O Rio de Janeiro é o destino mais visitado do país. Com atrações que agradam a todo tipo de turista, a Cidade Maravilhosa é sempre uma opção de viagem certeira para quem gosta de praias, natureza, cultura e diversão. Se você está planejando conhecer a capital fluminense e precisa de uma ajudinha na hora de montar um roteiro de passeios, hoje irá descobrir lugares para visitar no Rio de Janeiro durante uma viagem curta de três dias.

Nem sempre temos tanto tempo quanto gostaríamos para viajar, seja a turismo durante as férias ou até mesmo para passear pela cidade enquanto estamos a trabalho. Mas isso não é um empecilho na hora de ter ideias de viagens! O fato é que tempo de qualidade está diretamente ligado com fazer os momentos do dia a dia ganharem importância. Dependendo das suas escolhas, a experiência de viagem pode ser ainda mais memorável, mesmo tendo apenas 3 dias no Rio de Janeiro.

Escolher bem o local onde pretende se hospedar é uma decisão importante na hora de planejar sua viagem. Isso porque é necessário pensar quais atrações deseja visitar e como você irá se deslocar pela cidade para chegar a cada uma delas, porque ninguém quer perder tempo no trânsito não é mesmo?

A rede de hotéis Novotel possui cinco unidades no Rio localizadas em pontos estratégicos que facilitam seus passeios, com unidades em Botafogo, na Barra da Tijuca, pertinho do Aeroporto Santos Dumont, no Porto Atlântico e no Parque Olímpico. Assim, será possível aproveitar o tempo com muito mais qualidade. Pense que sua viagem vai além da visita aos pontos turísticos. Ficar em um lugar que se dedica ao bem-estar do hóspede e garante momentos de prazer para você, sua família e equipes de trabalho faz diferença.

piscina do novotel barra da tijuca
Foto: divulgação / Hotel Novotel Rio de Janeiro Barra da Tijuca
novotel botafogo
Foto: divulgação / Hotel Novotel RJ Praia de Botafogo

Diga se não é tudo de bom após um dia puxado de passeios, descansar à noite em uma piscina com vista para a cidade, ficar na sauna para relaxar ou aproveitar drinks diferenciados no bar do hotel? É uma experiência que vai muito além de só um lugar para dormir, porque quanto mais aproveitamos nosso tempo, fazendo o que gostamos e com qualidade, melhor será a viagem 😉

O que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias

Quer otimizar seu tempo e aproveitar cada passeio com qualidade? Confira nossas dicas!

Para se desconectar do trabalho

Seja curtindo o momento tão aguardado das férias ou apenas conseguindo uma emenda de feriado, quem deseja viajar para se desconectar do trabalho encontra no Rio um montão de passeios ao ar livre e bares para conhecer gente nova e se divertir. Veja o que fazer!

Dia 1: contemplar o pôr do sol

pedra do arpoador rio de janeiro
Foto: Isaias Fernandes

Durante uma viagem de 3 dias ao Rio de Janeiro, separe uma manhã para andar de bicicleta pela Lagoa Rodrigo de Freitas e ir ao Mirante do Leblon. Se preferir continuar com passeios mais tranquilos, a dica é seguir para a Urca e visitar o Pão de Açúcar, um dos passeios mais tradicionais na Cidade Maravilhosa.

Outra possibilidade para aproveitar à tarde é pegar uma praia em Ipanema. Fique por lá até o final do dia para curtir o pôr do sol em cima da Pedra do Arpoador. Será um dos melhores pontos para curtir esse momento (e o acesso até as pedras é fácil).

Outros lugares legais para ter uma vista da cidade e aproveitar o pôr do sol são o Mirante Dona Marta, onde você consegue apreciar a beleza do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara — e é de graça. Também vale a pena ir ao Forte Duque de Caxias, custa R$ 4 e fica no Leme (com acesso até 16h30). A subida é leve, fácil e fica em uma área militar. Lá em cima, o visitante tem vista maravilhosa para o Pão de Açúcar e Copacabana.

Dia 2: aventurar-se em uma trilha

Foto: Wikimedia Commons

No segundo dia, no período da manhã, faça o tour no Vidigal e a trilha ao Morro Dois Irmãos. Muitos moradores do morro prestam serviço de guia, é uma ótima maneira de ter uma experiência de viagem inesquecível e ajudar a comunidade local. Passear pelas ruas de Santa Teresa, olhando cada um dos casarões antigos e ateliês de arte é uma maneira de caminhar e se encantar pela história do Rio. Ir até a Galeria Cajá, um misto de espaço cultural, loja de arte e bistrô, vale a pena. Você pode separar um período inteiro para fazer esse tour.

À tarde, quem gosta de natureza pode fazer a trilha da Pedra do Telégrafo, que se tornou um dos pontos favoritos dos turistas para registrar fotos. É uma trilha moderada e recomendada para quem já tenha feito algum tipo de caminhada, já que alguns trechos são íngremes — separe um período inteiro para fazer o passeio.

Chegando à pedra, entre na fila para fazer sua foto, mas aproveite tudo o que tem ao redor. Uma dica é ficar hospedado no Novotel Botafogo, já que a Pedra do Telégrafo fica para esses lados da cidade e, ao retornar para o hotel, você pode relaxar as perninhas sauna para renovar as energias, aproveitar o jantar saboroso, dormir com muito conforto e seguir com mais passeios no próximo dia!

