Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos brasileiros, tanto para o viajante que está iniciando nas aventuras internacionais, como para quem quer dar uma escapulida rápida em um feriado prolongado, aproveitando assim as passagens aéreas com preços mais convidativos. A verdade é que a capital da Argentina oferece muitos atrativos para quem a visita pela primeira vez, e de quebra garante aquele gostinho de quero mais que faz todo mundo dar um jeito de voltar na primeira oportunidade. E se você busca por motivos plausíveis para conhecer Buenos Aires, saiba que aqui você encontrará 10, os quais são mais do que suficientes para te convencer a fazer as malas para lá o quanto antes.

Encontre aqui passagem aérea barata para conhecer Buenos Aires!

10 motivos para conhecer Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade que esbanja cultura, entretenimento e arquitetura apaixonante, como muitas capitais costumam oferecer, e é também uma porta de entrada para o viajante que deseja conhecer outros destinos argentinos (e pode acreditar, são muitos!). A seguir você conhecerá 10 motivos para conhecer Buenos Aires, que vão fazer você se apaixonar.

1. Ter uma experiência única com a cidade do Tango

Foto: Pexels

O tango é presença marcante na cultura argentina, e em Buenos Aires esta marca registrada é mais do que latente. A cidade oferece inúmeras casas especializadas na dança, como o famoso Café Tortoni, La Ventana, Mansion Tango, entre outros, mas se porventura o orçamento estiver limitado, é possível conferir apresentações de rua em diferentes pontos da cidade, como Recoleta e San Telmo.

2. Os amantes de carne vão se deliciar nos melhores restaurantes

A carne argentina é uma das mais elogiadas do mundo, e claro que em Buenos Aires você encontrará uma infinidade de restaurantes para se esbaldar com a iguaria. As mais pedidas são as tradicionais parrilas, bife de chouriço e picanha argentina, que servidas com um bom vinho local lhe proporcionará uma experiência inesquecível. O QCV tem uma seleção de melhores churrascarias e restaurantes em Buenos Aires, e conta com nomes elogiadíssimos, como La Cabrera, Parrila Peña, La Carniceria, entre outros estabelecimentos que merecem fazer parte de seu roteiro.

3. Você se apaixonará pela arquitetura da cidade

A arquitetura neoclássica é muito presente em Buenos Aires, – você facilmente encontrará edifícios históricos e muito bem preservados em quase todos os bairros da cidade – mas ainda sim é possível encontrar um Q de art decó, art nuveau e modernista em uma construção ou outra. E nesta tour, os edifícios que não podem faltar em seu roteiro são:

  • Palácio do Congresso Argentino, situado na Praça do Congresso, entre a av. Rivadavia e a av. Entre Rios;
  • Palácio de las Aguas Corrientes, na av. Córdoba, 1950, Recoleta;
  • Casa Rosada (foto), em frente a Plaza de Mayo, na rua Balcarce, 50, Monserrat;
  • Centro Cultural Kirchner, o antigo correio da cidade, que fica atrás da Casa Rosada, na rua Sarmiento, 151;
  • Galeria Guemes, na famosa rua Florida, 165, Microcentro;
  • Facultad de Derecho, na av. Pres. Figueroa Alcorta 2263 (ao lado da Floralis Generica);
  • El Ateneo, o antigo teatro que virou livraria, na av. Sta. Fe 1860, Recoleta;
  • Teatro Colón, na Cerrito 628, Microcentro.

Muitas dessas construções oferecem visitas guiadas, que enriquecerão ainda mais o seu passeio.

