A Dinamarca parece um dos daqueles países onde tudo caminha perfeitamente bem. De fato, não é uma má ideia ir pra lá, até porque o ranking de felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU) indica os dinamarqueses como o povo mais feliz do mundo. Durante o Natal, pode ser que essa felicidade aumente ainda mais com a decoração iluminada que as cidades ganham.
Movendo até 1 milhão de visitantes, o chamado “festival dos corações” se desenvolve por todo o país. As ruas são tomadas por guirlandas e luzes, enquanto árvores de natal se acendem desde 1914 em praças e jardins. A capital Copenhague se transforma numa verdadeira terra encantada durante a data.
Um dos pontos mais conhecidos é o parque Jardins de Tivoli, que fica todo iluminado, decorado e com programação especial, com performances e queimas de fogos. Montanha russa, pista de patinação no gelo e até duendes garantem a diversão dos pequenos.
Outro destaque é o Mercado de Natal, um dos melhores da Escandinávia, onde barracas são abastecidas com artesanatos finos, acessórios, geleias, vinhos e ingredientes para compor a ceia. O Natal na Europa inteira é tomado por estes mercados típicos, cada um com características de suas regiões.
Entre as tradições, o dia 13 de dezembro é o Dia de Santa Luzia, quando um pequeno grupo, principalmente de meninas vestidas de branco, faz uma procissão nos corredores enquanto cantam a canção da santa. Os preparativos de Natal também incluem a confeição de vários biscoitos tradicionais associados com a data e diferentes tipos de guloseimas.
Quem ama o Natal, não pode perder este lado encantador da Dinamarca! Se já conhece Copenhague, experimente ir até Esbjerg, Odder e Aarhus. Ou faça um passeio no temático trem natalino que vai de Vejle a Grejsdalen.
Fotos: divulgação/Visit Denmark e Tivoli Gardens
gostaria de saber sobre o trem temático natalino que vai de Vejle à Grejsdalen- Dinamarca