Se você tem uma viagem à Espanha planejada e já incluiu a impressionante Barcelona no seu roteiro, pode ter ouvido falar sobre Montserrat, um dos pontos turísticos mais imperdíveis da região e que merece ser incluído na sua programação.
Montserrat é uma enorme montanha rochosa que se tornou um destino turístico popular devido a sua beleza natural, importância religiosa e atrações culturais.
É difícil explicar a imponência do Montserrat apenas com palavras, por isso vamos te convencer também com imagens desse lugar incrível que fica a apenas 50 km de Barcelona. Mesmo sendo fora da cidade, ainda é considerado um dos melhores passeios de Barcelona e pode ser feito facilmente em um passeio de bate e volta.
Quer saber o que fazer em Montserrat, como chegar e porque o lugar é tão famoso? Então acompanhe nosso guia completo sobre esta atração!
Garanta já sua passagem aérea para Barcelona
O que fazer em Montserrat
Antes de saber o que fazer em Montserrat, é legal entender um pouco do contexto e da sua localização! Montserrat é uma região montanhosa com formações rochosas bem altas e impressionantes, e devido à sua estrutura e localização privilegiada, em 1205 foi construída a Abadia de Montserrat, nas encostas das montanhas.
Assim, a Abadia e posteriormente o Mosteiro de Montserrat se tornaram referência religiosa na Espanha toda e por sua belíssima paisagem e ótima estrutura, ganhou a atenção dos viajantes que querem ver pessoalmente o local.
Assim, a principal coisa para se fazer em Montserrat é visitar o mosteiro, coração espiritual da região e que abriga a Virgem Negra de Montserrat, também conhecida como “La Moreneta”. Por lá o visitante ainda pode visitar a Basílica de Montserrat e o interior do mosteiro.
Depois de conhecer o mosteiro, o viajante pode conhecer outras atrações turísticas do local, como a Santa Gruta, onde a Virgem Negra foi encontrada pela primeira vez, e o Museu de Montserrat, que abriga uma coleção de arte, incluindo pinturas, esculturas e obras de artistas renomados como Picasso e El Greco. Além disso, exibe uma variedade de artefatos religiosos, culturais e achados arqueológicos.
Para chegar nas atrações, a região montanhosa possui teleféricos e funiculares como meio de transporte, para facilitar a chegada e evitar uma trilha bem íngreme até o topo. Vale muito a pena conhecer ambos, que são tão bacanas que passam a ser também experiências e “atividades” de Montserrat.
São dois os funiculares de Montserrat, nomeados como Sant Joan e Santa Cova, que foram construídos nos anos 1918 e 1929, respectivamente, com o objetivo de transportar os peregrinos e visitantes até aos locais mais emblemáticos da montanha.
Outra atração de Montserrat é a Escolania, um coral de jovens que se apresentam na Basílica de Montserrat. Suas apresentações são famosas por sua qualidade e atmosfera espiritual, além de ser um dos mais antigos corais do país. Se quiser conferir, vale verificar os horários de apresentação para não perder essa experiência única. As apresentações costumam acontecer todos os dias, inclusive de finais de semana e feriados.
Para quem quer unir o turismo religioso ao ecoturismo e o turismo de aventura, na região também fica o Parque Natural de Montserrat, que oferece trilhas para caminhadas, escaladas e outros esportes ao ar livre. Quem quiser se aventurar vale a pena conferir as trilhas espetaculares que oferecem vistas panorâmicas da paisagem montanhosa. A trilha mais popular é a “Sant Jeroni”, que leva o viajante ao ponto mais alto da montanha. É uma caminhada desafiadora, mas as vistas valem a pena.
Reserve já seu hotel em Barcelona
Como chegar
A maneira mais fácil de chegar a Montserrat é de carro alugado, já que a estrada é fácil e são apenas 50 km que separam Barcelona do ponto turístico. Caso você não queira alugar um veículo, a segunda forma mais comum e utilizada é o trem. A estação de trem de Montserrat está localizada na base da montanha, a cerca de 5 km do mosteiro. Os trens partem de Barcelona com frequência, e a viagem dura cerca de uma hora.
De trem, a linha regional R5 faz o caminho saindo da Plaça Espanya e para em Monistrol, pequena cidade próxima as atrações. Para de fato chegar às atrações da região, basta pegar o teleférico.
Outra forma de chegar a Montserrat é com excursão, que pode ser reservada em reais e já garante um guia e também o transporte até o local. Saiba como reservar e mais aqui.
Quando ir
Montserrat é uma atração que não tem tempo mês ruim para conhecer, já que pelo clima mediterrâneo e altitude, quase sempre faz frio e chove pouco. Ainda assim, a melhor dica para visitar a região é conferir apenas se vai chover ou não, para não prejudicar sua experiência no local e prejudicar as belas fotos que você pode fazer lá!
Roteiro de um dia em Montserrat
Se você estiver visitando Montserrat por um dia e não sabe como organizar seu roteiro, aqui vai uma sugestão:
Manhã: saia de Barcelona e vá para Montserrat logo cedo e visite o Mosteiro de Montserrat e a Santa Gruta.
Tarde: almoce e visite o Museu da cidade e depois ande um pouco pelo Parque Natural de Montserrat.
Noite: assista a um concerto do Escolania, um dos corais infantis mais famosos do mundo e que costuma acontecer às 18h45 de segunda a quinta-feira e aos domingos e feriados.
Dicas para visitar
A primeira dica para fazer seu passeio é vestir sapatos confortáveis e levar agasalhos, já que o viajante vai andar bastante para explorar a região e o parque e costuma ser frio nas montanhas. Falando em roupas, lembre-se de que é um local religioso.
Outra dica importante é verificar os horários de funcionamento do mosteiro e do funicular, pois eles podem variar ao longo do ano, conferindo antes você evita perder a viagem.
A última dica é para quem já está pensando na comida: há vários restaurantes e cafés na região onde você pode saborear pratos locais e o mais imperdível é conferir o queijo que leva o nome de região, produzido pelos monges do mosteiro.
Caso queira passar a noite em Montserrat, confira o Hotel Abat Cisneros Montserrat.