Quem chega até a capital paulista pode ficar perdido com tantas opções de cultura, lazer, arte, entretenimento e gastronomia. Mas quando você tem uma lista do que fazer de graça em SP, tudo fica mais fácil, certo?

Pensando nisso, separamos aqui os principais lugares para você visitar: museus, parques, espaços culturais… Ah! E deixamos algumas sugestões de comidas que são a cara da cidade, que você não pode deixar de provar. Mas calma, separamos as mais baratinhas. Afinal, a gente quer conhecer a capital paulista e aproveitar tudo, mas sem gastar muito, né? Vamos lá!

15 dicas feitas para você: descubra o que fazer de graça em SP

1. Ver SP do alto, no Mirante do SESC

São Paulo vista de baixo é uma cidade, mas vista de cima, é outra. E esse ângulo torna tudo mais especial. Por isso, se você quer explorar essa vista, não deixe de ir no Mirante do Sesc, que fica na Avenida Paulista!

O acesso é gratuito, mas é preciso retirar o ingresso pelo portal do Sesc SP. Ele fica aberto de terça a sábado, das 10h às 21h30 e domingos e feriados, das 10h às 18h30.

2. Caminhar pela Avenida Paulista

Uma das avenidas mais conhecidas do país não poderia estar fora dessa lista. A Avenida Paulista é um ponto de encontro para quem quer conhecer de tudo um pouco. Lá, principalmente aos domingos e feriados, quando é fechada para os pedestres, você vai encontrar artistas de rua, apresentações culturais e muitas lojas para se entreter. Além disso, é na Paulista que você vai encontrar vários dos lugares que falaremos aqui sobre o que fazer de graça em SP.

3. Visitar o MASP numa terça ou quinta-feira

Aproveitando que você está pela Avenida Paulista, visite o Museu de Arte de São Paulo! Ele tem um dos melhores acervos do país e é super famoso! Sempre vale a pena a visita. Além de que, nas terças-feiras a entrada é grátis! A estação mais próxima do Museu é a Trianon-Masp, da Linha 2 Verde do metrô, e custa cerca de R$4,40.

4. Conheça o bairro da Liberdade

O bairro respira a cultura oriental e é lá que você encontra lojinhas chinesas, culinária saborosa e um ambiente muito agradável para uma caminhada, por exemplo. Parece que você está entrando em outra cidade. Vale a pena conhecer!

5. Explore a 25 de março

O lugar perfeito para compras também é um ótimo lugar para você se divertir! As ofertas são boas, mas a quantidade de peças diferentes e talvez nunca antes vistas vão chamar sua atenção. Vale o passeio para conhecer, mesmo que você saia de mãos vazias – algo muito difícil, por sinal… Nossa recomendação é apenas evitar vésperas de datas comemorativas ou feriados. Afinal, todos os centros de compras ficam super lotados nessas épocas.

6. Conhecer o Itaú Cultural (qualquer dia da semana)

Também na Avenida Paulista, aproveite para visitar o Itaú Cultural! Lá, sempre tem exposições e atrações culturais, e a entrada é gratuita todos os dias. Às vezes, são exibidas até mostras de cinemas. Mas é importante ficar atento ao site deles, para ficar por dentro das novidades.

7. Visite o Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é conhecido tanto pela beleza e imponência interior quanto pelas missas com Canto Gregoriano. Para os mais religiosos, podem aproveitar o momento para viver sua fé. Quem não for tão próximo da igreja, pode ir para admirar a arquitetura, que chama muita atenção nos detalhes internos, principalmente.

8. Encontre o melhor grafite no Beco do Batman

A maior capital do Brasil respira cultura. E isso está nas suas ruas também! O Beco do Batman é uma rua na Vila Madalena, super conhecida pelos grafites de artistas locais e também mundiais, como o Eduardo Kobra. Se você quer um lugar instagramável ao ar livre, de graça, não deixe de passar por lá!

9. Visite a Pinacoteca num sábado

Um dos melhores espaços destinados à arte na cidade e um dos lugares mais bonitos de SP: essa é a Pinacoteca. Ela fica em um prédio do século XIX, todo em tijolo aparente, e conta com obras de artistas como Portinari e Anita Malfatti.

Tudo lá é poético, inclusive a estação de metrô que dá acesso ao local: chegando pela Estação da Luz, deixe-se encantar por essa linda obra arquitetônica de SP.

10. Conheça o Museu de Arte Sacra (também em um sábado)

Para quem gosta de arte sacra, São Paulo também tem um lugar reservado, claro. É o Museu de Arte Sacra, que é gratuito aos sábados e fica na Avenida Tiradentes, 676.

Fica em uma construção antiga, mas muito bem conservada, e também oferece cursos online e presenciais. Para conferir as programações, é só clicar aqui.

Acha que acabou por aqui? Nada disso! Aqui embaixo temos mais dicas sobre o que fazer de graça em SP!

11. Reabasteça as energias no Mercado Municipal

O famoso sanduíche de mortadela vai ser encontrado no Mercado Municipal de São Paulo. Esse é um dos principais passeios para quem vai conhecer a cidade. Os preços são acessíveis, mas dá para experimentar diversos petiscos de graça!

Pois é, a oferta de degustações e grande, então dê uma chance para os vendedores e prove as diferentes frutas, queijos salames e outras delícias por lá

12. Caminhe pelo Parque Ibirapuera

Também conhecido como “o quintal dos paulistanos” o Parque Ibirapuera é o mais querido. Área verde, espaços bem cuidados e várias atrações gratuitas. Quem gostar de tranquilidade, pode estender uma toalha na grama e apreciar a paisagem ou fazer um piquenique. Já os mais ativos podem andar de skate ou correr por lá.

13. Passeie pelo SESC Pompéia

Você já percebeu que os Sesc de São Paulo são ótimos lugares para apreciar a cultura, certo? No Sesc Pompéia isso não é diferente, mas vai além. O lugar é conhecido por receber artistas e público interessado em arte todos os dias. É perfeito para bater papo, conversar, tomar um café, ver exposições, participar de performances ao vivo, ouvir boa música e até fazer uma oficina, se estiver com tempo! Mas chegue cedo! Os ingressos acabam rapidamente.

O funcionamento é de terça a sábado. das 10h às 22h e no domingo das 10h às 19h. Fica na Rua Clélia, 93, Pompéia.

Confira aqui unidades do Sesc São Paulo para se divertir pagando pouco ou nada

14. Descubra o Parque Villa Lobos

Mas calma, que nem só do Parque Ibirapuera vive São Paulo. O Parque Villa Lobos também merece a devida atenção. Lá, você vai encontrar ótimos espaços para a prática de esportes e uma maravilhosa biblioteca cheia de atividades. Não é tão grande quanto o quintal dos paulistanos, mas é uma alternativa super aconchegante.

Confira mais dicas de parques em SP para conhecer!

15. Caminhe no Minhocão em um dia de domingo

O famoso Minhocão é cercado de polêmicas sobre sua demolição ou não. Mas enquanto nada acontece, basta aproveitar! Ele fica aberto para atividades como caminhada, skate, patins ou bicicletas aos domingos e feriados.

No elevado também ficam food trucks para matar a sua fome e desfrutar de um dia de folga com uma comida reconfortante.

Que tal escolher a hospedagem que mais combina com você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.