Berlim é uma cidade que não esconde sua história e a mantém viva, em parte, por meio dos museus de Berlim. Mesmo os mais obscuros anos de ascensão nazista têm seu espaço na capital alemã, em grande parte para que ninguém esqueça dos horrores da guerra, do fanatismo e do holocausto.
Hoje, existem mais de 175 impressionantes museus de Berlim, um verdadeiro paraíso para quem gosta de cultura, história e arte. Nos museus de Berlim encontra-se de tudo um pouco: reconstrução de ambientes que remetem à Alemanha Ocidental, de um mercado grego, mostras de jogos de computador e dos Ramones, e uma infinidade de arte contemporânea.
Uma ótima opção para visitar os museus de Berlim é comprar o Museum Pass Berlin, uma mão na roda para quem deseja conhecer mais da cidade e quer economizar.
Já sabe quais museus de Berlim quer conhecer? Segue aqui nossa lista com as melhores escolhas.
| Comece orçando sua viagem para Berlim pela passagem aérea
Museus de Berlim
1) Neues Museum
A lista de museus de Berlim começa pelo Neues Museum, que teve sua construção original data do século 19, mas ficou quase completamente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi alvo de bombardeios. Muitos anos mais tarde, em 1999, um projeto do arquiteto britânico David Chipperfield devolveu o Neues à cidade, totalmente restaurado. O prédio traz à tona toques contemporâneos que refletem o passado que se perdeu sob os escombros da guerra.
O prédio guarda uma extensa coleção de arte egípcia e da antiguidade clássica. É ali que fica o busto de Nefertiti, de 1.345 a.C.
Onde: Bodestraße, Mitte
2) Museu Pergamon
Um dos museus de Berlim mais visitados é casa de reconstruções antigas gigantescas e surpreendentes, tais como o Altar de Pérgamo, a Porta de Ishtar, a Fachada de Mshatta e e a Via Processional da Babilônia. A coleção divide-se em três seções: a de Antiguidades Clássicas, o Museu do Antigo Oriente Médio e o Museu de Arte Islâmica.
Onde: Bodestraße, Mitte
3) Museu Judaico de Berlim
Aberto desde 2001, este é um dos museus de Berlim tidos como um dos mais importantes da cidade e a mostra tem como foco, claro, a história da comunidade judaica na Alemanha. Muitas fotos e textos podem ser apreciados, assim como uma viva memória do Holocausto.
Onde: Lindenstraße 9-14
4) Museu DDR
Foto: Hans Splinter no Flickr
É aqui que o visitante encontra o melhor e mais vivo retrato do passado Oriental da cidade. Ambientes que parecem ter se mantido intactos desde a Guerra Fria mostram como se vivia do lado leste do muro. Um apartamento ricamente decorado, uma sala de interrogatórios e os mais diversos objetos estão entre as atrações para você conhecer de perto.
Onde: Karl-Liebknecht-Str. 1, Mitte
5) Museu Berggruen
Localizado em Charlottenburg, ao lado do palácio de mesmo nome, é um dos melhores museus de Berlim de arte. Obras de artistas renomados do século 20, como Pablo Picasso, Henri Matisse, Alberto Giacometti e Paul Klee, estão expostas ali.
Onde: Schloßstraße 1, Charlottenburg
6) Deutsches Historisches Museum – Museu de História Alemã
Dedicado à história alemã desde a Idade Média até os dias atuais, este é um dos museus de Berlim que tem exposições sobre eventos significativos e figuras históricas da Alemanha. Durante a visita, o viajante pode conferir coleções de artefatos históricos, armas, trajes, documentos e multimídia interativa.
Onde: Unter den Linden 2, 10117 Berlim
7) Museum für Naturkunde – Museu de História Natural de Berlim
Este é um dos museus de Berlim de história natural mais importantes da Alemanha, conhecido por suas coleções extensas e exibições científicas. O local é bem procurado inclusive por locais, que querem ver de perto o esqueleto de dinossauro mais alto do mundo, fósseis, minerais, e uma vasta coleção de espécimes zoológicos.
Onde: Invalidenstraße 43, 10115 Berlim.
8) Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie
Para quem quer saber mais sobre os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial, este é um dos museus de Berlim mais importantes. Este museu é dedicado a contar à história do Muro de Berlim e aos eventos relacionados à Guerra Fria, por meio de documentos históricos, itens da época e exposições sobre as tentativas de fuga através do muro. É bem triste e pesado, porém relata apenas a realidade do que foi vivido na época e vale a visita.
Onde: Friedrichstraße 43-45, 10969 Berlim.
9) Alte Nationalgalerie
Uma das melhores opções de museus de Berlim para quem quer ver realmente arte é o Alte Nationalgalerie, que abriga uma coleção de arte alemã e europeia do século XIX, incluindo obras de Caspar David Friedrich, Karl Friedrich Schinkel, Adolph Menzel e esculturas clássicas.
Onde: Bodestraße 1-3, 10178 Berlim
Confira mais sobre outros museus em Berlim e passeios em nosso site e aqui fique por dentro dos valores atualizados. Se você está programando uma viagem para a capital da Alemanha, pesquise aqui sua hospedagem com o melhor preço!
1 comentário