Dia 3: vista privilegiada do Rio e mais praias

o que fazer no rio de janeiro em 3 dias
Foto: Wikimedia Commons

Outra maneira de aproveitar bem seu tempo durante uma viagem de três dias no Rio de Janeiro é fazer a Trilha da Pedra do Pontal, mais uma forma de se desconectar da loucura do dia a dia e ter contato com a natureza — também vale a pena separar um período inteiro para aproveitar o passeio com calma.

A trilha começa no Recreio dos Bandeirantes na altura do posto 12, entre as Praias do Recreio e a Praia da Macumba. Apesar de ser fácil, alguns trechos são escorregadios, por isso atenção durante a caminhada. Importante: não faça a trilha com a maré alta, já que o início da trilha é feito por uma estreita faixa de areia.

Depois, você pode aproveitar o resto do dia ou na própria Praia da Macumba, cujo mar tem ondas fortes e boas para quem gosta de surfar. A orla extensa e bonita possui vários quiosques ao redor (bom para fazer um lanchinho) e também tem ciclovias. Caso tenha disposição, é possível pedalar e conhecer mais um pedacinho do Rio! Se quiser ir além, passe a tarde na Praia do Secreto, um pequeno oásis que, na maré baixa, forma piscinas naturais de águas cristalinas, e siga até a Prainha. Você não vai se arrepender: o visual é simplesmente incrível!

Quem fica hospedado no Novotel Barra da Tijuca consegue aproveitar a localização privilegiada dessa unidade para fazer os passeios. Depois de tanto agito, nada melhor do que retornar para o hotel, fazer uma refeição bem gostosa no restaurante e relaxar, bebendo drinks no bar.

Para se conectar com a família

Aproveitar nosso tempo com as pessoas que amamos é essencial. As coisas mais simples da vida, como fazer um lanche ou sentar no gramado de um parque são recompensadoras quando estamos rodeados pelos nossos amores. Durante uma viagem de 3 dias ao Rio de Janeiro, os visitantes que desejam ficar ainda mais conectados com a família encontram diversas atrações.

Dia 1: aquário, museus e o templo do futebol

o que fazer no rio de janeiro em 3 dias
Foto: Wikimedia Commons

Para quem fica hospedado no Novotel Porto Atlântico, conhecer toda essa região portuária revitalizada é uma ótima pedida. Comece o tour pelo AquaRio, um passeio que agrada adultos e crianças. Também, estamos falando do maior aquário da América do Sul que abriga 3 mil animais.

Conheça tudo ao redor, já que o Museu do Amanhã e o Boulevard Olímpico ficam ali. Até alugar uma bicicleta por hora você consegue para aproveitar ainda mais o passeio. De lá, é possível ver a ponte Rio-Niterói, aproveitar a praça florida com muitos prédios atrás e visitar a igreja. É possível até emendar passeios, indo à feira de São Cristóvão, um tour pelo Maracanã e conhecer a Escadaria Selarón. É quase possível separar um dia inteiro para fazer esses passeios, principalmente se estiver viajando com crianças.

Dia 2: aos pés do Cristo

o que fazer no rio de janeiro em 3 dias
Foto: Wikimedia Commons

Um tipo de passeio para ficar juntinho com a família e ao mesmo tempo apreciar as belezas naturais da Cidade Maravilhosa passar no Parque da Lage, uma área verde lindíssima rodeada por mata fechada, com diversos lagos e área de lazer para as crianças se divertir. Depois, é só seguir para o Jardim Botânico, mais um cartão-postal que dispensa apresentações na cidade. O cenário natural é perfeito para fazer muitas fotos, trazendo recordações incríveis da cidade.

À tarde, reserve seu tempo para é ir ao Corcovado e ficar aos pés do Cristo Redentor. Subir de trenzinho, passando pelo meio da mata, é um tour que tem tudo para agradar adultos e crianças. Veja mais passeios para fazer com crianças no Rio.

Dia 3: curtindo atividades de lazer

Foto: divulgação / The Maze Rio

Aproveitar uma manhã no Aterro do Flamengo é uma maneira legal de ficar com a família e se divertir durante uma viagem de 3 dias no Rio de Janeiro. A área com 7 km de extensão vai do Aeroporto Santos Dumont até a Enseada de Botafogo.

Atividades esportivas como andar de patins, de bicicleta, de skate, aventurar-se no slackline, jogar basquete e até fazer standup paddle estão à disposição. Sempre em um domingo do mês, as ruas do entorno ficam fechadas para todo mundo aproveitar ainda mais! Descubra mais dicas sobre o que fazer no Rio aos domingos.

Para facilitar o passeio nesse local, tem um Novotel pertinho do aeroporto e outra unidade em Botafogo. Escolhendo uma das duas opções, você consegue aproveitar o parque com experiências dignas de um morador local. Quando voltar no final do dia, os hotéis têm áreas de lazer para crianças continuarem gastando energia! Os adultos aproveitam a sauna e bons drinks no bar!

Um passeio pelo Parque Estadual do Grajaú, ver de perto o The Maze Rio, conhecer o Parque das Ruínas e até tomar um cafezinho na Confeitaria Colombo são mais atividades que os viajantes podem realizar durante uma viagem curta ao Rio.

Não é à toa que a cidade é a mais visitada no Brasil. Independente do seu perfil e propósito de viagem, o Rio tem tudo para te deixar feliz.

*artigo patrocinado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *