Quem ainda não conhece Salvador e não começou o roteiro para essa cidade – uma das mais alegres e festeiras do mundo – pode ter dúvidas sobre o que fazer por lá, o que é indispensável conhecer e quais os pontos turísticos obrigatórios. Por isso, confira o que fazer em Salvador em 5 dias e não perca nenhum detalhe importante!
Claro que você pode e deve adaptar o nosso roteiro de viagem para atender às suas necessidades e demandas, afinal, são apenas sugestões para quem pode estar com alguma dificuldade de montar um roteiro na cidade. Mesmo quem já estiver com roteiro pronto, vale dar aquela conferida no que fazer em Salvador em 5 dias para ver se está faltando algo importante ou até pra contar pra gente algo indispensável para fazer por lá!
Antes de tudo, reserve aqui sua hospedagem em Salvador!
E se você for ficar mais ou menos dias, sem problema algum! Você pode complementar ou tirar as sugestões e dias para caber da melhor forma em seu cronograma. Mas já te adiantamos, o que fazer em Salvador em 5 dias é o básico com alguns complementos, porque daria pra ficar o mês todo conhecendo esse paraíso!
Agora chega de papo, vem saber o que fazer em Salvador em 5 dias!
O que fazer em Salvador em 5 dias
Dia 1 – Chegada, passeios culturais e centro histórico
Se você ainda não conhece a cidade, é inevitável e impossível não gastar um tempinho fazendo a parte cultural e se deslumbrando com o centro histórico de Salvador.
Para o primeiro dia do que fazer em Salvador em 5 dias, o viajante depois de fazer check in no hotel e escolher uma roupa confortável, passar o protetor solar e colocar um biquíni na bolsa (afinal, toda hora pode ser hora de praia!), é hora de desbravar a cidade.
Explore o Centro Histórico de Salvador, conhecido como Pelourinho. As ruas de paralelepípedo oferecem uma infinidade de coisas para se fazer, bares de caipirinha ao ar livre, restaurantes de acarajé, lojas de souvenirs e praças cheias de músicos e dançarinos no histórico Pelourinho. É uma verdadeira experiência simplesmente bater perna por ali.
Na chegada, o visitante pode conhecer o famoso Mercado Modelo, tombado como patrimônio histórico e que mantém a mesma arquitetura neoclássica original da época de sua construção, em 1861. Este é um daqueles pontos turísticos clássicos e imperdíveis, e para quem quiser já fazer umas comprinhas de produtos típicos e de artesanato, ali é local!
Saindo do Mercado Modelo, logo em frente fica um dos mais conhecidos pontos turísticos e cartões-postal de Salvador, o Elevador Lacerda, que é o principal meio de transporte entre Cidade Alta (zona do pelourinho e do centro histórico) e a Cidade Baixa (região comercial e portuária).
O elevador funciona até hoje e tem 72 metros de altura. O percurso dura cerca de trinta segundos, mas dá para ter uma vista surreal dele.
Para quem quer saber o que fazer em Salvador em 5 dias da parte histórica, os pontos turísticos coloniais incluem a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador, com azulejos portugueses e esculturas intrincadas banhadas a ouro.
Por lá ainda é possível visitar a Praça da Sé e a Fundação Casa de Jorge Amado.
+ Confira os melhores restaurantes temáticos em Salvador
Dia 2 – Praias e Farol da Barra
No segundo dia, o que fazer em Salvador em 5 dias é um pouco mais relax do que o primeiro dia e é hora de contemplar a beleza natural desta cidade espetacular.
Comece o dia visitando o Farol da Barra, um dos principais cartões-postais de Salvador. É possível subir ao ponto mais alto do farol, onde há um mirante, através de uma escadaria interna e curtir o belo visual da Barra e da Baía de Todos os Santos.
Para quem gosta de museus, vale visitar o Museu Náutico da Bahia, localizado dentro do Farol da Barra, o Museu Náutico da Bahia apresenta uma coleção de artefatos e objetos relacionados à história naval e marítima da região.
