Na fronteira da Europa com a Ásia está a Geórgia, lugar pouco conhecido pelos brasileiros. Mas talvez seja um boa hora para aguçar a curiosidade, já que o país euro-asiático acaba de inaugurar um belo e inovador monumento que representa uma trágica história de amor.

Feita de aço pela artista Tamara Kvesitadze, a escultura de 8 metros de altura mostra um casal que simboliza os personagens Ali e Nino, dois amantes com tradições religiosas diferentes. Todas as noites, às 19h, as figuras mecanizadas começam seu ritual de encontro, movimentando-se lentamente na mesma direção até que se juntam e depois seguem em frente, cada uma para um lado.

Durante a noite, um jogo de luzes coloridas cria uma atmosfera emocionante para esta incrível peça de design e mecânica, encantando a todos no boulevard de Batumi. A obra foi inspirada num romance escrito por Kurban Said, pseudônimo de um autor azerbaijão, que é aclamado como um dos maiores no gênero nos últimos tempos.

Ele fala de um caso de amor trágico entre um jovem homem muçulmano e uma princesa georgiana cristã durante a Primeira Guerra Mundial. A ficção muito se parece com a realidade, uma história de amor que tem sua paixão dilacerada pela cultura, a religião e a guerra. O monumento é certamente uma das peças mais magníficas do design contemporâneo. Assista abaixo seu funcionamento e encante-se:

 

monumentoGeorgia10

monumentoGeorgia9

monumentoGeorgia8

monumentoGeorgia7

monumentoGeorgia3

monumentoGeorgia2

monumentoGeorgia

monumentoGeorgia6

monumentoGeorgia5

monumentoGeorgia4

Fotos via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.