Já imaginou viajar por diversos lugares do Brasil, para vários países, continentes e ainda economizar na hospedagem? Fique por dentro do que é House Sitting, uma nova tendência que já é realidade no mundo todo e fique de graça na casa de pessoas de variadas nacionalidades.

É isso mesmo que você leu: dá para viajar o mundo e ficar de graça na casa das pessoas com o House Sitting. 

Com esse modelo de hospedagem, que pega emprestado o termo de outras modalidades famosas como baby sitters (que cuida de crianças) e pet sitters (que presta serviço de cuidados aos pets), os viajantes cuidam da casa de alguém enquanto essa pessoa viaja. Entenda tudo sobre o que é House Sitting abaixo!

Foto: Pxhere

O que é House Sitting na prática

Afinal, o que é House Sitting? Essa modalidade foi lançada recentemente para que pessoas que precisam viajar ou se ausentar de suas casas por algum período, mas necessitam de algum tipo de serviço para a manutenção do local ou cuidado com algo específico possam ser atendidos em troca de disponibilizar seu espaço para um viajante.

Funciona como uma troca. Assim, quem precisa sair da própria casa tem seus cuidados atendidos e os viajantes podem se hospedar sem custo.

O hóspede toma conta de uma casa e cuida de pequenas coisas, como jardins que precisam ser regados ou piscinas que devem ser limpas. Não confunda com uma troca de serviços como limpeza, faxina, passar roupa. 

O House Sitting não envolve esse tipo de obrigação, que pode muito bem ser resolvido com o proprietário, envolve apenas aqueles cuidados que podem ter algum prejuízo sem a pessoa ao redor, como na maioria das vezes, é o caso de cuidar de um animalzinho, que não pode ficar sem assistência.

Quando o dono da casa precisa viajar e não tem com quem deixar seu pet, ele pode optar pelo House Sitting e receber um viajante. Ele cuida do bichinho, deixa tudo dele em ordem em troca de hospedagem sem custo.

Foto: Pxhere

A modalidade não requer tempo integral do viajante, então dá para curtir tranquilamente o destino sonhado, de quebra não pagar hotel e ainda ajudar alguém.

Encontre aqui sua passagem aérea para qualquer lugar do mundo!

Resumindo: o viajante cuida da casa do proprietário, atende aquela necessidade acordada entre as partes e pode se hospedar gratuitamente naquele espaço enquanto cuida do local.

Como fazer House Sitting

Sabendo o que é House Sitting, agora é hora de entender como aderir à modalidade como viajante.

O primeiro passo é se inscrever em algum dos sites internacionais da modalidade, como Trusted House Sitters (um dos mais famosos), House Carers ou Nomador.

Foto: Site oficial Trusted House Sitters

O processo pode variar conforme cada site, mas em geral, ao acessar a plataforma, o viajante já poderá buscar as cidades de interesse, a duração e até quais tipos de necessidade está disposto a cuidar (porte do animal, por exemplo).

Confira mais sobre o site Trusted House Sitters

Saiba que se você não quiser cuidar de animais, a demanda vai cair bruscamente, pois é a maior necessidade dos proprietários.

Na sequência, para qualquer tipo de engajamento com a vaga disponível, será necessário fazer um cadastro.

Durante o cadastro, alguns sites costumam cobrar uma taxa de inscrição, para manter o site aberto e também oferecer algumas vantagens, como suporte veterinário 24h para sua estadia. Os valores são anuais, cobrados em dólares e podem chegar a R$500.

Se for avaliar, uma hospedagem no exterior pode custar muito mais que isso, e inclusive diárias podem chegar facilmente nesse valor com o câmbio no valor atual.

Depois, será necessário montar seu perfil para convencer os proprietários a aceitarem a sua hospedagem.

Por fim, basta se candidatar às oportunidades que surgirem nos sites. Muitas vezes, os anfitriões podem solicitar reuniões virtuais para conhecer os interessados.

Depois de aprovado seu perfil, acerte os detalhes com o proprietário e faça as malas!

Dicas

Agora que você já sabe o que é House Sitting, já conhece as plataformas para utilizar/prestar o serviço, confira algumas dicas que podem ajudar previamente à viagem.

A primeira dica é ter flexibilidade e antecipação na busca pelo House Sitting. Mesmo sendo um serviço a nível mundial, nem sempre na data da sua viagem o proprietário precisará da sua presença. Muitas vezes as datas não batem e o viajante perde a hospedagem gratuita pelos dias não baterem. Vale começar a pesquisar alguns meses antes da viagem.

Um dos maiores desafios é fazer o período bater, pois a maioria prefere deixar acordado prazos fechados do começo ao fim da sua ausência. Por exemplo, o dono da casa precisa se ausentar entre os dias 10 e 20 de dezembro, mas você chega 12 e vai embora 19, aí o proprietário provavelmente não vai topar o House Sitting

A segunda dica é sempre ter disponibilidade para chegar pelo menos um dia antes da viagem do proprietário do espaço, assim é possível se familiarizar com a casa, entender as necessidades e entregar chaves.

Mais uma dica é descobrir onde está localizado o endereço destinado do House Sitting. Pode ser que o local seja isolado, longe das atrações turísticas ou até em um município próximo, então seu deslocamento pode ser prejudicado, assim como sua visita ao local. Afinal, quem viaja quer conhecer muitos lugares e aquilo é uma troca de favores, não um emprego.

Um outro ponto importante sobre o que é o House Sitting: justamente por ser uma troca de favores, apenas sua hospedagem será gratuita. Possivelmente sua alimentação será por sua conta (geralmente disponibilizam uso da cozinha e utensílios, mas os alimentos devem ser comprados por você).

Além disso, todo o resto também é por conta de quem viaja: passagem aérea, transporte no local, visto e qualquer outra documentação necessária. Vale lembrar também que o viajante não recebe nenhum valor ou salário pelo serviço prestado.

A última dica para um House Sitting mas não menos importante: tenha pelo menos o inglês básico para se comunicar com o anfitrião. Assim não tem problemas entre vocês na hora de definir as necessidades daquela casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.