São Petersburgo é o lado B romântico da Rússia. Menor que a cosmopolita capital Moscou, a cidade conta com palácios e igrejas históricas, jardins muito bem cuidados, canais que rememoram aqueles de Veneza e muita cultura — balé e arte fazem parte do cotidiano local. História e arte se encontram no Museu Fabergé, que reúne a mais extensa coleção dos trabalhos de Peter Carl Fabergé, mestre russo que transformou ovos em obras-primas da joalheria, do mundo.

Uma das salas do museu, que não abre às sextas-feiras. Foto: Ninara

Os trabalhos lá expostos foram realizados, principalmente, durante a dinastia Romanov, a fundadora do Império Russo e da era dos czares — as obras foram encomendadas pelos dois  últimos imperadores russos, os czares Alexandre III e Nicolau II.

O Ovo de Páscoa Lilies-of-the-Valley, de 1898, feito com diamantes, rubis, pérolas,
marfim e ouro. Foto: Ninara

Pesquise sua passagem aérea para São Petersburgo!

No museu inaugurado em 2013, instalado no Palácio Shuvalov, um dos mais bonitos e elegantes de São Petersburgo, reformado especialmente para abrigar as obras de Fabergé, ficam nove ovos de Páscoa e diversas joias e peças decorativas. Destaque para o par de copos com detalhes em ouro; para um prato de jade, adornado com os monogramas de Nicolau II e de sua mulher, a imperatriz Alexandra Feodorovna, e diamantes; e um kit para servir ponche, com garrafa e copos feitos de prata e vidro.


Ovo de Páscoa da Coroação Imperial, presente de Nicolau II para a esposa, em 1897.
Foto: Ninara

Onde se hospedar em São Petersburgo? Chega mais que nós temos as dicas!

Serviço

O local abre de sábado a quinta, das 10h às 21h. Os ingressos, que podem ser reservados com antecedência aqui, custam 600 rublos (cerca de R$ 33). O museu está a pouco mais de 500 metros da estação Gostinyy Dvor do metrô.

Museu Fabergé
Endereço: 21 Fontanka River Embankment.

Interior do Palácio Shuvalov, que abriga o museu desde 2013. Foto: Ninara

A equipe do Quanto Custa Viajar, esteve no museu em 2017 e adorou a experiência! As peças expostas no museu são realmente lindas, assim como o próprio local.

Foto equipe QCV
Foto equipe QCV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *