A capital francesa é um verdadeiro deleite para os amantes da arte, com mais de 130 endereços com acervos deslumbrantes. Mas existe um discreto e ainda desconhecido museu em Paris que nos leva de volta à infância. Com brinquedos da década passada, desde os decorativos aos de parques de diversões, o Museu des Arts Forains merece a sua atenção numa próxima visita à cidade luz.

O bairro que abriga essa raridade parisiense é o Bercy, na estação Cours Saint-Émillion – região leste, onde há grande concentração de restaurantes. Lá estão instalados os antigos galpões de armazenamento de vinho, conhecidos como Pavilhões de Bercy, que hoje se dedicam a conservar e guardar atrações de antigos fêtes foraines, os parques de diversões, peças de apresentações de teatro e dança, além de agrupar a memória das exposições universais, que remetem ao mágico período da Belle Époque, que falamos aqui.

Neste conjunto está o “Museu de Artes Festivas” (ou Museu de Artes de Carnaval, em tradução livre), que ocupa uma área de 1.800 m² com artigos como um carrossel secular, estátuas de madeira, jogos das décadas passadas e objetos cênicos. Algumas peças do acervo foram usadas no filme Meia Noite em Paris, de Woody Allen.

O enorme espaço conta ainda com o Teatro de Merveilleuxque é como um gabinete de curiosidades, onde também acontecem espetáculos de ilusão, com jogos de luzes e imagens; o Teatro de Verdureum tranquilo e belo jardim externo; e os Salões Venezianos, que como diz o nome, remete à Veneza através de shows e ainda um carrossel com as típicas gôndolas venezianas. É como adentrar numa caixinha de música, num mundo lúdico cheio de fantasias e encantamento.

Para completar este mergulho na infância, o local promove ainda o Festival du Merveilleux, visita guiada que passa por todas as áreas, incluindo espetáculos e o uso dos brinquedos. A proposta é oferecer uma vivência cheia de entretenimento e herança cultural tipicamente parisiense.

Os interessados em viver este sonho bom devem entrar em contato com o museu para agendar uma visita, individual ou em grupo, com entrada a partir de 13 euros. Mais informações no site oficial, no email [email protected] e no telefone: +33 01 43 40 16 22

Clique aqui se você quer ir para Paris o quanto antes!

Confira no blog dicas de atrações gratuitas em Paris!

Já pensou em se hospedar pertinho da Torre Eiffel? A gente te mostra como!

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.