O turismo religioso é um dos principais nichos que movem o mercado. Independente da sua fé, visitar igrejas, templos e santuários é sempre uma jornada interessante, seja pela crença, a arquitetura ou a história local. No Espírito Santo está o Mosteiro Zen Morro da Vargem, considerado o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.

Erguido a 350 metros de altura pelo monge Ryotan Tokuda em 1974, a construção sagrada tem um visual e tanto! O horizonte aponta pra a paisagem de Ibiraçu, município a apenas 66 km de Vitória, capital do estado. A área engloba o reflorestamento de um trecho da Mata Atlântica e 140 dos 150 hectares são destinados à preservação da natureza.

A principal atividade do mosteiro é formar monges, seguindo a tradição oriental da escola Soto Zen, implementada no Japão em meados do século 13. A linha sob nomenclatura Zen é aquela que trata Buda sem dogmas, embora viver sob suas premissas implique em muita disciplina e dedicação. Desde 1995 a Polícia Militar participa de um trabalho em conjunto com o local, no qual os profissionais desenvolvem técnicas de concentração, autoconhecimento e ética.

Além disso é realizado um trabalho de educação ambiental, com apoio de parceiros e visitantes preocupados com medidas sustentáveis. Já foram plantadas mais de 200 mil mudas de Jacarandá, jequitibás, vinháticos e outras espécies nativas, atraindo novamente parte dos animais que viviam ali.

[+] Encontre aqui sua passagem aérea para Vitória

O espaço é rodeado pela vegetação e pelo sagrado silêncio. Há jardins, trilhas ecológicas sinalizadas, salas de oração e meditação, um cemitério e uma lojinha que comercializa livros de receitas e de fotos do Mosteiro, incenso, mel, camisetas e sabonetes artesanais.

Um dos principais pontos de interesse é o túnel com 108 Toriis, que representam 108 virtudes a serem cultivadas, e a a Praça Torii, aberta diariamente ao público, onde há um grande portal que marca o diálogo entre a cultura oriental e ocidental, além do maior jardim Zen já feito em todo o Ocidente.

Nos arredores foram colocados 15 estátuas de Buda, que representam perseverança e prontidão. O trecho contará ainda com a Oficina Escola de Cerâmica, onde funcionará um projeto social de artesanato comandado pela ceramista Kimi Nii.

O mosteiro fica aberto à visitação pública monitorada somente aos domingos, das 08h às 11h, quando é ministrada uma oficina gratuita de mindfullness. Ao longo do ano também é possível participar de retiros espirituais, que vão de três a sete dias de duração. Para tal, devem ser feitas inscrições previamente pelo site oficial.

Quanto custa: para manutenção do lugar é contada uma taxa simbólica de R$ 5 por pessoa.

Como chegar: O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado no município de Ibiraçu, ao norte da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, na BR 101, Km 217. A portaria fica a 2 km a partir da Praça Torii.

[+] Dicas de hospedagem para sua estadia em Vitória você encontra aqui!

[+] Dicas para ter uma viagem zen e renovar as energias

Fotos: divulgação/Mosteiro Zen

Conheça alguns dos fabulosos templos budistas do Brasil

7 comentários

  1. Eu quero viver num templo ou monastério, para sempre. Sinto ser essa a minha missão. Quero ajudar. Não sei como chegar ao meu destino. Alguém pode me ajudar?

  2. Preciso conhecer o templo ,quero saber muito sobre a paz espiritual, gostaria muito este seria meu último desejo, como , resolvi isto , meus primeiros passas qual seria .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.