Já ouviu falar em dia polar? Incomum, o fenômeno é um dos mais belos da natureza e acontece próximo ao Círculo Polar Ártico e Antártico. Acontecendo somente durante alguns dias do ano, é neste período onde o sol não se põe, ficando aparente acima da linha do horizonte. Bateu a curiosidade? Saiba onde ver o sol da meia noite.
Durante o fenômeno, a rotação da Terra está num eixo inclinado em relação ao sol, passando pelos dois pólos (Norte e Sul) a cada seis meses e assim o céu ganha cores entre o amarelo e vermelho, além de ter o brilho suave da nossa estrela maior ao longo de todo o dia. Quem se interessa pela aurora boreal também vai gostar deste passeio.
Claro que a Noruega, não pode estar de fora neste roteiro. Entre os meses de maio e julho, a cidade de Tromsø, chamada também de Paris do Norte, é o lugar ideal para observar o acontecimento intrigante. Já em Hammerfest o sol realmente não quer ir para casa. Ele fica no céu praticamente durante todos o verão, trazendo luz à comuna por mais de 20 horas por dia.
Outra opção é a capital da Lapônia, na Finlândia. A cidade de Rovaniemi tem noites claras durante o solstício de verão e temperaturas entre 10ºC e 20ºC. Na Groenlândia vale a pena se entregar de corpo e alma à aventura para observar de perto o fenômeno. Um passeio noturno de barco, saindo de Illulissat, percorre fiordes de gelo sob a luz solar, com temperaturas extremamente baixas, chegando a -25ºC.
Já na Islândia, o sol se faz presente durante 24 horas do dia no mês de julho, na cidade de Ísafjörður. Na capital, Reykjavík, o melhor período para vê-lo brilhando até tarde da noite é entre maio e julho, assim como nas outras regiões onde acontece o solstício.
https://youtu.be/-GDjinFsepk
Enquanto isso, na América do Norte, o Alasca atrai turistas curiosos em observar o espetáculo celeste e tem até celebração, o Festival do Sol da Meia-Noite, em Fairbanks. A cidade de Inuvik, no Canadá, está ao norte do círculo polar e tem sol constante durante 50 dias, acompanhado de festivais e muita movimentação no período em que os termômetros marcam aproximadamente 20ºC.
Fotos: reprodução
Valeeeeeu QCV! Adorei estas dicas! Quero ver este fenômeno lindo na Finlândia, pretendo ir ano que vem! Mais vontade ainda depois de ver esse post! Arrasaram!
[…] [+] Sabia que na Noruega é possível ver o “sol da meia noite”? Descubra! […]
[…] [+] Já ouviu falar no sol da meia noite? Saiba onde ver esse fenômeno incrível! […]
Deve ser uma experiência inesquecível poder usufruir de todas as actividades que os países próximos dos polos têm para oferecer a qualquer hora do dia. Para além disso, a posição do sol próxima do horizonte permite captar fotografias maravilhosas.
[…] mais informações do cruzeiro no site oficial da Hurtigruten aqui. Há ainda a opção de ver o sol da meia noite, outro fenômeno natural que acontece na […]
[…] sol da meia noite é um dos fenômenos mais legais da Terra e já falamos sobre ele aqui. Em plena luz do dia, mas com o relógio já em horário noturno, a competição reúne pessoas de […]
[…] e também um dos principais pontos de observação de fenômenos naturais como a aurora boreal e o sol da meia noite. Além disso, essa é também a terra do Papai Noel, que recebe visitas em sua casa durante o Natal […]
[…] de Andenes, ao Norte do país, lá para os lados de Tromsø, onde se observa a aurora boreal e o sol da meia noite. É um lugar bem distante da capital, mas não se preocupe, porque embora a cidade seja […]