A Oktoberfest em Blumenau é a maior festa popular alemã fora da Alemanha. Conhecida pelas músicas tradicionais, culinária deliciosa e claro, pela ótima cerveja, é um evento que movimenta a cidade inteira.

Se você quer saber das melhores dicas para aproveitar ao máximo os 19 dias da festa, fique aqui com a gente e já programe seu calendário. A Oktoberfest em Blumenau acontece de 5 a 23 de novembro de 2022.

Oktoberfest em Blumenau

A Oktorberfest tem origem alemã e sua primeira comemoração aconteceu em 1810, em Munique, quando o Rei Luís I, conhecido como Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia.

Em Blumenau, a festa acontece na Vila Germânica. São três pavilhões regados de muita cerveja e música, além de um setor ao ar livre – menos barulhento.

A abertura da Oktoberfest é feita com um desfile tradicional, na principal rua da cidade – a rua XV de Novembro. 

Turistas também podem participar se estiverem trajados a rigor, e devem seguir o passeio até a Vila Germânica. Mas se estiver chovendo, provavelmente o desfile não vai acontecer – então esteja preparado pra isso.

Comidas e bebidas

Todos os anos, famosas marcas de cerveja participam da Oktoberfest em Blumenau. Cervejas que, inclusive, fazem parte da Rota da Cerveja.

Se você quer aproveitar a degustação, tente ir durante a semana, pois será mais calmo e você vai conseguir provar pratos tradicionais, como o Eisbein (joelho de porco), Goulasch (guisado de carne) e outras delícias como a salsicha alemã e as batatas recheadas.

E se você tem alguma restrição alimentar, não tem problema! Lá também tem espaço para vegetarianos, veganos e até celíacos! Sim, mesmo quem tem intolerância ao glúten (presente na cerveja) vai conseguir aproveitar.

Espaço para crianças

Quem tem crianças também pode ficar despreocupado, pois a Oktoberfest tem um espaço reservado pra garotada. É o Kinderplatz, que tem atividades educativas e também muita diversão. Os monitores são treinados para distrair os pequenos enquanto os pais curtem a festa.

Desfiles oficiais

Quem não quer perder os desfiles tradicionais (e se quiser participar, lembre-se de ir vestido a rigor!), aqui tem a lista atualizada:

Rua XV de Novembro

5 de Outubro – Quarta-feira, às 19h30

8 de Outubro – Sábado, às 16h.

12 de Outubro – Quarta-feira, às 16h.

15 de Outubro – Sábado, às 16h.

19 de Outubro – Quarta-feira, às 19h30.

22 de Outubro – Sábado, às 16h.

Vila Itupava

16 de Outubro – Domingo, às 10h.

Dicas para aproveitar a festa

A Oktoberfest em Blumenau reúne muita gente. Por isso, é importante ficar atento a alguns detalhes para aproveitar ao máximo, sem ficar de fora (sim, é uma possibilidade).

1. Compre os ingressos pela internet

Além de evitar filas na chegada e garantir mais tempo de festa, você evita que os ingressos sejam esgotados. Planejamento é tudo, certo?

Compre aqui os ingressos com antecedência

2. Chegue cedo

Além de comprar os ingressos com antecedência, chegue cedo na festa. Assim você aproveita a festa, as cervejas e os aperitivos com tranquilidade. Nossa recomendação é chegar por volta das 17h.

3. Prove as comidas típicas na Oktoberfest em Blumenau

Mesmo que algumas delas sejam diferentes ao seu paladar, não deixe de provar nem que seja um pouco. Com certeza vai valer a pena!

4. Faça tiro ao alvo

Apesar de não ser a atração principal da festa, pode render boas risadas se você estiver com uma turma legal. Aposte cervejas e teste a sorte – ou melhor, a mira.

5. Marque um ponto de encontro, pois se perder é muito fácil

Se estiver em grupo, marque um ponto de encontro e um horário para se encontrarem, caso se percam. 

6. Se dirigir, não beba

Vale sempre a pena lembrar, certo? 

Como chegar na Oktoberfest em Blumenau

Os turistas que desejarem visitar Blumenau durante a Oktoberfest precisam se antecipar e garantir as passagens e estadias. Os aeroportos mais próximos são Navegantes, Joinville e Florianópolis, em ordem de distância.

Encontre sua passagem aérea para Navegantes

Alguns traslados podem ser comprados até pela internet, principalmente se você ficar em Florianópolis ou em Balneário Camboriú.

Onde se hospedar na Oktoberfest em Blumenau

Durante a Oktoberfest, é comum que as pousadas em Blumenau estejam super lotadas. Mas calma, que para tudo tem uma solução. Antes de se desesperar, que tal clicar aqui e ver se ainda existem vagas por lá?

Se você viaja em família, e não conseguiu vaga em Blumenau, outra alternativa é a cidade de Gaspar, que fica bem próxima. Lá é cheio de hotéis fazendas que serão um grande atrativo para qualquer idade.

Já para os mais jovens, que gostam do agito, se hospedar em Balneário Camboriú é uma ótima alternativa. Afinal, os agitos da noite vão estar sempre presentes!

E aí? Já está arrumando as malas para essa super festa? Depois conta pra gente aqui nos comentários o que achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.