A cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, é uma excelente opção para quem quer fugir da rotina por alguns dias e ainda escapar do calor, vivenciando um clima diferente da capital e temperaturas serranas bem mais amenas.

Rodeada de belezas naturais, Nova Friburgo tem atrações naturais e construídas para entreter os viajantes de todas as idades, sem precisar gastar muito para conhecer a região.

Se você busca um lugar para relaxar o corpo e a mente em meio à natureza e a Mata Atlântica preservada, Nova Friburgo, também conhecida como “Suíça Brasileira” é o destino ideal para sua viagem.

Confira nosso guia completo sobre a cidade e fique por dentro do que fazer, onde ficar, onde comer, quando ir e como chegar!

Conheça Nova Friburgo

Nova Friburgo fica localizada na região Serrada do estado do Rio de Janeiro, sendo uma das principais cidades da área, a cerca de 150 km da capital.

Com quase 200 mil habitantes, a cidade foi fundada como uma colônia suíça em 1819 – por isso ganha o apelido de Suíça Brasileira – e até hoje mantém diversos traços europeus que atraem viajantes do país todo.

Além dessa curiosidade, Nova Friburgo possui uma produção têxtil super forte e é considerada a Capital da Lingerie do país, responsável por parte da economia local, que recebe milhares de compradores em suas lojas durante todo o ano.

O turismo também é grande responsável pela manutenção da economia local, especialmente nas épocas de baixas temperaturas, já que Nova Friburgo reserva ótimos pontos turísticos voltados ao frio e permite o viajante fugir do calor e da praia da capital do estado sem precisar ir muito longe.

Fora todos estes atrativos, a cidade ainda possui atividades em torno do ecoturismo e várias opções de passeios, confira abaixo.

O que fazer em Nova Friburgo

Com um clima ameno e uma vibe bem bucólica Serrana, Nova Friburgo tem várias opções para quem quer descansar e curtir alguns dias na natureza.

Para quem busca trilhas e cachoeiras, é um prato cheio e praticamente não cabe no roteiro fazer tudo em um final de semana. 

Falando nas famosas cachoeiras, conheça a Cachoeira Véu da Noiva, a Cachoeira da Adutora e a Cachoeira da Feiticeira.

Também vale conhecer o Parque Estadual dos Três Picos, o maior parque do estado, um local ideal para quem faz trekking. Os picos chegam a 2.300 metros de altitude, impressionante!

Para uma bela vista da cidade, aposte no Pico da Caledônia, com 2.200 metros de altitude e uma trilha bem intensa com quase 6 km de extensão e muitos degraus até o pico, uma atividade física bem intensa.

Um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo é o teleférico, que sobe até o Morro da Cruz e providencia uma das mais belas vistas da cidade. 

Para quem quer ver belas paisagens e plantas exóticas, conheça o Country Clube de Nova Friburgo, responsável por possuir árvores e plantas de vários locais do mundo, tudo muito bonito e super instagramável.

Os amantes de queijos vão se divertir na Queijaria Escola, que fica dentro da Casa Suíça, onde são vendidos vários tipos de queijos, linguiças, chocolates e especiarias, além de degustação de cervejas artesanais.

A cidade também faz parte da Rota Cervejeira, e por isso vale uma passada no Barão Bier, uma das cervejarias artesanais da cidade que fazem parte da rota e que oferece degustação, visita guiada e várias cervejas diferenciadas.

Hospedagem em Nova Friburgo

Nova Friburgo possui uma variedade bem legal de hospedagens, desde pousadas a hotéis em meio a natureza, deixando o viajante livre para escolher conforme seu gosto, necessidade e bolso.

Para melhor desbravar a cidade e ficar mais perto dos comércios, aposte em hotéis mais centrais, especialmente se tiver viajado sem carro.

Confira algumas opções que o Quanto Custa viajar preparou para você se preparar para conhecer Nova Friburgo.

Hotel Habitare: com várias amenidades para conquistar seus hóspedes, com suítes super completas e modernas, academia e café da manhã incluído, este hotel tem ótimas avaliações e fica no centro da cidade.

Foto: Booking

Hotel Dominguez Master: localizado no topo de uma colina, este hotel tem vários quartos com vista para montanha e oferece café da manhã, wifi e estacionamento gratuito para seus hóspedes.

