Entre as muitas surpresas que a cidade de São Paulo guarda, está o Museu de Zoologia da USP, um museu incrível e gratuito (por tempo indeterminado) que promete encher seus olhos!

O Museu de Zoologia da USP está localizado atrás do Museu do Ipiranga e tem uma coleção impressionante de animais e representações da fauna e flora do Brasil, com mais de 800 peças e esqueletos reais, que foram conservados ao longo do tempo.

Um dos pontos altos do museu é sua coleção de animais taxidermizados, uma das maiores do mundo, e uma biblioteca super especializada com mais de 100 mil itens de acervo, entre títulos de periódicos, teses e mapas. Show, né?

O museu foi aberto em um casarão de 1940, no bairro do Ipiranga, mas sua coleção começou a ser construída ainda em 1890. O museu atualmente expõe suas peças em um espaço de 700 m². Além da parte de visitação, o museu tem área de pesquisa de diversas áreas e muitos estudiosos procuram o lugar para depositar seus trabalhos e descobertas.

Ou seja, o Museu de Zoologia da USP é muito mais do que apenas um lugar para lazer e para visita, é um local de estudo que contribui com a sociedade! 

O que ver no Museu de Zoologia da USP 

Fugindo da rota tradicional, o Museu de Zoologia da USP permite que os visitantes vejam de pertinho vários representantes da fauna do país e alguns “estrangeiros”. Entre os principais estão os anfíbios, répteis, peixes, aves e mamíferos. Para quem tem interesse em saber mais sobre os invertebrados, tem uma área para os crustáceos, corais e moluscos.

O museu também vai agradar a turma do Jurassic Park, já que conta com réplicas de dinossauros em sua exposição. No Museu de Zoologia da USP, é possível ver em tamanho real o dinossauro Tapuiassauro, que tem “apenas” 11 metros de comprimento e 7 de altura, e do Carnotauro, com cerca de 7 metros de comprimento e 3 metros de altura.

Um programa para todas as idades, pode apostar que não serão só as crianças que ficarão de boca aberta com o tamanho dos dinossauros e com outros itens da exposição do Museu de Zoologia da USP.

Para quem tem interesse em saber mais sobre a teoria da evolução de Charles Darwin, o museu apresenta sua teoria explicadinha em painéis, super interessante também.

Além de todos os motivos que citamos, vale dar uma atenção especial a esse museu, que assim como outros, precisou ficar fechado de março de 2020 a dezembro de 2021 devido à pandemia de Covid-19. Para não interromper totalmente seu funcionamento, os funcionários criaram um tour virtual do local. “Recém” reaberto ao público, o Museu de Zoologia da USP está lindo, conservado e vale a visita!

Informações úteis e ingressos

A entrada ao Museu de Zoologia da USP é gratuita para pessoas de qualquer idade! O museu permite a entrada dos visitantes até às 16h30, por isso nada de chegar depois disso (até porque assim não vai dar pra ver nada, né?)

Para grupos acima de 10 e com até 70 pessoas será necessário agendamento para visita à exposição e o agendamento pode ser feito no site oficial do museu.

Um detalhe importante: o museu não permite a entrada com bolsas, mochilas e demais volumes e por isso oferece guarda-volumes. Ah, e alimentos e bebidas também não são permitidos dentro do museu, ok?

Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04263-000

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h

Instagram oficial: @museu_zoologia

Metrô: para quem quer conhecer o museu utilizando o serviço público de transporte de São Paulo, a estação mais próxima é a Sacomã, uma das estações que a Linha 2–Verde passa e fica a 3 km do museu.

Para dúvidas, os viajantes podem contatar o museu por e-mail ([email protected]) ou pelo WhatsApp: (11) 95667-2261 (atendimento em horário comercial, de segunda a sexta – das 8h às 17h).

Vale a pena acompanhar as redes sociais do Museu de Zoologia da USP para conferir se há alguma nova exposição acontecendo e também para conferir algum evento especial. A página também costuma postar os dias que estarão fechados excepcionalmente e outros avisos, por isso vale seguir a página.

Conheça os melhores museus de São Paulo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.