A tecnologia japonesa é mundialmente reconhecida. Seja com eletrônicos ou automóveis, chega a ser comum pensarmos no Japão como o polo da evolução tecnológica. Se você adora ciência e tecnologia, sem dúvidas vai pirar durante um passeio pelo Miraikan, o Museu Nacional de Ciência e Inovação do Japão que fica em Odaiba, uma ilha artificial na baía de Tóquio.
O foco do museu está na robótica, na medicina e no espaço, mantendo exposições fixas e temporárias que exibem os avanços da tecnologia nessas áreas do conhecimento.
Visitar o Miraikan em Tóquio proporciona a oportunidade de experimentar a tecnologia do futuro, isso porque grande parte das exposições são interativas. Tudo no museu vai muito além de displays, já que você não irá apenas ver produtos com tecnologia avançadas, mas também poderá tocá-los e montá-los.
Durante a visita, é possível aprender de um jeito bem divertido como uma análise genética é feita ou como um computador quântico funciona, por exemplo — não apenas lendo, mas também acompanhando a explicação de maneira interativa, como se fosse um jogo.
Logo na entrada do Miraikan, o hall do museu já impressiona com seu Geo-Cosmos, um globo terrestre feito com 10.362 painéis de LED, que flutua sob o domo.
As exposições permanentes abrangem temas relacionados à inovação, com tecnologias revolucionárias baseadas na criatividade, descobrindo como essas ideias nascem de técnicas científicas e se tornam valiosas.
Há também uma exposição na qual você joga um game interativo, sendo que o resultado vai mostrar tipo de Terra que você pode deixar para seus descendentes daqui a 50 anos.
À medida que essa tecnologia avança, um futuro no qual os computadores usam os movimentos de pessoas e objetos para prever eventos e evitar problemas pode se tornar realidade. Na exposição Anagura, é possível experimentar a ciência da informação espacial estabelecida em um mundo de 1000 anos no futuro.
Veja também: Famosa por sua obsessão em bolinhas, Yayoi Kusama abre um museu em Tóquio
Você tem curiosidade em saber como a internet funciona? Uma das exposições fixas usa bolas brancas e pretas para visualizar como as informações são entregues pela Internet. Um dos salões possui um planetário com apresentações em 3D surpreendentes. Este será um momento bem especial para apreciar!
Ainda tem laboratório de células em progresso, missão de sobrevivência, observatório de neutrino, estudo de partículas e acelerador de partículas e muito, mas muito mais!
Até mesmo se locomover com o UNI-CUB, um veículo estilo cadeira que também é um robô, é possível. O dispositivo é exibido no piso de exposição permanente. É uma nova experiência de mobilidade pessoal.
A cerejinha do bolo fica por conta do Asimo, um robô humanoide da Honda que faz apresentações de 10 minutos em determinados horários do dia e deixa todo mundo encantado, principalmente as crianças.
Quanto custa o ingresso para o Miraikan?
O ingresso para o museu custa 620 ienes, aproximadamente R$ 23. Compre seu bilhete para o Miraikan aqui. O horário de funcionamento é de quarta a segunda, das 10h às 17h.
Dedique pelo menos 3 horas neste passeio, tem muitas salas e objetos para ver, aprender e manusear durante o tour.
Não é de se admirar que o Japão tenha números surpreendentes de crianças e adolescentes interessados em seguir uma carreira científica graças a estímulos como esse do museu. Você também vai sair de lá com vontade de virar cientista 🙂
2 comentários