Quem vai para o Sul do Brasil pode colocar Porto Alegre na lista de cidades a serem exploradas. Apesar de ser grande em seu território e número de habitantes, preserva a tranquilidade que vemos em destinos interioranos. O melhor ainda é saber que dá para aproveitar bem este lado gaúcho com atrações gratuitas.

As qualidades são inúmeras, a começar por ter um dos cinco melhores aeroportos do país, o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Ao andar pelas ruas, nota-se o quanto os habitantes preservam e entendem a importância do meio ambiente em Poa, o que afeta diretamente no índice de qualidade de vida da população.

Encontre aqui sua passagem aérea para Porto Alegre

As ruas arborizadas, a segurança, a cultura e a diversão são alguns dos chamarizes da capital do Rio Grande do Sul. Confira 10 motivos para ir pra lá e, quem sabe, nem querer voltar pra sua cidade depois:

1. Parque Farroupilha

Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Uma das atrações mais conhecidas e o maior parque público da cidade, é também chamado de Parque da Redenção. Os 37 hectares contam com jardins temáticos, ipês floridos, lagos, monumentos e espaços de lazer. Ainda dá para aproveitar a feirinha de artesanato, gastronomia, artes e antiguidades que acontece aos domingos.

2. Rua Gonçalo de Carvalho

Foto: Wikipedia

Porto Alegre tem o privilégio de abrigar uma das ruas mais bonitas do mundo. Cercada por árvores tipuanas há mais de 70 anos, a via se tornou atração turística depois de ganhar fama com algumas matérias internacionais. A vegetação forma um túnel por 500 metros de extensão, dando sombra e ar fresco para muita gente.

3. Fundação Iberê Camargo

Foto: Fernando Stankuns

Com arquitetura marcante às margens do rio Guaíba, a fundação foi projetada pelo português Álvaro Siza Vieira, que deu ao local o Prêmio de Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza. O público pode se deliciar nas várias mostras nacionais e internacionais de arte contemporânea, além de participar de oficinas, cursos e palestras.

4. Casa de Cultura Mário Quintana

Foto: Divulgação

O belo edifício rosado era o Hotel Majestic há 25 anos atrás, onde residia o poeta Mario Quintana. Os 12 mil m² abrigam três salas de cinema, um memorial dedicado ao campeonato Libertadores, uma loja de arte, o quarto do poeta, um acervo da cantora Elis Regina e, no 7º andar, o Café Santo de Casa e uma bela vista dos arredores.

5. Biblioteca Pública

Foto: Wikipedia

Em restauro desde 2009, a biblioteca pública de Porto Alegre enfim começa a dar seus primeiros passos pós-restauração. Já estão sendo feitas visitas guiadas ao local, que ainda não está com as obras concluídas. O edifício por fora pode não chamar tanto a atenção, mas é belíssimo por dentro, uma verdadeira joia da cidade.

6. Praça Província de Shiga

Foto: Wikipedia

Inaugurada em 1983, o projeto do paisagista Kunia Ito ganha formas orientais – e financiamento do governo japonês, celebrando a parceria entre Rio Grande do Sul e Shiga. O tradicional jardim com características do Japão, com quiosque, cascata, um pequeno lago e outros elementos do país.

7. Usina do Gasômetro

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Às margens do rio Guaíba, a desativada usina de 1928 hoje dá vida a um dos centros culturais mais legais da cidade. A chaminé de 107 metros é um marco do local, além da privilegiada vista para o pôr do sol. Além de sediar projetos artísticos, tem uma orla onde dá para praticar esportes e caminhar tranquilamente.

8. Estádio Beira Rio

Foto: Wikipedia

Inaugurado na década de 1960 e reformado para a Copa do Mundo de 2014, o estádio é a casa dos colorados, os torcedores assíduos do Sport Club Internacional, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. A obra foi inspirada nos estádios alemães e abriga ainda um museu sobre a história do time.

9. Mercado Público

Foto: Wikipedia

A construção neoclássica de 1869 passou por várias transformações, ganhando um segundo piso em 1912, quando a fachada também foi alterada para o que é atualmente. Além de ter mais de 100 bancas e lojas, sedia restaurantes centenários, cafés, sorveterias e lojas de artesanato.

10. Paço Municipal

Foto: Wikipedia

Um belo edifício de 1901 compõe a chamada Prefeitura Velha ou Paço dos Açorianos. Além de observar a arquitetura clássica carregada de símbolos, visite o porão, que atualmente abriga os Memoriais do Paço e da Cidadania, onde se localiza o marco zero da cidade.

Curtiu? Confira quanto custa viajar para Porto Alegre clicando aqui

6 comentários

  1. Oi, ótima matéria, mas ainda faltou pontos turísticos essenciais como o “Museu de Ciência e Tecnologia da Puc” que é o maior e melhor de tecnologia da América latina, Faltou a “Arena do Grêmio” que é a maior e uma das mais modernas do Brasil, faltou o “Shopping Total” que não é só um shopping é um prédio histórico e cultural com várias atrações, faltou o “Teatro São Pedro”, faltou a “Biblioteca do Estado do RS”, faltou o “Palácio Piratini”, faltou a “Catedral Metropolitana” e também seria bom colocar o “Viaduto Otávio Rocha”, ele não é um evento ou estabelecimento, mas é um dos monumentos símbolo de Porto Alegre.

    1. Oi Edmar, listamos apenas 10 motivos, mas tenho certeza de que há muitos mais motivos como você já bem citou 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.