O Quanto Custa Viajar quer te mostrar que existem muitos destinos, roteiros e lugares incríveis para conhecer no mundo todo – e muito além dos pontos turísticos mais tradicionais e visitados. Assim, o guia de hoje é sobre o que fazer em Liubliana, capital da Eslovênia.

A cidade conta com castelos medievais, pontes famosas, praças, muitos restaurantes e ainda reza a lenda que um dragão guarda a cidade.

Além disso, a Eslovênia é um país bem pequeno, o que facilita você conhecer muitos lugares incríveis que ficam bem próximos à capital e dá pra incluir no seu roteiro do que fazer em Liubliana.

Aqui inclusive te contamos quais os pontos turísticos mais apaixonantes da Eslovênia.

o que fazer em Liubliana
Foto: Pixabay

Então chega de papo e vem saber mais sobre o que fazer em Liubliana.

| Confira passagens aéreas para a Eslovênia e para qualquer lugar do mundo aqui

Conheça Liubliana

Antes de saber exatamente o que fazer em Liubliana (ou Ljubljana como é o nome original) vamos te contextualizar um pouco sobre a capital do país, que também é a maior cidade da Eslovênia (que só conseguiu sua independência em 1991) e que vem apostando e investimento muito em infraestrutura e turismo.

O país tem uma posição geográfica estratégica e faz fronteira com a Itália, Hungria, Áustria e Croácia. Ou seja, dá para coordenar uma viagem para conhecer a capital, explorar o que fazer em Liubliana e visitar outros países. Aqui demos a sugestão de um roteiro de viagem para a Croácia e Eslovênia.

Liubliana tem quase 300 mil habitantes, fica às margens do rio Liublianica e é bem pequena. Em 2022, a cidade foi considerada o melhor destino Europeu e também é apelidada de “Suíça acessível” por alguns viajantes.

A capital é muito subestimada e nem sempre incluída nos roteiros de viagens, mas vale muito a pena conhecer por oferecer paisagens lindas, castelos, pontos turísticos bem legais e ainda uma posição que permite combinar outros destinos eslovenos próximos ou mesmo outros países.

Sabendo esses conhecimentos básicos sobre a cidade, vem ver o que fazer em Liubliana.

Pesquise aqui sua hospedagem em Liubliana

O que fazer em Liubliana

Tem muito o que fazer em Liubliana e recomendamos você passar pelo menos dois dias inteiros na cidade, sem fazer passeios nos pontos turísticos vizinhos, para conhecer bem a capital. 

Se você pretende visitar as Cavernas de Postojna, o Castelo de Predjama e o Lago Bled (passeios mais imperdíveis do país além da capital), recomendamos você ficar pelo menos de 4 a 5 dias em Liubliana, coordenando passeios de bate e volta para estes pontos turísticos, que ficam a menos de uma hora da cidade.

Começando de fato a lista do que fazer em Liubliana, a primeira dica é sair andando até chegar ao centro histórico para ver de perto os traços bem europeus da cidade, assim como vemos em outros destinos, marcado por uma arquitetura barroca e renascentista.

Centro da cidade e ponte tripla

O centro histórico é o coração da cidade, onde fica o rio Liublianica e as principais atividades da cidade.

O centro é cortado pelo rio e possui várias lojas e restaurantes ao seu redor e uma das principais coisas a se fazer é almoçar e jantar por ali, para testemunhar a beleza da cidade 

Ainda no centro, onde fica a Igreja Franciscana da Anunciação.(que é linda e cor de rosa), você pode conferir uma escultura de um poeta que fica olhando para um dos prédios, onde fica a estátua de sua amada na janela.

o que fazer em Liubliana
Foto: Pixabay

No centro fica a famosa Ponte Tripla, que assim como o nome sugere, tem três passagens diferentes cheias de decorações, cadeados de pessoas apaixonadas e esculturas que remetem à mitologia.

Ponte dos Dragões

No centro é imperdível conferir a Ponte dos Dragões, que fica um pouco mais para frente da Ponte Tripla, onde existem esculturas de dragões guardando a ponte. 

Inclusive o viajante vai ver em todo lugar e em toda lojinha referências aos dragões em bichos de pelúcia, imãs, casacos e mais.

Para abreviar a história, a lenda diz que há séculos existia um dragão muito ameaçador que morava na cidade e ele se apaixonou por uma dragão fêmea e eles tiveram um filhotinho, mas que diferente do pai, era fraco e amava os humanos.

Inclusive a lenda diz que o desapontamento do pai foi tanto que ele chorou tanto que suas lágrimas formaram o Rio Ljubjanica.

O filhote de dragão costumava ficar sentado na ponte ao lado do Rio Ljubjanica (onde é a atual Ponte do Dragão hoje) vendo os casais humanos. Um dia, uma criatura mágica do rio o colocou para dormir na ponte e o petrificou. Quando os humanos, que o adoravam, descobriram, pediram para o escultor fazer mais 3 estátuas de dragões na ponte. Assim, hoje existem 4 dragões na ponte e um deles é o suposto dragão de verdade. 

Castelo Medieval

Uma das coisas mais imperdíveis do que fazer em Liubliana ainda no centro é visitar o Castelo de Ljubljana, acima do centro de Ljubljana, que oferece uma vista panorâmica surreal da cidade. 

Para conhecer o castelo, você vai precisar andar no funicular, que é muito legal. Chegando lá, o castelo é enorme, tem um pátio gigante, um restaurante e várias partes a serem desbravadas. Dá para investir meio período neste passeio fácil! Inclusive não perca os atores que contam a história do castelo com roupas típicas.

Parque Tivoli

Para quem gosta de passeios ao ar livre e de caminhadas, vale conhecer o belíssimo Parque Tivoli, o maior parque da cidade, que conta com esculturas em seu caminho, muitas árvores, natureza, área para piquenique e mais.

Ljubljana Zoo

o que fazer em Liubliana
Foto: Rawpixel

Pode ser que o viajante ache bobagem gastar um tempo em um Zoológico, mas o Ljubljana Zoo fica pertinho do Parque Tivoli e tem vários animais diferentes do que temos no Brasil.

Inclusive lá você poderá ver de pertinho o raro panda de cara-vermelha, dromedários, coalas e mais espécies.

| Aqui você confere vários passeios para fazer em Liubliana e reserva tudo em reais antecipadamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.