Depois de conhecer o Farol, é hora de curtir a praia! A área ao redor do Farol da Barra abriga a Praia do Porto da Barra, uma das mais famosas de Salvador. Aproveite para relaxar na praia, entrar no mar, tomar sol e curtir comidinhas e bebidas geladas nas barracas e quiosques que oferecem alimentos típicos da cidade.
Para quem gosta de atividades aquáticas, na Praia do Porto da Barra é possível alugar equipamentos para stand-up paddle, caiaque ou até mesmo fazer um passeio de banana boat. O mar é tranquilo e as águas bem clarinhas!
Vale a pena passar o dia nesta praia e esperar para ver o sol se pôr. Conforme o dia for acabando, você verá a praia enchendo, já que muitas pessoas se reúnem para testemunhar este momento no local que é considerado o pôr do sol mais bonito de Salvador.
Dia 3 – Praia do Forte e Projeto Tamar
Conhecer a Praia do Forte, no município de Mata de São João, a cerca de 80 quilômetros da capital do estado, Salvador, é praticando indiscutível quando o assunto é o que fazer em Salvador em 5 dias.
Cerca de 1h30 de carro de Salvador, além da bela praia e do centrinho comercial super simpático, cheio de novos restaurantes e lojinhas, o local recebe o Projeto Tamar, local que é quase uma tradução das viagens à Salvador.
O Projeto Tamar Praia do Forte é um dos mais visitados do Brasil e tem mais de 10 mil metros quadrados de área de pesquisa e centro de visitação. Para adultos ou para crianças, o passeio é uma ideia certa!
O local é fofíssimo e é possível ver várias tartarugas bem de pertinho, além de entender mais sobre sua preservação e o risco que correm nos mares.
Com aquários, visitas guiadas e mais, o Projeto Tamar funciona de quarta a domingo, das 11h às 17h e custa R$ 38 por pessoa para entrar.
Você pode agendar esses passeios online clicando aqui
Dia 4 – Ilha de Itaparica
Visitar a Ilha de Itaparica com certeza pode fazer parte do seu roteiro de o que fazer em Salvador em 5 dias.
Localizada na Baía de Todos os Santos, o viajante pode chegar nela de ferry boat em Salvador. Por lá, visite a Vila Histórica de Itaparica, caminhe pelas ruas charmosas e conheça a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Forte de São Lourenço e o Solar do Unhão.
Aproveite as praias paradisíacas da ilha, como a Ponta de Areia e a Praia do Forte, onde você pode relaxar, nadar e desfrutar de uma deliciosa comida típica.
A paisagem por lá é realmente surreal, a areia branquinha com mar translúcido. Vale a pena dedicar um dia para conhecer esta ilha e fazer muitas fotos!
Ainda não tem passagem? Encontre aqui passagem aérea barata para Salvador
Dia 5 – Praia do Flamengo e Mercado do Rio Vermelho
Tem muito o que fazer em Salvador em 5 dias e claro que a maior parte dos dias devem ser dedicados às belas praias da cidade! No quarto dia, visite a Praia do Flamengo, uma das praias mais bonitas de Salvador. Desfrute de suas águas cristalinas, faça uma caminhada pela orla e aproveite para relaxar antes de voltar para casa.
A praia fica na fronteira de Salvador com a cidade de Lauro de Freitas, pertinho do aeroporto, e não estranhe se encontrar vários viajantes procurando pela praia, pois ela está a cada dia mais famosa!
A Praia do Flamengo é ótima para prática de kitesurf e surf, mas ainda assim dá para curtir como banhista sem problemas.
Quem curte ficar em barracas mais chiques, tipo clube de praia para passar o dia consumindo e descansando, vai encontrar boas opções lá para isso.
À tarde, vá ao Mercado do Rio Vermelho, também conhecido como Ceasinha, um mercado de frutas, legumes, especiarias e artesanato. Lá é uma boa opção para quem quer comprar lembrancinhas.
Depois, infelizmente chegou a triste hora de arrumar as malas e se despedir desse destino paradisíaco.
…
Gostou do que fazer em Salvador em 5 dias? Quem sabe da próxima vez rola esticar a viagem e conhecer outros lugares incríveis da capital soteropolitana.