Quando viajamos, é fundamental conhecer as atrações culturais do destino escolhido. Mas muitas vezes pode ser que você não saia do campo da arte. Pois bem, se já não aguenta mais quadros na sua frente ou precisa de algo que possa entreter as crianças nas férias, é bom tomar nota destes museus diferentes no Brasil.

A verdade, verdade mesmo, é que cinco é um número bem baixo para a enorme variedade que temos no país. Os museus são incontáveis e pode apostar que os assuntos abordados por eles incluem um universo inteiro de objetos, culturas, costumes e até comida.

Neste cenário tão criativo, juntamos cinco museus curiosos para você conhecer o quanto antes:

1. Museu da Moda – Rio Grande do Sul

Uma das boas atrações de Canela é o Museu da Moda, onde o visitante faz uma viagem ao túnel do tempo desde 2.000 a.C, até os dias atuais, percorrendo por 4 mil anos do vestuário feminino. O espaço expositivo é composto por vários manequins que vestem desde togas gregas até roupas típicas do Brasil. O acervo também conta com peças e utensílios relativos a confecção do vestuário que foram garimpados em antiquários de diversos países.

Foto: Divulgação

2. Museu da Cachaça – Pernambuco

A cachaça é um dos grandes legados brasileiros para o mundo. Na cidade pernambucana Lagoa do Carro você pode encontrar 12.450 garrafas divididas por Estado, acervo que segue em constante crescimento. Entre os vários rótulos, dá para aprender mais sobre a história da bebida e até provar uma dose ou outra.

museu da cachaça
Foto: Wikipedia

3. Museu do Caju – Ceará

O Ceará é dono de um dos museus mais curiosos do Brasil e do mundo. O Museu do Caju, que já falamos aqui no blog, promove a fruta que faz bom proveito do solo cearense, propagando sua cultura e até mesmo receitas. Seu cultivo também inspira trabalhos manuais, feitos por um grupo de idosos e deficientes físicos.

Foto: Divulgação

4. Museu dos Brinquedos – Minas Gerais

Ser criança é bom demais, e neste museu em Belo Horizonte, dá para sentir o gostinho da nostalgia. O acervo conta com a coleção da idealizadora Luiza de Azevedo Meyer, que adicionou ao acervo os brinquedos de seus 10 filhos e 22 netos. A família continua o projeto, dando continuidade aos seus três pilares: preservar, conhecer e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil é pioneiro em Minas Gerais. Atualmente há mais de 5 mil peças, que vão desde o final do século XIX até os dias atuais, como jogos, fantoches, bonecas, carrinhos e eletrônicos.

Foto: Divulgação

5. Museu da Tatuagem – São Paulo

São Paulo é dona de muitos museus curiosos, mas o Museu da Tattoo pode te surpreender positivamente. Apesar de tatuagem não ser algo palpável, o acervo do local reúne uma porção de itens, fotos, máquinas e histórias que representam esta cultura que, apesar de parecer descolada e muito atual, teve início lá na pré-história.

Foto: Brunella Nunes

bônus: Museu do Videogame – Itinerante

Este é um passeio que diverte pessoas de todas as idades. Com temporadas em várias cidades do Brasil, o Museu do Videogame leva sua coleção de mais de 200 consoles dos últimos 42 anos para o público conhecer de perto, como o clássico Atari, Master System, Odyssey 100, entre outros. Além de olhar e conhecer, também dá para jogar em mais de 30 consoles de todas as gerações, incluindo um Nintendo com controle gigante!  Confira a agenda para saber por onde ele anda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.