Exploradores acabam de descobrir um novo recorde: foi encontrada no México a maior caverna subaquática do mundo. Mergulhadores do projeto Gran Acuífero Maya, dedicado a preservação e estudo das águas subterrâneas da Península da Yucatán, ficaram 10 meses trabalhando intensamente entre as cavernas de Sac Actún e Dos Ojos.

Os dois lugares são interligados entre si por debaixo de sua superfície, em trechos que chegam a até 20 metros de profundidade. Com isso, ambos chegam ao total de 347 km de extensão, se transformando numa só gruta. O sistema de cavernas Ox Bel Ha, ao sul de Tulum, perde então seu posto e passa a ser o segundo maior, com 270 km. A região conta ainda com 7 mil cenotes e acredita-se que boa parte deles estejam conectados, desaguando no mar.

A novidade é interessante para as pesquisas arqueológicas e culturais de Riviera Maia, que foi ocupada pela civilização maia antes da colonização espanhola. Foram encontrados ainda algumas escadarias e vestígios humanos, já que estes espaços eram utilizados para sacrifícios e rituais. Tais características curiosas tornam o local ainda mais místico, cheio de mistérios a serem revelados.

E você, encararia um mergulho nessas águas secretas?

[+] Que tal uma excursão no subterrâneo Rio Secreto com Cavernas de Cristais?

Partiu México? Encontre sua passagem aérea em nosso buscador!

[+] Embarque num passeio pelo sítio arqueológico maia + mergulho em cenote

Fotos: divulgação

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.