Você já ouviu falar no TikTok? Muito provavelmente já, uma vez que a rede social de compartilhamento de vídeos está cada vez mais se expandindo pelo mundo. Mas se você é como eu, um adulto de 30 e poucos anos de idade, talvez não tenha muita ideia de como funciona a plataforma. Porém, saiba que ela é fonte de criatividade e inovação e por isso museus reconhecidos internacionalmente pelas suas lindas obras de arte, estão criando contas na plataforma e divulgando arte com diversão para atrair jovens.
A verdade é que o TikTok está fazendo a cabeça da juventude; adolescentes e jovens com seus 20 e poucos anos. O conteúdo da plataforma é diverso, mas sempre focado em vídeos com edições enérgicas e com música. É nessa pegada que museus como a Galleria degli Uffizi de Florença e o Rijksmuseum de Amsterdã estão divulgando as suas obras de arte na rede social, com muito humor.
@rijksmuseum When you have a crush… ❤️##rijksmuseum ##amsterdam ##rijksmuseummemes
Com músicas “da juventude” e edições engraçadas, os museus buscam atrair jovens para conhecer ao vivo suas obras, ou ao menos incentivar o consumo de arte por uma plateia que acha muito chato ficar parado olhando para um quadro pintando há séculos.
@uffizigalleries Medici kids having fun! ##pewpewpew ##kids ##coolkids ##kidsoftiktok
As contas de museus na plataforma ainda não são muitas, e os museus que estão trabalhando com essa linguagem jovial ainda são poucas, mas com o sucesso que têm feito, a tendência é só aumentar!
Foto destaque de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay