelas aurora boreais despertou com o Jogo Skyrim…
Gostaria de saber qual o local com mais chance de ver a Aurora Boreal bem como a aurora Astral no mês de dezembro.Voces tem estimativa de valor deste tipo de viagem?Grata,Rosa.
Em Dezembro é possível ver apenas a aurora boreal e em todos os lugares mencionados no post as chances são boas. Para valores confira: http://quantocustaviajar.com/islandia/reykjavik e http://quantocustaviajar.com/blog/pacotes-de-viagem-para-ver-aurora-boreal/
gostaria de saber, se em final de julho estarei nesses países, onde aparece a Aurora Boreal, será que vou ter a oportunidade de nessa época, de ver, estarei com grupo, talvez o Guia comente.obrigada
Tenho certeza que é a primeira vez que estou escrevendo, grata
Olá Margarida, infelizmente a aurora boreal termina a “temporada” em Abril e só retorna em Setembro
Aurora austral em Fevereiro rola?
A Aurora Austral seria no meio do ano, nos meses de inverno 🙂