Impossível falar de Minas Gerais sem mencionar a comida típica maravilhosa, como o pão de queijo, que deixa os gringos caidinhos de amor. Proporcionando um contato maior com as delícias caseiras do interior, o Mercado Vila Rica, empório ao ar livre em Belo Horizonte, não deixa ninguém passando vontade.
O Mercado Vila Rica e seus sabores
O local onde acontece a iniciativa já é, por si só, um atrativo a parte. No bairro Ouro Velho-Pampulha, uma vila bem charmosa de tijolinho à vista, que parece ter saído da Itália, abriga os produtores independentes. É como uma cidade cenográfica, erguida num dos lugares mais badalados de Bêagá. Além disso, funciona como espaço cultural, um ponto de encontro alternativo para moradores e turistas.
Uma variedade de itens fica à disposição da clientela, incluindo compotas, doce de leite, azeites saborizados, antepastos, massas, bolos, cafés, queijos e licores, além de produtos de uso pessoal e artesanatos.
No mesmo endereço funciona o empório árabe Tuareg e o romântico Bistrô Vila Rica, comandado pela chef Érika Chami. O cardápio faz a fusão entre as cozinhas italiana e francesa, com crepes salgados (a partir de R$ 35,90), entradas, saladas, massas, carnes, e risotos, como o Mineiro (R$ 55,90) que leva carne seca, linguiça calabresa e couve crocante.
De sobremesa, crepes doces e outras opções vindas da França. É interessante notar que o menu sinaliza os pratos para celíacos, lacro-intolerantes, vegetarianos e veganos.
Todas as áreas são pet friendly, então leve seu melhor amigo para as compras com você!
Quanto custa: entrada franca. Doação de 1 kg de alimento ou ração é bem vinda como contribuição espontânea.
Como chegar: o Mercado Vila Fica fica na Av. Fleming, 900, bairro Ouro Preto-Pampulha, em Belo Horizonte. A feirinha funciona apenas aos domingos, das 09h às 18h.
Fotos: Renato Leal/divulgação