Se tem um lugar legal para turistar na capital paranaense, esse local é o Mercado Municipal de Curitiba, fundado em agosto de 1958. Todas as semanas, o espaço recebe aproximadamente 65 mil pessoas que passeiam pela estrutura de 15,6 mil metros quadrados que abriga 362 unidades comerciais, compreendendo tanto boxes quanto barracas que oferece mais de 72 mil itens.

O foco é na gastronomia, tanto que quase 80% dos estabelecimentos vendem produtos alimentícios. Tem de tudo por lá, como bebidas, queijos e vinhos, ervas medicinais, especiarias, carnes, embutidos, conservas, carnes exóticas, frutas, verduras e muito mais. Inclusive, em 2009, o Mercado Municipal de Curitiba foi o primeiro no Brasil a inaugurar uma área dedicada a produtos orgânicos.

Onde ficar em Curitiba? Encontre seu hotel aqui!

mercado municipal de curitiba
Foto: Equipe Quanto Custa Viajar
mercado municipal de curitiba
Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Quem busca por opções de alimentos frescos, regionais e também de outras culturas que não a brasileira, vai encontrar muita coisa boa no mercado municipal. Você pode pedir nas barracas para experimentar alguns produtos, antes de comprá-los, principalmente queijos, embutidos e cereais.

Um dos destaques é o Café do Mercado, que fica na área externa do Mercado Municipal. Sempre cheio, o lugar é ótimo para comprar grãos de diferentes tipos e moer em casa ou pedir para serem moídos na hora dentro da loja. Também tem bastante variedade de cafeteiras à venda, como as italianas e cremeiras. Faça uma pausa por lá, bebendo um expresso recém coado, você vai adorar.

Perca-se entre os corredores, passeando e voltando com a sacola cheia para casa! Quem é fã de cultura e culinária japonesa precisa ir até a Bonsai Mercearia, estabelecimento de referência que vende comida, salgadinhos, doces e bebidas japonesas. Quem gosta de doces, vale saber que os chocolates da D’Fuhrmann também são uma delícia. Se quiser queijo e cachaça das boas, corra até o Lá de Minas que você não vai se arrepender.

No segundo andar do Mercado Municipal de Curitiba, os visitantes encontram uma praça de alimentação com opções para todos os gostos, servindo comida árabe, brasileira, italiana, japonesa e mais. Um clássico é a Pastelaria Curitiba, que vende pastéis com recheios que são a cara da cidade, como o pinhão, além de mais de 30 outros sabores.

Além das barracas e boxes voltados para produtos alimentícios, também é possível encontrar lojas com itens de decoração, ideias para trazer uma lembrancinha da cidade, de armarinho, para pets, com roupas, de cosméticos e mais.

A cultura nipônica tem força no mercado. A loja Tepanyá possui diversos utensílios para a cozinha, além de utilidades domésticas, cristais e panelas. Já a Thanyon é um verdadeiro paraíso e tem de TUDO! Para artesanato, vá à K & M Artesanatos ou a Kotobuki, você vai amar.

Como chegar ao Mercado Municipal de Curitiba?

mercado municipal de curitina
Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal fica na Avenida Sete de Setembro, 1865. Existem 17 acessos para entrar no estabelecimento. O Mercado Municipal fica em frente à rodoviária de Curitiba e, para chegar até lá de ônibus, você pode pegar as linhas: Circular Centro | Bi-articulado Campo Comprido – Centenário | Linha Inter-hospital | Cristo Rei e a Linha Turismo.

Uma boa alternativa é ir de Uber que sempre tem carros pela cidade. Você pode ir com seu veículo próprio, mas aos finais de semana, o movimento é intenso! Estacione na rua, comprando um cartão de Estar, ou deixe o veículo em um dos estacionamentos próximos.

Antes de visitar o lugar, faça um tour 360 graus, disponível no Google Maps. Assim, você terá uma prévia da maravilha de cores e sabores que é o Mercado Municipal de Curitiba. Com certeza, um espaço que vale muito a pena visitar durante sua viagem.

Separe pelo menos uma manhã inteira para vasculhar cada cantinho do Mercado Municipal de Curitiba, tem muito item bacana e gostoso por lá — a limpeza e organização vão te surpreender! Depois, você seguir para o Jardim Botânico, uma área verde linda e bonita que possui um dos cartões-postais de Curitiba.

Quer saber o que mais você pode fazer em Curitiba? Confira aqui os passeios e tours mais populares na cidade e deixe seu roteiro de passeios ainda mais completo.

Mercado Municipal de Curitiba

  • Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865. Entre a Rua General Carneiro e a Rua da Paz, no Jardim Botânico
  • Telefone de contato: (41) 3363-3764
  • Horário de funcionamento: segunda, das 7h às 14h; de terça a sábado, das 7h às 18h; domingo, das 7h às 13h. Praça de alimentação até às 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.