O mundo está cheio de lugares curiosos e um deles fica bem aqui, no Nordeste do Brasil. Na divisa entre Fortaleza e Caucaia, o Museu do Caju é uma atração cultural diferente no Ceará. A fruta típica ganhou um espaço só para ela, reunindo informações sobre seu cultivo e desenvolvimento um trabalho social importante na região.

Depois de se divertir em Fortaleza , pegue o carro, ônibus ou trem rumo a este espaço cultural tão diferente e específico. Idealizado pelo educador Gerson Linhares em 2007, a ideia é não só divulgar a fruta típica do Ceará, mas ajudar a comunidade local com os artesanatos e alimentos vendidos no museu, produzidos por um grupo de idosos e deficientes físicos.

museu-do-caju

No acervo se encontram livros de receitas e sobre cajucultura, além de algumas antiguidades, como um moedor artesanal, discos de vinil, máquinas fotográficas, radinhos de pilha e um espaço que homenageia o Ceará através da personagem Iracema, de José de Alencar. A lojinha vende inúmeros artesanatos tendo o caju como tema, além de alimentos de origem do caju, como cachaça, mel, rapadura, doces e cajuína. e produtos de caju

Ainda é possível experimentar receitas exóticas que levam caju, como hambúrguer e estrogonofe, sendo uma fonte alternativa para quem não consome proteína animal. Aos domingos são servidos pratos nordestinos, sendo uma opção boa e barata de alimentação. Não deixe de ver ainda o Fuscaju, um carro decorado com o tema do museu.

museu-do-caju5

Para mais informações, acesse o Facebook do museu.

museu-do-caju6

museu-do-caju4

museu-do-caju2

museu-do-caju3

museu-do-caju9

museu-do-caju8

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *