Novidade na área para os viajantes que sofreram tanto em não poder visitar os Estados Unidos durante a pandemia ou tiveram que remarcar e adiar o sonho da visita, agora o Brasil faz parte do Global Entry e isso pode facilitar seu acesso ao país durante o processo alfandegário nos EUA.

O Brasil conquistou acesso ao Global Entry, programa do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos, que permite viajantes que sejam previamente aprovados e considerados de baixo risco recebam uma autorização rápida para entrada o país por meio dos quiosques automáticos (ou totens) em determinados aeroportos do país após o desembarque no aeroporto.

Então brasileiros que tenham o visto americano poderão solicitar o Global Entry, acessando o país de forma menos burocrática para matar a saudade de chegar e ir correndo no WalMart, esbarrar nos outros dizendo “sorry” ou mesmo de ver nosso amigo orelhudinho Mickey Mouse.

Com o passaporte em mãos, agende o visto americano e então solicite o Global Entry/Foto: Senado Federal no Flickr

Global Entry, o que é?

O Global Entry é uma forma de entrada facilitada nos EUA para países parceiros da iniciativa, que já tenham visto americano e documentação correta.

O mecanismo concede trâmite imigratório simplificado para viajantes previamente autorizados por uma taxa, e será aceito em mais de 75 aeroportos do país.

É uma maneira de validação da documentação apresentada para realizar a viagem, agilizando o processo imigratório na chegada do país.

O documento poderá ser solicitado quantas vezes for necessário e ao ser aceito no programa, sua adesão será válida por cinco anos, então ao ser aprovado, não será necessário realizar o procedimento novamente em cada viagem ao país realizada.

O anúncio foi feito recentemente pelo Governo Federal e desde o dia 7 de fevereiro deste ano a solicitação da documentação do Global Entry pode ser solicitada pelos brasileiros

O que o Global Entry muda para os brasileiros

Como explicamos, agora o viajante pode solicitar uma autorização prévia de entrada no país com o Global Entry, que facilita a passagem pela alfândega, sendo utilizado além de todo o procedimento do visto, sendo que um não substitui o outro.

Na prática, o que muda é em relação à chegada no país. Após o desembarque, ao invés de passar pela famigerada entrevista em inglês com os agentes da alfândega americana, o brasileiro poderá passar pelo totem, apresentar seus documentos na máquina e pronto!

Chegando no país deverá ser feita uma entrevista para adesão do Global Entry/Foto: Flickr

Assim você não precisará passar mais pelas longas filas e passará pelo autoatendimento.

Os próprios encarregados da Embaixada e Consulado dos EUA veem de forma muito positiva essa mudança, agilizando o processo e incentivando a visita ao país.

Como solicitar

Brasileiros que já estejam com toda a documentação reunida e correta para sua viagem aos Estados Unidos (isso inclui o passaporte válido e o visto de não imigrante aprovado) poderão solicitar acesso ao país com o Global Entry.

Aprovado no programa alfandegário, você poderá pular a entrevista com os agentes da alfândega e apenas passar seus documentos em um totem de autoatendimento e seguir viagem.

Para obter acesso ao Global Entry, a solicitação e apresentação de documentos deve ser feita pelo site oficial. A inscrição custa 100 dólares por pessoa e não será reembolsada no caso de não aprovação no programa. O resultado sai em até duas semanas. 

Se aprovado, o viajante então deverá agendar uma entrevista presencial individual na sua chegada aos EUA em algum centro global de solicitação, disponível nos próprios aeroportos. 

 Confira o passo a passo para fazer a solicitação:

  1. O primeiro passo é realizar um cadastro no site Trusted Traveler Programs para cada solicitante, independente da idade;
  2. Faça o login, preencha os dados solicitados e acerte a taxa de US$100;
  3. Com os passos acima concluídos, basta aguardar o retorno sobre a aprovação ou não;
  4. Se aprovado, o próprio site fará indicação dos próximos passos para agendamento da entrevista;
  5. Na entrevista presencial na chegada aos EUA, apresente toda a documentação da viagem (passaporte, visto e comprovantes de estada).

Partiu EUA?

✈️ Pesquise aqui sua passagem aérea
🏨 Encontre uma hospedagem de acordo com o seu bolso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.