Encontre aqui passeios para fazer em Buenos Aires e reserve online

4. Há uma bagagem cultural enriquecedora na cidade

Como grande parte das capitais mundiais, Buenos Aires carrega uma bagagem cultural bastante influente, que pode ser encontrada entre um ponto turístico e outro. Se você é o viajante que gosta de conhecer mais do local que visita, não deixe de incluir em seu roteiro as seguintes atrações:

  • Caminito (foto): muito embora seja carregado de comerciantes que te assediam durante o passeio, ir para Buenos Aires sem passar no Caminito é até pecado. O bairro que respira o tango é cheio de casas coloridas, que abrigam comércios dos mais variados.
  • Teatro Colón: se o orçamento permite, que tal conferir a programação de uma das casas de ópera mais prestigiadas do mundo? Conhecer o teatro vai muito além de somente conferir a sua belíssima arquitetura, e lhe renderá uma experiência única.
  • Corrientes: considerada a Broadway da Argentina, já dá para imaginar o que a avenida oferece né? Inúmeros teatros para você se esbaldar e escolher a dedo em qual vai entrar.
  • Museu de Arte Latinoamericana (Malba): por ali você apreciará mais da história e obra de artistas renomados da América Latina, como Tarsila do Amaral e Frida Kahlo. Há duas opções de visitas: a guiada e a livre.
  • Floralis Generica: um dos símbolos de Buenos Aires pode ser visto ao lado da Faculdade de Direito, precisamente na Plaza de las Naciones Unidas. O monumento abre durante o dia e fecha durante a noite, e a sugestão é apreciá-la de forma contemplativa, relaxando no gramado da praça sem pressa.
  • El Ateneo: mais uma vez esta histórica livraria marca presença nesta lista, porque além de apreciar a sua arquitetura, vale a pena procurar por alguma obra entre suas prateleiras para levar como recordação. Depois do passeio, apreciar um café por ali se torna quase obrigatório.

5. E histórico também!

O que deixa o passeio por Buenos Aires ainda mais enriquecedor certamente é mergulhar um pouco mais na história da cidade e do país. Você provavelmente esbarrará em algum evento ou comemoração no Obelisco (foto), entre as avenidas 9 de Julho e Corrientes (o monumento é uma homenagem aos 400 anos da cidade). E para conhecer mais da história de Buenos Aires é claro que não pode faltar o futebol tão amado também por nossos hermanos, e no bairro La Boca (ao lado do Caminito) está o La Bombonera, o principal estádio do país, com um museu para você apreciar todas as conquistas do Boca Juniors. Já no Museu Nacional de Belas Artes você conhecerá mais da história da Argentina, mas contada por outra perspectiva: através de obras assinadas por artistas locais. Há diversos quadros retratando momentos importantes da Argentina, e também obras internacionais de El Greco, Monet, entre outros.

Pode parecer esquisito, mas sabia que o Cemitério da Recoleta é um dos pontos mais visitados de Buenos Aires? Isso porque o local abriga túmulos de personalidades importantíssimas na história da Argentina, como Evita Perón e General Alvear. Há disponíveis visitas guiadas que dão um toque ainda mais especial ao passeio, e pode apostar que vale cada centavo investido.

E para fechar a tour histórica por Buenos Aires, o que não pode faltar em seu roteiro é o passeio pelo Palácio Barolo – há tantos detalhes em sua arquitetura e história que vale a pena investir também em um tour guiado. Ao final, aproveite para curtir uma vista deslumbrante da cidade no farol da cidade.

6. Impossível não se apaixonar por Puerto Madero

Depois de receber uma revitalização caprichada, o bairro de Puerto Madero se tornou um dos atrativos mais amados dos turistas na cidade, tornando-se assim um item isolado na lista de 10 motivos para você conhecer Buenos Aires. O local é uma mistura de modernidade e história, ideal para aproveitar durante todo um dia, já que por lá você encontrará bons restaurantes, inúmeras lojas, e dois monumentos imperdíveis: a Puente de la Mujer, que faz uma analogia ao movimento feminino durante a dança de Tango, e também a Fragata Sarmiento (foto), um barco que já prestou inúmeros serviços oficiais à Argentina, e hoje, já inativo, funciona como um museu.