Foto: Booking

Hortênsias da Serra Pousada: para quem viaja a Nova Friburgo e quer relaxar em meio à natureza em muito silêncio, aposte nessa pousada mais rústica, que fica localizada em meio às montanhas. Com café da manhã, piscina e outras amenidades, a área verde do local encanta os viajantes.

Foto: Booking

Onde comer

É muito fácil comer bem em Nova Friburgo. A cidade possui muitos restaurantes legais e é um verdadeiro polo gastronômico, sendo que o Fondue é a comida mais típica da região.

Quando estiver na região, não deixe de visitar o Restaurante Bürgermeister, considerado o mais tradicional de gastronomia alemã da cidade. Lá fica o fondue mais famoso de Nova Friburgo, nas opções de chocolate e carne.

Para quem quer algo mais refinado, no estilo bistrô, e apostar na gastronomia europeia, conheça o Crescente Gastronomia.

Mais uma opção de bistrô, mas dessa vez em meio a natureza (tem até um rio passando no local) e mais rústico, o Ouverney Gastronomia é uma excelente opção que tem como prato principal a Truta.

Quando ir a Nova Friburgo

Nova Friburgo tem um clima tropical de altitude, então o ano todo a cidade é uma boa pedida. Com uma das temperaturas mais amenas do estado do Rio de Janeiro, a média anual da cidade é de 20ºC, praticamente a Europa perto da capital fluminense mesmo.

Durante o verão faz calor, mas nada demais que atrapalhe os planos a céu livre, mas a época mais encantadora é realmente o inverno, quando está frio, mas também há mais chuvas, podendo comprometer os passeios.

Entre junho e agosto as temperaturas conseguem chegar a 0ºC e aproveitar as lareiras dos hotéis e pousadas a dois é uma ótima ideia. 

Vale se atentar para não deixar para programar a viagem para Nova Friburgo durante o inverno de última hora, pois além de ser um período mais atrativo, também é época de férias, enchendo o local, esgotando os hotéis e subindo os preços.

Como chegar

Nova Friburgo fica a 150 km da capital fluminense em uma viagem que dura cerca de 2h30 de carro, podendo ser feita pela BR-101 e passando por alguns pedágios. Embora a maior parte do trajeto seja feito em uma estrada tranquila, quando o viajante chegar a Serra deve redobrar os cuidados e a atenção, pois há curvas perigosas.

Para quem prefere a tranquilidade de ir de ônibus, é possível fazer o caminho Nova FriburgoRio de Janeiro saindo da Rodoviária Novo Rio, com a viação 1001, com duração de 3h30. Para facilitar ainda mais, são vários horários durante todo o dia.

Para quem vem de fora do estado ou quer fazer a maior parte do trecho de avião, os principais aeroportos mais próximos são o de Galeão na capital (150 km de distância), de Macaé (130 km) ou Santos Dumont (145 km).

Todos os trechos podem ser encontrados com tarifas promocionais em diferentes datas por aqui.

O que levar na mala 

Basicamente, Nova Friburgo é um destino de temperaturas amenas ou baixas, voltada para atividades ao ar livre. Por isso, seu guarda-roupa de viagens deve levar isso em consideração ao ser montado. 

Vale apostar em protetor solar, remédios, repelentes e outros itens que possam melhorar sua experiência na natureza, como bonés, chapéus, roupas leves e tênis. Como a cidade possui cachoeiras, não esqueça as roupas de banho.

Apesar das atividades, não esqueça de levar agasalhos e roupas apropriadas para aventuras ao ar livre em baixas temperaturas, pois nem sempre seu casaquinho da GAP vai dar conta do frio de Nova Friburgo.

Antes de organizar a mala, confira a previsão do tempo e prepare-se com nosso guia para conhecer mais um destino incrível no Brasil: Nova Friburgo.

1 comentário

  1. Adorei a matéria sobre minha linda cidade! Parabéns!!
    Tem um erro, no inverno aqui chove bem pouco. No período de Abril a Setembro não tem quase chuva alguma. No verão já é bem comum fortes chuvas no final do dia.
    Só um adendo, esta foto onde tem um rapaz de chapéu e as montanhas ao fundo é nas Torres de Bonsucesso, em Teresópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.