Quem visita a capital japonesa sempre coloca o mercado de peixe em Tóquio na listinha de passeios. Esse é um tour praticamente obrigatório para quem pisa na cidade pela primeira vez e logo você vai entender o motivo. Com uma estrutura imensa, barulhenta e sempre lotada de pessoas, esse tradicional mercado faz parte da história de Tóquio, comercializando peixes, mariscos, frutas e verduras de grande qualidade.

Em 2018, o famoso mercado ganhou um novo endereço, saindo de Tsukiji, bairro que abrigou essa área comercial durante 83 anos, e indo para sua nova sede em Toyosu. A mudança para Toyosu foi estudada e planejada durante muitos anos, enfrentando problemas com comerciantes que eram contra a alteração de endereço e até mesmo dificuldades técnicas. O fato é que tudo se resolveu e a nova casa do mercado de peixe em Tóquio foi inaugurada em setembro.

O antigo espaço de 23 hectares em Tsukiji, pertinho da área central de Tóquio, vai funcionar como um estacionamento até o final das Olimpíadas de 2020. A clássica feirinha com comida de rua ainda permanece no local \o/ mas não se sabe por quanto tempo.

Inclusive, a Equipe do Quanto Custa Viajar teve a oportunidade de viajar para o Japão em 2015 e conferiu de perto essa muvuca divertida da feira de rua. Dá uma olhadinha aqui no nosso vídeo para ver como era o fervo entre as barraquinhas e mais belezas de Tóquio 😉

Mercado de peixe em Tóquio em novo endereço

Toyosu, na baía de Tóquio, garante que o novo mercado chamado de Toyosu Fish Market aproveite mais as tecnologias da ilha artificial em um espaço maior, mais limpo e super organizado na cidade considerada a mais segura do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

Claro que os turistas que conheceram as antigas instalações do tradicional mercado com suas características ímpares e aquela muvuca tradicional (e maravilhosa) sentem uma dorzinha no coração ao ver o novo complexo todo construído com blocos cinzas que mais se parece uma área militar.

mercado de peixe em toquio
Foto: Wikimedia Commons

A sensação é de estar em um lugar totalmente diferente do clássico mercado e que perdeu aquela essência das barracas de rua. Não podemos negar que a organização agora é máxima (algo que pouco se via no furdunço anterior). Agora, cada comerciante tem tem seu box em um andar e bloco definido. Os visitantes percorrem corredores e passarelas como se estivessem dentro de um shopping center.

Talvez a grande decepção para os visitantes com esse novo complexo é que o mercado de peixe propriamente dito, onde acontece o tradicional leilão do atum diariamente às 4h30 e toda as vendas possíveis de peixe fresco, não fica mais aberto para o público. Isso mesmo! Quem visita o Toyosu Fish Market só consegue ver essa movimentação através de janelas de vidro.

Antes era assim:

mercado de peixe de toquio
Foto: Pixabay

Agora é assim:

Foto: Wikimedia Commons

As opções gastronômicas, famosas no mercado de peixe em Tóquio ainda continuam. Agora, os restaurantes ficam em dois prédios, no Fish Intermediate Market, que comercializa muitas opções, inclusive alimentos não perecíveis (ou seja, legal para comprar algo e trazer para casa) e no Fruit and Vegetable Market.

Se estiver se organizando para ir até lá e comer, o que é altamente recomendado, prepare o espírito. As filas são sempre grandes e o movimento começa a partir de 11h. Não é mais daquele jeito barulhento e divertido como antigamente, mas será possível comer um sushi bem gostoso!

Foto: Wikimedia Commons
mercado de peixe em toquio
Foto: Wikimedia Commons

Como chegar

O novo mercado Toyosu Fish Market fica localizado em frente à estação de trem Shijo-Mae, numerada como U-14. Funciona toda segunda, terça, quinta, sexta e sábado das 5h às 17h (fechado na quarta e domingo).

Se estiver planejando viajar para a capital japonesas, veja aqui onde ficar em Tóquio com dicas de bairros e hotéis para sua estadia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.