7. Os bairros são deliciosos para desbravar a pé

Além de Puerto Madero, Buenos Aires possui bairros altamente pitorescos que reservam os passeios mais agradáveis da sua viagem. E para ser ainda mais divertido, o ideal é desbravá-los a pé, em uma caminhada despretenciosa. Para você ter uma ideia, esta redatora que vos fala encontrou inúmeras boas surpresas entre uma caminhada e outra, como o El Zanjon de Granados, um museu escondidinho em San Telmo, que dei de cara durante o passeio à feirinha de antiguidades do bairro que acontece aos domingos. E foi andando pela Recoleta que encontrei também uma praça aberta deliciosa, onde acontecia uma feirinha ao ar livre com música ao vivo. Caminhando por Palermo descobri lojas e brechós bem bacanas, além de um bar simples, porém com o melhor vinho que meu marido já experimentou. Esses achadinhos se tornam presentes preciosos durante a viagem, e que você jamais imaginaria encontrar.

8. Você pode ver as estrelas e aprender mais sobre o espaço

Embora seja uma atração comumente sugerida para crianças, os adultos também apreciarão a visita ao Planetário de Buenos Aires, conhecido também como Galileo Galilei. Esta cúpula de cerca de 20 metros que você pode ver na foto abriga uma sala de projeção, na qual é possível ver mais de 9 mil estrelas, satélites, planetas, entre outras graciosidades da nossa galáxia. Por lá também é projetados filmes com resolução 8k, e em outros espaços do edifício há diferentes curiosidades, como uma coleção de meteoritos.

9. Aproveite para relaxar em um dos inúmeros parques e jardins da cidade

Apreciar a natureza em meio à uma grande metrópole é uma tarefa muito fácil em Buenos Aires, pois por lá você encontra alguns jardins de abrilhantar os olhos, como é o caso do Jardim Japonês (foto), inaugurado em 1967, com projeto assinado pelo paisagista Yasuo Inomata. Por lá há um restaurante, uma casa de chá, lojinhas, sala de leitura, além de lagos, pontes e uma variedade de plantas para garantir a calmaria da sua visita. Com a mesma característica bucólica e contemplativa há o Rosedal de Palermo, considerado um dos lugares mais bonitos de Buenos Aires. O local é enfeitado por mais de 18 mil rosas, e ainda conta com um lago, uma ponte grega, um anfiteatro, entre outros atrativos.

A Plaza de las Naciones Unidas, já mencionada por aqui, é um ponto apreciado por locais e turistas de todas as idades. Por lá é comum você encontrar pessoas com cadeiras de praia e cangas estendidas no gramado, curtindo uma música, batendo um papo ou até mesmo promovendo um piquenique. Em Os Bosques de Palermo os atrativos são nas mesmas proporções, ideal para curtir um bom vinho argentino e uns queijinhos em uma tarde de tempo agradável. E sabe outro lugar que você pode fazer o mesmo, mas longe da muvuca dos turistas, por ser um lugar ainda pouco explorado? Na Reserva Ecológica Costanera Sur, o antigo zoológico da cidade. Em todos eles a entrada é gratuita.

10. As comprinhas em Buenos Aires costumam valer muito a pena

Apesar da inflação na Argentina não ser muito convidativa, ainda é possível fazer boas compras em Buenos Aires em diferentes segmentos. A Calle Florida, a mais conhecida da cidade, é o ponto mais agitado por turistas pela variedade de lojas, que vão desde roupas, calçados e até cosméticos. Na mesma rua há a Galeria Pacífico (foto), ideal para quem prefere comprar sob um ar condicionado, e quem busca boas marcas (aliás, vale apreciar a obra de arte que é o teto deste shopping).

Para mais opções de lojas à céu aberto, as avenidas Córdoba, Santa Fé e os bairros Once, Villa Crespo, Palermo Soho, Caminito e San Telmo, também garantem boas lojas, entre outlets, atacado, varejo e suvenirs. Mas se você prefere um shopping, as opções, além da Galeria Pacífico, são Alto Palermo, Patio Bullrich e Abasto, que variam entre fast fashions e lojas de luxo.

Já que te apresentamos 10 motivos para você conhecer Buenos Aires, que tal conhecer o nosso guia completo para a capital da Argentina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.