Vai viajar para Itália e ainda não tem certeza de quais cidades visitar ou quanto tempo passar nelas? Hoje a dica é para incluir a encantadora Veneza na sua programação, uma das cidades mais lindas do país e que vale a pena dar uma passadinha mesmo que seja por um curto período de tempo, então vamos te dar todas as dicas para otimizar e colocar em prática um roteiro do que fazer em 1 dia em Veneza.

Ao programar uma viagem, especialmente pela Europa onde o deslocamento é fácil e barato, as possibilidades de conhecer novas cidades e até países são enormes, e por isso nem sempre será possível passar muito tempo em cada destino desejado. Na Itália essa situação é bem comum, já que são muitas cidades e pontos turísticos incríveis para conhecer.

Para aproveitar o melhor do seu tempo, vem ver tudo o que fazer em 1 dia em Veneza (mas saiba que você vai embora querendo muito mais da cidade, te garantimos isso!).

| Ainda não tem passagens aéreas para sua eurotrip? Confira os melhores valores aqui

Como planejar 1 dia em Veneza

O primeiro passo é planejar sua chegada estrategicamente para aproveitar bem o que fazer em 1 dia em Veneza. Por isso, a primeira dica é tentar encaixar seu dia na cidade dentro do seu roteiro, conferindo quais outras cidades vai conhecer para fazer “sentido” o deslocamento. 

Por exemplo, de Milão a Veneza, a viagem de trem dura 2h30, de Roma 4 horas, de Verona apenas 1 hora, de Bolonha 1h30, de Florença 2h30. 

Um roteiro comum da região é chegar por Roma, ir para Florença, Veneza, Verona e terminar por Milão (tudo isso de trem, que você confere os valores e horários aqui). Na minha experiência de viagem em 2023, fiz a parada de 1 dia em Veneza no caminho saindo de Trieste e indo para o próximo destino que seria Verona.

| Veja hospedagens na Itália com valores em reais e avaliações recentes

Como passar 1 dia em Veneza

Se você estiver de trem, com as malas e não quiser dormir em Veneza, com a intenção de seguir viagem no mesmo dia, saiba que será corrido mas é possível. Aqui a dica é chegar o mais cedo possível em Veneza, parando se possível já na estação Venezia Santa Lucia, que já chega na parte turística da cidade, logo em frente ao canal.

Também é possível descer na estação Venezia Mestre e pegar outro trem até Santa Lucia, mas isso depende das rotas oferecidas pela região que você estiver. Em ambas as estações é possível contratar o serviço de guarda-volumes e você pode deixar suas malas paradinhas e guardadas em um local fechado (mas leve passaporte e dinheiro com você hein) e seguir sua programação.

Agora que você está livre das malas e já chegou na parte turística da cidade, vamos ver o que de fato dá para fazer passando algumas horas na cidade.

O que fazer em 1 dia em Veneza

Ao sair da estação Santa Luzia, é hora de correr para colocar em prática tudo o que fazer em 1 dia em Veneza, mas o viajante já vai ter certeza que valeu a pena a viagem pois todas as promessas do que Veneza seria já são concretizadas logo nos primeiros passos fora da estação: o Grande Canal (um dos principais canais da cidade) está a sua frente, em uma cidade sem carros e estradas, onde vários turistas estão contratando o serviço de gôndola e também onde há vários vendedores ambulantes vendendo itens com nome da cidade.

A paisagem é linda, confira a foto logo na saída da estação que tiramos em outubro de 2023!

1 dia em Veneza
Foto: Reprodução Arquivo pessoal

Depois de ficar chocado com a beleza, o viajante deve focar em se dirigir até a Piazza de San Marco, onde ficam os principais pontos turísticos da cidade e o mais legal é que para chegar até lá (são 2 km de caminhada apenas na ida) você vai passar por vários outros locais encantadores e dignos de foto.

Pois bem, saindo da estação o viajante vai passar pela Ponte Degli Scalzi, toda de pedra, com fundo para o canal e vai seguir caminhando até nossa próxima parada, a Ponte de Rialto. Mais uma ponte acima do canal que merece fotos dela e a partir dela. Desse ponto também são feitos vários passeios de gôndola pelos canais menores (na baixa temporada, os passeios custam 80 euros com duração de meia hora e comportam até cinco pessoas).

o que fazer em 1 dia em Veneza
Foto: Reprodução Arquivo pessoal

Em Rialto o viajante provavelmente vai encontrar centenas de outras pessoas disputando o espaço por uma foto, mas não desanime, vale o clique! A ponte ainda tem uma rua paralela onde existem vários comércios, vale conferir também (quem quiser pode ir pela parte da Ponte e voltar pela rua).

Para quem gosta de colecionar itens da loja, na saída da Ponte Rialto fica a rockshop do Hard Rock Café. O restaurante mesmo fica em outro endereço. Aproveitando, saiba que em todos os lugares será possível comprar imãs, camisetas da cidade, máscaras tradicionais da cidade, mas a maior quantidade será ofertada ainda na Piazza de San Marco, onde os preços ainda costumam ser maiores.

1 dia em Veneza - o que fazer
Foto: Reprodução Arquivo pessoal

Depois de conhecer e passar pela Ponte Degli Scalzi e pela Ponte de Rialto, o viajante enfim chegará na famosa e imponente Piazza de San Marco, onde tem várias coisas para serem feitas, além de restaurantes para comer.

Confira aqui passeios que você pode contratar em Veneza

Vista da Piazza de San Marco da gôndola/Foto: Pxhere

A Piazza de San Marco é a maior e mais importante praça da cidade, onde fica a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, o Museu Correr, o Campanile e a Torre dell’Orologio. Se você decidir fazer todos esses passeios, seu dia já estará totalmente ocupado.

Foto: Reprodução Arquivo pessoal

Passeio de Gôndola

Os pontos turísticos da Piazza de San Marco são incríveis, mas não deixe de fazer um passeio de gôndola durante seu dia em Veneza. Como falamos, o passeio pode ser feito logo na chegada, saindo da estação, no Grande Canal, em Rialto ou na própria Piazza de San Marco. Na última opção, os passeios duram quase uma hora por ser um trajeto maior e a gôndola sai por volta de 120 euros e comporta também até cinco pessoas.

Foto: Pexels

Uma dica aqui é se preparar para pagar o valor cheio somente com quem você estiver, pois os gondoliers não ajudam a encontrar mais pessoas para dividir o valor com você. Assim, se estiver em um casal, será o valor cheio para os dois e não haverá desconto. Se você estiver com mais gente, o valor ainda é o mesmo, pois paga pelo passeio e não por pessoas.

Não é exagero dizer que o passeio de gôndola é uma das principais coisas que fazer em 1 dia em Veneza (senão for o principal passeio) e apesar do preço alto, onde mais você fará esse tipo de passeio? Além disso, você já está por lá, quem sabe quando poderá voltar à Veneza.

No passeio, aproveite para fazer muitas fotos e curtir o momento, vendo de pertinho como funciona passear por uma cidade onde você anda a pé ou de gôndola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.