Dizem que Monsanto é a aldeia mais portuguesa de Portugal. A cidade histórica, que tem vestígios de presença humana desde o Paleolítico, foi doada por Dom Afonso Henriques à Ordem dos Templários após tê-la conquistado dos mouros no século 12 — há registros das presenças de visigodos e bárbaros ali também.

Monsanto
Foto: Wikimedia Commons

Localizada nas rebarbas bem íngremes de uma colina, Monsanto conta com um ambiente tranquilo e autêntico, que transporta o visitante a um passado muito remoto, quando o tempo passava bem mais devagar.

Partiu Portugal? Pesquise aqui sua passagem barata! 

O que fazer em Monsanto

Castelo de Monsanto

Monsanto

Foto: Wikimedia Commons

Ao Castelo de Monsanto deve-se boa parte da fama da aldeia, que tem cerca de mil habitantes. A construção, uma verdadeira fortaleza de pedras, foi erguida no século 12 por cruzados e templários, ainda paira imponente sobre a diminuta região e a 700 metros acima do nível do mar. Atenção: haja fôlego para chegar até lá e desbravar as ruazinhas íngremes da vila.

Confira as melhores excursões para Monsanto

Capela de Santa Maria do Castelo

Monsanto

Foto: Wikimedia Commons

Localizada no interior do castelo, esta construção edificada no final do século XVII foi erguida sobre uma antiga capela que foi totalmente destruída após um acidente. A singela casa em meio as rochas do local é um destaque especial no cenário.

+ Confira dicas para visitar o Palácio de Queluz em Sintra

Miradouro Praça dos Canhões

Foto: Wikimedia Commons

O Miradouro Praça dos Canhões, que fica logo na entrada da cidade, descortina uma vista inesquecível das planícies que rodeiam Monsanto. Perto dali fica a muito bem conservada Igreja Matriz de Monsanto, cujas origens remontam ao século 15.

Igreja da Misericórdia

Foto: Wikimedia Commons

Antes da construção da Igreja Matriz do vilarejo, a Igreja da Misericórdia cumpria o papel de ser a principal da região. Construída no século XVI no estilo renascentista, o edifício impressiona por sua simplicidade e beleza.

Torre do relógio de Monsanto

Foto: Wikimedia Commons

Conhecida também como Torre de Lucano, a construção datada do século XV fica pertinho da Igreja da Misericórdia, e além do relógio, sustenta também dois sinos e uma réplica do galo de prata em seu andar mais elevado. Por lá você encontrará uma vista incrível do vilarejo, que lhe renderá inúmeras fotos.

Ruínas da Igreja de São Miguel

Foto: Wikimedia Commons

Construída no século XII, a antiga Igreja de São Miguel também já foi a Igreja Matriz de Monsanto, mas o que resta dela hoje são somente ruínas. As paredes continuam intactas, mas o que faz valer a visita é o deslumbre da vista do entorno: os penedos e os vales da região.

Por lá você também encontrará o arco da capela São João, uma estrutura de uma antiga igreja, e que oferece uma vista da fronteira espanhola.

Como chegar em Monsanto

A aldeia fica no centro-norte do país, bem próxima da fronteira com a Espanha. Fica a cerca de 25 km de Idanha-a-Nova. A estrada N239 liga as duas cidades, um percurso que dura por volta de 45 minutos de carro. Quem parte de Lisboa ou do Porto pela A1, deve pegar a saída para a A23 em Abrantes/Torres Novas. Quando estiver na A23, saia em Alcains/Penamacor e siga as indicações para Idanha-a-Nova. Alugue online seu carro para fazer essa roadtrip!

Quando ir a Monsanto

Não existe uma temporada adequada para ir a Monsanto, já que as visitas estão abertas ao público durante todo o ano. O que pode ser feito é adequar o clima local com suas expectativas. De abril a outubro os termômetros marcam temperaturas amenas e poucos indícios de chuva, ideal para passeios ao ar livre. Em agosto é quando os dias ficam mais quentes, com uma média de média de 32°C. Já em janeiro é quando o termômetro despenca para 14°C.

Onde se hospedar em Monsanto

Por ser um pequeno vilarejo, há poucas opções de hospedagens mas todas muito charmosas em casarões antigos e todas bem localizadas fazendo com que seja possível caminhar a pé pela aldeia. Conheça algumas sugestões:

  • Castelo Cottages II: esta casa de temporada com vista para a cidade dispõe de Wi-Fi gratuito, um dormitório, sala de estar, cozinha com forno e área para refeições, ideal para casais. O castelo de Monsanto fica a apenas 250 metros da hospedagem.

  • Zion Jardim Monsanto: localizada em uma área rural, esta pousada conta com duas piscinas, quartos com chaleira e cafeteira, bar nas áreas comuns, um café da manhã delicioso incluído na diária e atendimento elogiadíssimo por quem já passou por lá.
  • Monsanto GeoHotel Escola: localizado a 700 metros do Castelo de Monsanto, este hotel conta com terraço, bar e vista da cidade, além de lounge compartilhado e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e banheiro privativo. O café da manhã é por conta da casa.

Confira mais opções de hospedagem em Monsanto com os melhores preços

+ Indo para Portugal no verão? Confira aqui as melhores praias de Portugal.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.