Já ouviu falar em dia polar? Incomum, o fenômeno é um dos mais belos da natureza e acontece próximo ao Círculo Polar Ártico e Antártico. Acontecendo somente durante alguns dias do ano, é neste período onde o sol não se põe, ficando aparente acima da linha do horizonte. Bateu a curiosidade? Saiba onde ver o sol da meia noite.

Durante o fenômeno, a rotação da Terra está num eixo inclinado em relação ao sol, passando pelos dois pólos (Norte e Sul) a cada seis meses e assim o céu ganha cores entre o amarelo e vermelho, além de ter o brilho suave da nossa estrela maior ao longo de todo o dia. Quem se interessa pela aurora boreal também vai gostar deste passeio.

Claro que a Noruega, não pode estar de fora neste roteiro. Entre os meses de maio e julho, a cidade de Tromsø, chamada também de Paris do Norte, é o lugar ideal para observar o acontecimento intrigante. Já em Hammerfest o sol realmente não quer ir para casa. Ele fica no céu praticamente durante todos o verão, trazendo luz à comuna por mais de 20 horas por dia.

sol da noruega

Outra opção é a capital da Lapônia, na Finlândia. A cidade de Rovaniemi tem noites claras durante o solstício de verão e temperaturas entre 10ºC e 20ºC. Na Groenlândia vale a pena se entregar de corpo e alma à aventura para observar de perto o fenômeno. Um passeio noturno de barco, saindo de Illulissat, percorre fiordes de gelo sob a luz solar, com temperaturas extremamente baixas, chegando a -25ºC.

Já na Islândia, o sol se faz presente durante 24 horas do dia no mês de julho, na cidade de Ísafjörður. Na capital, Reykjavík, o melhor período para vê-lo brilhando até tarde da noite é entre maio e julho, assim como nas outras regiões onde acontece o solstício.

sol da meia noite-finlandia

Enquanto isso, na América do Norte, o Alasca atrai turistas curiosos em observar o espetáculo celeste e tem até celebração, o Festival do Sol da Meia-Noite, em Fairbanks. A cidade de Inuvik, no Canadá, está ao norte do círculo polar e tem sol constante durante 50 dias, acompanhado de festivais e muita movimentação no período em que os termômetros marcam aproximadamente 20ºC.

sol da meia noite no alasca

sol da meia noite na finlandia

Fotos: reprodução

6 comentários

  1. Valeeeeeu QCV! Adorei estas dicas! Quero ver este fenômeno lindo na Finlândia, pretendo ir ano que vem! Mais vontade ainda depois de ver esse post! Arrasaram!

  2. Deve ser uma experiência inesquecível poder usufruir de todas as actividades que os países próximos dos polos têm para oferecer a qualquer hora do dia. Para além disso, a posição do sol próxima do horizonte permite captar fotografias maravilhosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *