Visitar Curitiba e não ir ao Jardim Botânico, um dos cartões postais mais famosos da capital paranaense, é quase um pecado. Se você está planejando passar uns dias na cidade, saiba que, em breve, o Jardim Botânico terá mais um atrativo (e que atrativo!): o Museu da História Natural em Curitiba.

No início de 2021, a Prefeitura Municipal inaugurou um novo estacionamento no local, com entrada pela Linha Verde, disponibilizando mais 225 vagas (dessas, sete são destinadas para ônibus turísticos). O estacionamento está dentro de um terreno recentemente comprado pelo município e que mede 9,1 mil metros quadrados — o Museu da História Natural será instalado neste espaço também.

Quer viajar para Curitiba? Encontre passagens aéreas com os melhores preços aqui!

museu de historia natural em curitiba jardim botanico
Foto: divulgação / Ippuc

A expectativa para os próximos meses é a de que a cidade recupere fôlego em relação ao turismo e à economia local e, convenhamos, a aposta em mais um museu é uma excelente jogada! Vale lembrar que Curitiba já conta com espaços incríveis, como o icônico Museu Oscar Niemeyer, o Museu Paranaense e o Museu Municipal de Arte.

Se estiver passeando de carro pela cidade, é fundamental saber que agora Curitiba conta com um sistema online de estacionamento — neste link, você tem todas as informações a respeito do Estar Digital.

Museu de História Natural em Curitiba

A ideia da criação do novo espaço surgiu em 2017, e os estudos a respeito da viabilidade do museu foram apresentados a pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, parceira na iniciativa, no início de 2020.

Os responsáveis pela construção do espaço esperam que o lugar se torne uma referência em educação ambiental para a cidade de Curitiba.

Museu de História Natural em Curitiba
Obra para construção do novo museu. Foto: divulgação / Prefeitura de Curitiba

“Vamos dar à cidade um jardim, contíguo ao Bosque do Jardim Botânico, com anfiteatro, exposições e pesquisa científica. Um novo endereço de cultura e inovação com design paranaense”, resumiu o prefeito Rafael Greca no momento em que a construção foi aprovada.

O projeto do novo museu foi feito pelos arquitetos Fernando Canalli e Guilherme Klock, que trabalham na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

museu de historia natural em curitiba
Foto: divulgação / Ippuc

A estrutura terá aproximadamente 60.000 metros quadrados e é planejada para “casar” com o cenário natural da região — a cobertura do museu terá espaços revestidos por vegetação, dando uma sensação de continuidade em relação à área verde que fica ao redor da construção.

Para que o acervo do museu seja adequadamente preservado, parte do prédio será construído no subsolo, e o público terá acesso ao trabalho dos pesquisadores, até mesmo porque, diferente de uma galeria de arte, por exemplo, o material do Museu de História Natural em Curitiba está sendo planejado para ser mais dinâmico e interativo.

Museu de História Natural em Curitiba
Foto: divulgação / Ippuc

O museu será feito com concreto pré-moldado, material que tem eficiência no controle de temperatura e de iluminação, e os visitantes poderão contemplar a paisagem local, que ficará em frente ao famoso bosque do Jardim Botânico, a partir de um ponto privilegiado.

Os visitantes poderão, ainda, conhecer um café que será acoplado ao museu, além dos anfiteatros interno e externo. A data de inauguração ainda não foi definida, mas atualizaremos o texto assim que mais informações a respeito do andamento do projeto forem divulgadas.

Encontre o hotel ideal para se hospedagem em Curitiba: clique aqui e confira!

É preciso manter os cuidados sanitários

As medidas de proteção relacionadas à pandemia da COVID-19 ainda estão em vigor e devem ser respeitadas.

O Jardim Botânico está funcionando normalmente, mas com alguns ajustes que incluem um contador de visitantes, a obrigatoriedade do uso de máscara e uma fiscalização para evitar aglomerações.

Outros lugares para visitar em Curitiba

A capital paranaense é repleta de pontos turísticos interessantes e muito bonitos. Veja, a seguir, alguns lugares que você não pode deixar de conhecer quando estiver em Curitiba:

Museu Municipal de Arte

Foto: reprodução / Fundação Cultural de Curitiba

Já que estamos falando em museu, aí está mais uma sugestão. O MUMA é um complexo que fica no bairro Portão e faz parte do projeto Portão Cultural. Nele, os visitantes têm acesso a cerca de 3.800 obras de artistas como Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Cleusa Salomão, Mohamed Ali El Assal, Jorge Carlos Sade e Ben Ami.

O espaço conta com uma galeria dedicada ao casal Célia e Poty Lazzarotto, em exposição permanente, e diversas exposições temporárias de artes plásticas nos outros salões.

Agora, com a pandemia, é obrigatório o uso de máscaras, álcool em gel e a aferição da temperatura antes da entrada — são permitidos 35 visitantes ao mesmo tempo.

  • Endereço: Avenida República Argentina, 3430, Terminal do Portão.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h.

Parque Vista Alegre

Foto: Luiz Costa para / Prefeitura de curitiba

Curitiba é conhecida também pelo grande número de parques e espaços em meio à natureza. O Parque Vista Alegre é mais um desses pontos turísticos inspiradores. Nele, é possível fazer caminhadas e piquenique, além, é claro, de observar a cachoeira que fica em frente a um deck charmoso.

É preciso verificar a bandeira liberada pela prefeitura da cidade durante a pandemia antes da visita — dependendo do decreto, os portões do parque ficam fechados com cadeados.

  • Endereço: Coronel João Maria Sobrinho, 105 ou pelo acesso pela Luiz Leduc, 690.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 20h.

Bosque de Portugal

lugares secretos em curitiba
Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Taí um lugar encantador onde os visitantes caminham em meio à mata nativa. Inaugurado em 1944, o Bosque de Portugal é um ponto turístico imperdível, mas que nem sempre é lembrado quando falamos sobre os melhores lugares em Curitiba — é que são tantos!

Entre as belezuras do lugar estão pilares com azulejos cheios de versos de poetas de renome, como Castro Alves, Camilo Pessanha e Luís de Camões, tornando a visita ainda mais enriquecedora. Não deixe de conhecer!

Assim como no Parque Boa Vista, os turistas devem se atentar à bandeira divulgada pela prefeitura para saber se a visitação é ou não permitida durante a pandemia.

  • Endereço: Rua Fagundes Varela, 774, Jardim Social.
  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas.

Curitiba é realmente um destino turístico magnífico e, além de tudo, nacional, o que é sempre bom 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.