O México é um daqueles países que ganhou a atenção por causa de ídolos pop, como é a caso do seriado Chaves e sua turma, um dos favoritos dos brasileiros. Depois de passarem férias em Acapulco, foi uma febre: todo mundo queria ir onde o Chaves esteve. Acontece que o país é enorme e não se resume a “Pérola do Pacífico”, conforme mostramos a seguir 10 motivos para visitar o México o quanto antes!

Em Quintana Roo, por exemplo, as atividades são inúmeras. Dá para conhecer as ruínas de Tulum, cenotes e cavernas com águas cristalinas, a península de Yucatán, a Lagoa de Nichupté, a ilha Cozumel e muitas outras maravilhas naturais. San Luis Potosi tem inúmeras cachoeiras a serem exploradas e Chihuahua resguarda vários mistérios.

visitar o México lagunanichupte

Lugares incríveis que não poderão faltar quando você visitar o México:

1. Prismas Basálticos de Pachuca

Na cidade de Santa Maria Regla, a 30 minutos de Pachuca, os prismas de basalto surpreendem por seu formato exótico que se formou ao longo de milhões de anos. Os pilares de pedra de 30 metros de altura são banhados pelas águas da barragem San Antonio Regra. Um mergulho na cachoeira e uma caminhada na mata podem te revitalizar.

visitar o México Prismas2

visitar o México Pachuca2

Ainda em Pachuca, você pode ver de perto o colorido bairro de Palmitas. Artistas urbanos da Germen Crew revitalizaram o espaço com suas tintas e talento, formando um enorme e mundialmente famoso mural.

visitar o México Pachuca

2. Gruta das Andorinhas

Na cidade de Aquismón, em San Luis Potosi, este abismo natural atrai os aventureiros em busca de adrenalina. São 512 metros de profundidade, sendo 376 com queda livre, onde a galera se joga de paraquedas. Quando se chega ao fundo, se encontra um espaço equivalente a três campos de futebol, com altura maior que a Torre Eiffel.

visitar o México GrutaAndorinhas

visitar o México Gruta das Andorinhas

3. Cenote Cristalino

Ao sul da Playa del Carmen, em Riviera Maya, existe um lugar mágico. Com águas doces e transparentes, o Cenote Cristalino traz diversão garantida para os viajantes, que ali podem nadar, praticar snorkel, caminhar e até se arriscar numa tirolesa. O local ainda conta com restaurante e outros serviços que tornam o dia mais prático.

visitar o México cenote-cristalino

4. Cenote dos Ojos

Na península de Yucatán há muita coisa a se fazer. Uma delas é ir até o misterioso Cenote dos Ojos, onde há diversas expedições subterrâneas ao longo de 81 km de extensão. Mas, por enquanto, só se conhece até 120 metros de profundidade. O sistema inteiro fica em Tulum, no município de Quintana Roo.

visitar o México cenote dos ojos

5. Minas de Naica

Redescoberta há apenas 15 anos atrás, as minas próximas a cidade de Chihuahua surpreendem por conta de suas grutas. São quatros delas, que incluem formações rochosas únicas no mundo, além dos cristais gigantes de até 11 metros de altura, que foram achados acidentalmente.

visitar o México minas_de_naica_mexico

6. Playa de Amor

Em Puerto Vallarta dá para curtir muitas praias lindas, mas a apenas 35 km estão as Ilhas Marietas, que abrigam a curiosa Playa de Amor ou Hidden Beach. O arquipélago tem uma praia que fica dentro de um buraco, formado pela erosão de atividades vulcânicas há muitos anos. Aproveite para mergulhar nas águas cristalinas e relaxar.

visitar o México Vallarta

7. Cancún

Um dos destinos mais procurados no México, Cancún tem praias paradisíacas que pegam o mar caribenho, como Delfines, Tortugas, Caracol e Langosta. Mas uma das atividades mais bacanas a se fazer por lá é visitar o gigantesco parque Xcaret (saiba mais aqui) e o Museu Subaquático (saiba mais aqui), com estátuas que só podem ser vistas através do mergulho. Confira outras atrações imperdíveis neste post.

visitar o México Cancun

visitar o México museu cancun5

8. Ruínas de Tulum

Dominada por maias, Tulum hoje é uma relíquia histórica onde ainda vivem as ruínas de fortalezas construídas por esta civilização milenar. O Castelo e o Templo de Los Frescos são algumas das construções mais visitadas do país e permanecem como uma lembrança ancestral, antes de acontecer a invasão espanhola.

visitar o México Tulum

9. Ox Bel Ha

Outro sistema de cavernas, dos muitos que existem no México, o Ox Bel Ha fica em Quintana Roo e atualmente é a caverna subaquática mais longa já explorada no mundo. Descoberta em 1998, tinha então 180 km de longitude, mas em 2014 o número de passagens subaquáticas subiu para 256.9 km, o que a torna uma das maiores do mundo.

visitar o México RioSecreto1

10. Tamil

Também na cidade de Aquismón, em San Luis Potosí, a cachoeira de 105 metros de altura fica no topo do cânion do Rio Santa Maria, que tem 300 metros de profundidade. O trajeto inclui estrada, passagem pela comunidade La Morena e mais de 1 hora de barco até o local. Rapel, mergulho e outras atividades estão liberadas.

visitar o México Tamil

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução